Scania estreia no Chile novos pacotes de segurança em ônibus para a América Latina

ônibus

Ônibus de dois andares da Scania para o mercado chileno que estreia novos sistemas de segurança no transporte rodoviário. Divulgação.

Chile estreia na América Latina nova tecnologia de segurança em ônibus da Scania
Opcionais ajudam na dirigibilidade dos veículos e são destinados a modelos rodoviários
ADAMO BAZANI – CBN
A Scania estrou no Chile os novos sistemas de segurança em ônibus trazidos para a América Latina.
Os opcionais, destinados a ônibus rodoviários, que possuem maior valor agregado são o “Lane Departure Warning – LDW, que avisa o motorista se o ônibus estiver saindo da pista, e o Adaptive Cruise Control – ACC, que auxilia na manutenção da distância em relação ao veículo à frente”.
Os pacotes de segurança foram adquiridos pelo grupo ETM, que atua há mais de 50 anos no Chile, para dez veículos modelo K 400 IB6X2, de dois andares, que receberam carrocerias Marcopolo Paradiso 1800 DD, da Geração Sete.
De acordo com a Scania, o Chile é um dos países da América Latina que possuem as exigências mais rígidas em relação à segurança nos transportes rodoviários.
No entanto, a montadora acredita que em breve os opcionais devem estar presentes em outros países da região, inclusive no Brasil.
Há também uma terceira opção de pacote de segurança, o Advanced Emergency Breaking – AEB, que ajuda a evitar colisão frontal.
Em nota, a Scania explica o funcionamento de cada sistema:
“O AEB é um sistema de frenagem de emergência. Essa função alerta o motorista do risco de colisão frontal em relação a um veículo em movimento ou parado à frente. O sistema faz soar um alarme visual e sonoro para alertar do risco de colisão, e caso o motorista não reaja o banco vibra e a velocidade do ônibus é reduzida automaticamente. Se esses alertas não forem o suficiente, os freios são acionados com a diminuição progressiva de velocidade de 10km/h por segundo. O sistema AEB é ativado em velocidades acima dos 15km/h.
O LDW, conhecido também como sensor de advertência de saída de pista, avisa o motorista, por meio de um sistema de vibração no banco, caso o veículo esteja na iminência de atravessar involuntariamente a faixa da pista. A função é ativada a partir de 60km/h.
O ACC, ou controle de cruzeiro adaptável, representa uma comodidade para o motorista e o ajuda a manter-se a uma determinada distância/intervalo de tempo do carro à frente. Essa distância pode ser configurada pelo motorista.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Scania estreia no Chile novos pacotes de segurança em ônibus para a América Latina

  1. Amigos, boa noite.

    Sensacional, PARABÉNS SCANIA !

    Será que vocês não possuem um sistema para gerenciar o”sistema” do buzão de Sampa ?

    Quem sabe né.

    A esperança é a última que morre.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Tudo que agrega segurança é bem vindo muito bom para bens.

1 Trackback / Pingback

  1. Transporte Coletivo versus Comerciantes, conciliar é preciso e todos ganham. | Nosso transporte público

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: