Fabricantes de ônibus dão folgas coletivas por causa de mercado desaquecido

linha de montagem de ônibus

Desaquecimento na produção de caminhões e ônibus faz montadoras darem folgas coletivas.

Fabricantes de ônibus dão folgas coletivas por causa do mercado desaquecido

Mercedes-Benz e Volvo paralisam momentaneamente linha de produção. No segmento de veículos leves, Volks para as atividades por dez dias

ADAMO BAZANI – CBN

O desaquecimento econômico tem interferido nas vendas e produção de veículos que são bens de capital, como ônibus e caminhões. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, no primeiro trimestre deste ano, a produção de caminhões encolheu 49,3% com 21 mil 696 unidades, na comparação com o mesmo período do eleitoral 2014, quando foram fabricados 42 mil 794 caminhões. Já a indústria de ônibus produziu menos 17,7% no acumulado do trimestre frente aos três primeiros meses de 2014. Foram 8 mil 137 veículos de transporte coletivo até o final do mês passado contra 9 mil 881 de janeiro a março de 2014.

Este cenário tem obrigado as montadoras a reduzir a jornada de trabalho dos metalúrgicos.

Em São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz, maior fabricante de ônibus no Brasil e a segunda de caminhões, deu folgas coletivas nesta terça-feira e quarta-feira. São aproximadamente dez mil funcionários em casa. Outros trabalhadores estão com os contratos de trabalho suspensos (lay off) até o final deste mês. O PDV – Programa de Demissão Voluntária, que deveria ser encerrado no início de abril foi prorrogado até o dia 27.

A Volvo, em Curitiba, vai colocar em banco de horas mil e 500 trabalhadores da linha de caminhões entre os dias 20 de abril e 04 de maio. No último dia 06, mil e 700 trabalhadores voltaram de férias coletivas nas linhas de caminhões e ônibus.

No segmento de veículos leves, a unidade da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, vai parar todos os setores da fábrica entre os dias 4 e 14 de maio.

Cerca de 13 mil funcionários vão entrar em férias coletivas.

De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, neste ano, as montadoras demitiram 3,6 mil trabalhadores. Nos últimos 12 meses, foram 14 mil 660 demissões. O número não contabiliza o setor de autopeças.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Fabricantes de ônibus dão folgas coletivas por causa de mercado desaquecido

  1. William de Jesus // 14 de abril de 2015 às 17:45 // Responder

    Boa tarde!

    Apesar de ruim, é uma notícia já esperada. E não, não é apenas por causa da crise! Muitas empresas já renovaram frota (algumas quase 100%). Em SP por exemplo, o mercado aquece de 7 em 7 anos praticamente, que é quando as (já “mortas”) cooperativas e empresas de ônibus renovam a frota, que muitas vezes já estão só o pó da rabiola. “Culpa” disso (se é que dedá pra dizer isso) é de Marta, quando criou o Interligado em Sampa, forçando todas as empresas a renovarem suas frotas, algumas até mais cedo que o normal, fora os descredenciamentos, desistências, etc.

    Então, As montadoras terão de ficar de molho um tempo, ou talvez não: quem sabe essa licitação não estimula a compra de novos ônibus? E, se o Sr. “Jeca” Tatto for humilde, permitirá que as empresas tragam carrocerias diferentes. Nada contra a Caio, mas as outras são mais baratas. E mais bonitas também!!

  2. Amigos, bom dia.

    Eu nao entendo porque tanto enfase nessa questao.

    Todos ja viram esse filme antes.

    A unica diferenca desta vez e que nem os salarios e nem os precos aumentam, so a uantidade de produto e que diminuiu com as “novas” embalagens.

    EIiiiiiiiiiiiiiiiiii acordem

    Nao se so aumento de preco qud causa inflacso.

    Diminuicao do produto nas novsd rmbalagens, tambem causam inflacao.

    Consequentemente, crise.

    Mais uma PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLL.

    A inflacao e benefica ao Brasil, afinal isso e cultural, basta corrigir os salarios no mesmo indice, asim as perdas salariais serao menores.

    E nocado edpecifico, fazer avontecer a licitacao do buzao tambem ajudara.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: