Porto Alegre confirma edital de licitação dos ônibus para o dia 06 de maio

ônibus Porto Alegre

Ônibus em Porto Alegre. Pela terceira vez, prefeitura tenta licitar o sistema.

Porto Alegre confirma início de nova licitação dos transportes para 06 de maio
Duas tentativas foram esvaziadas. Poder público culpa empresários de ônibus
ADAMO BAZANI –CBN
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o presidente da EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, Vanderlei Capellari, confirmaram após reunião nesta terça-feira, dia 03 de março de 2015, que o novo edital de licitação dos serviços de ônibus da cidade será publicado no dia 06 de maio.
Será a terceira tentativa de licitar os transportes públicos.
Em 31 de março de 2014, a prefeitura lançou o primeiro edital. As propostas deveriam ser entregues no dia 03 de junho, mas os empresários locais do setor esvaziaram a concorrência.
No dia 19 de setembro de 2014, foi publicado um segundo edital, mas também não houve interessados.
O movimento foi visto pelo poder público como uma ação dos empresários para evitar que fossem exigidas melhorias que necessitariam de investimentos por parte das viações e que os donos de empresas de ônibus desestimularam a entrada de novos concorrentes de outras regiões.
Já as companhias de ônibus dizem que os dois editais estavam fora da realidade operacional e econômica do sistema de Porto Alegre, com exigências inadequadas e divisão das áreas operacionais que não despertavam interesse dos empresários locais ou dos que nunca atuaram na cidade.
A EPTC confirmou que os técnicos da empresa intensificaram os trabalhos para a elaboração do novo edital que, promete, ser mais competitivo. Será aberta uma concorrência internacional.
O modelo tarifário deve ser definido até o final deste mês. Uma nova divisão de áreas, a criação de um conselho de usuários e a exigência de ar –condicionado nos ônibus estão entre os pontos presentes neste novo edital.
Pelo Orçamento Participativo, serão realizadas as primeiras discussões com a população nas duas primeiras semanas de abril. Entre os dias 13 e 15 de abril serão realizadas audiências públicas e na última semana, os técnicos da EPTC vão incluir as sugestões viáveis no edital.
“A intenção é estabelecer uma compatibilidade operacional que permita a participação de empresas menores e a democratização do pleito, através da ampliação da concorrência. Com isso, se garantiria, também, uma pressão menor sobre a tarifa”, salienta Fortunati em nota emitida pela assessoria de imprensa da prefeitura.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Porto Alegre confirma edital de licitação dos ônibus para o dia 06 de maio

  1. William de Jesus // 4 de março de 2015 às 16:12 // Responder

    Boa tarde!

    Falando em licitação: Adamo, tem noticias sobre a licitação que acontecerá aqui em SP?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: