São Paulo recebe 2,5 quilômetros de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Zonas Norte e Sudoeste recebem mais 2,5 quilômetros de faixas para táxis e ônibus. Foto: Adamo Bazani.

São Paulo recebe 2,5 quilômetros de faixas de ônibus e táxis nesta segunda-feira
Espaços são na Avenida Ellis Maas, na Zona Sudoeste, e na Avenida Joaquina Ramalho e na Rua dos Machados, Zona Norte da cidade.
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, a cidade de São Paulo recebe mais 2,5 quilômetros de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus em duas regiões. Ao todo, segundo a prefeitura, foram implantados até agora 464,6 quilômetros de faixas que eram exclusivas para ônibus até o dia 13 de setembro de 2014.
Na zona Sudoeste da capital, a Avenida Ellis Maas terá 900 metros de faixa à direita no trecho entre a Avenida Comendador Sant’Anna e a Estrada de Itapecerica. A operação é de segunda a sexta-feira nos dois sentidos, sempre das 06h00 às 20h00.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, por causa da implantação haverá modificações no trânsito geral nas imediações. Acompanhe a nota:
“No Sentido Centro-Bairro haverá uma faixa de rolamento apenas para ônibus, no trecho entre a Estrada de Itapecerica e a Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck, onde os veículos particulares deverão seguir caminhos alternativos pelas Avenidas Carlos Caldeira Filho e Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck ou pelas Ruas Paulino Vital de Moraes, Miguel Lopes e José Lopes de Almeida. No trecho entre Avenida Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck e Avenida Comendador Sant’Anna haverá uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral. Já no Sentido Bairro-Centro, a via contará com uma faixa exclusiva para ônibus à direita e outra para tráfego geral, entre a Avenida Comendador Sant’Anna e a Estrada de Itapecerica.”
Pelo novo trecho de faixa, passam 200 mil passageiros por dia em média que são atendidos por 23 linhas municipais.
ZONA NORTE:
Já na zona Norte de São Paulo, o total é de 1,6 quilômetro de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus na Avenida Joaquina Ramalho e na Rua dos Machados.
Os trechos e horários de operação são diferentes, de acordo com cada sentido da via.
“A nova faixa funcionará no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 9h00, trecho entre a Rua Maria Cândida e Rua da Coroa. No sentido bairro, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20 horas, trecho entre a Rua da Coroa e Rua Chico Pontes.” – segundo nota da CET.
De acordo com a CET, passam pelo local 39 mil passageiros diariamente atendidos por sete linhas municipais de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: