TARIFA DE ÔNIBUS: O grande vilão é o valor da passagem ou o baixo salário do brasileiro?

tarifas de ônibus

Ônibus em São Paulo. Capital Paulista é a metrópole onde a tarifa de ônibus mais compromete a renda de quem ganha salário-mínimo. Mas levantamento mostra que o vilão da história não é o valor da tarifa, mas os baixos ganhos do trabalhador brasileiro. Foto: Adamo Bazani

Tarifa de ônibus: O grande vilão é o baixo salário do brasileiro e não apenas o valor da passagem
Levantamento feito por “Exame” revela que em três capitais brasileiras, trabalhador sente mais o valor da passagem na renda em comparação com outras nove metrópoles do mundo
ADAMO BAZANI – CBN
O trabalhador em São Paulo é o que tem mais a renda comprometida por causa da passagem de ônibus em comparação a outras 11 metrópoles do mundo.
É o que aponta levantamento feito pela Revista Exame, na versão eletrônica.
A comparação foi feita com base nos salários-mínimos nacionais aplicados em nove países que formam a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Foi levado também em consideração o perfil de deslocamento de ia e volta em 20 dias por mês, com uso de bilhete individual. Os valores foram convertidos para “reais” de acordo com a cotação desta sexta-feira, 09 de janeiro.
RELAÇÃO SALÁRIO E VALOR DE TARIFA:
Em valores absolutos, São Paulo está entre as cidades que praticam tarifas mais baixas. No entanto, por causa do baixo valor do salário-mínimo brasileiro, o impacto das passagens é maior na renda do trabalhador. Na Capital Paulista, este perfil de 20 dias de ida e volta por mês compromete 17,7% da renda de quem ganha salário-mínimo, pelo atual valor de R$ 3,50 a passagem. Em Paris o comprometimento da renda é de 4,45%.
Além disso, vale ressaltar, que na Europa os transportes recebem subsídios de mais de 50% do valor tarifa. No Brasil, a média é de 15%, quando há subsídios.
Acompanhe a tabela elaborada por Exame.com – Valores convertidos para reais.
1) SÃO PAULO (Brasil): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 17,77%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 140
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 3,50
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 788,00

2) RIO DE JANEIRO (Brasil): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 17,26%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 136
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 3,40
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 788,00

3) BELO HORIZONTE (Brasil): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 15,74%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 124
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 3,10
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 788,00

4) SANTIAGO (Chile): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 10,38%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 116,60
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 2,79
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 1.074,76

5) CIDADE DO MÉXICO (México): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 10,11%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 28,80
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 0,72
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 284,87

6) LISBOA (Portugal): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 08,45%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 224,80
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 5,62
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 2.656,19

7) Nova Iorque (Estados Unidos): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 07,93%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 265,20
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 6,63
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 3.343,11

8) Madri (Espanha): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 07,07%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 188,00
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 4,70
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 2.656,19

9) Telaviv (Israel): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 05,86%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 185,60
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 4,64
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 3.168,20

10) Londres (Reino Unido): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 05,37%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 240,80
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 6,02
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 4.483,94

11) Tóquio (Japão): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 04,98%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 177,20
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 4,43
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 3.556,60

12) Paris (França): Peso da Tarifa na renda de um salário mínimo: 04,45%.
Gasto Mensal com Transporte: R$ 224,80
Tarifa de ônibus (bilhete individual): R$ 5,62
Valor do Salário-Mínimo Nacional: R$ 5.051,91

PERGUNTAS DO BLOG PONTO DE ÔNIBUS:
As manifestações em prol da redução do valor das tarifas têm legitimidade, mas não seria o caso de a população, pacificamente, sair às ruas e pedir um melhor ganho ao trabalhador? Afinal, de acordo com o levantamento, o maior problema não é o valor da tarifa, mas a baixa renda do brasileiro.
O fato é que ao longo de décadas, o valor do salário-minimo no Brasil foi se defasando e perdendo o poder aquisitivo.
E a relação custo/qualidade? Será que os transportes nas capitais brasileiras possuem o mesmo nível de qualidade das outras cidades que estão no levantamento?

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Andre disse:

    E podem apostar que hoje teremos caos e os black bostas fazendo um inferno no centro.

  2. vagligeirinho disse:

    Como diria o papagaio “Luis Manuel”, famoso pelo bordão “Não te enrugue couro velho”, “As Duas Coisas” :p

    Piadas bestas à parte, a culpa é dupla mesmo: precisamos de um valor de tarifa que não onere os custos de uma pessoa comum, e um salário condizente.

    O problema aqui é socioeconômico: para muitos, quem ganha mil reais por mês é cara rico. Isso é o pior.

    Sério: a inflação, ao que noto, é parte do valor que damos a algo. Se sobrevaloriza, é inflação. Se subvaloriza, é deflação.

    Quanto realmente deveria valer um salário? Quanto seria a equivalência de um salário de uma pessoa em detrimento da outra?

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Apesar do resultado dessa pesquisa nao ser novidade, a mesma e muito interessante para mostrar outra NAO novidade.

    Nao e so o salario minimo que esta defasado, todo salario no Brasil esta defasado, seja em relacao a tarifa do buzao como tambem a cada bem, produto, alimentacao, higiene pessoal, medico, dentista, veterinario, plano de saude, lazer e tudo mais que um terraqueo necessita para passar sua estada aqui na terra.

    Precisamos da fazedoria e de contadores, que sabem efetuar um simples balancete, o resto e contingencia economica,; no inverno sobe o preco da arroba do boi .

    Alguem discords ?

    Att,

    Paulo Gil

  4. Evaristo disse:

    É mentira que nas última décadas o salário mínimo está se defasando, isso aconteceu durante a ditadura civil militar que reduziu o salário mínimo a um terço do que ele valia em 1959. O salário mínimo vem recuperando o seu valor real desde 2003, que se valorizou em 71% acima da inflação, esses dados são oficiais. Faltou na matéria apresentar o método para fazer a comparação e lembrando que nos Estados Unidos e na Europa o transporte é fortemente subsidiado pelo Estado, coisa que virou palavrão no Brasil após a implantação do neoliberalismo nos governos C

    1. É mentira que o salário mínimo NÃO se defasou naúltima década. Quem diz isso com números, sem partidarismos políticos é o Diesse. Acompanhe nesta projeção do Dieese mesmo, publicada em informativo da UFRB

      http://www.ufrb.edu.br/reverso/2014/02/10/salario-minimo-esta-defasado-em-ate-quatro-vezes/

      No próprio site do Dieese, você encontra todo este histórico. Você verá que os supostos ganhos nos últomos 10 anos, na verdade foram recuperação de parte do poder salarial diante da inflação. Mas você também pode perceber que esta recuperação foi insuficiente, continuando assim a defasagem.

      http://www.dieese.org.br/

      Sobre os subsídios ao transporte em outros países, isto já está no texto.

  5. marcelo strutz disse:

    Sinceridade,,,,,acho alguns contra pontos…levando em consideração que todo trabalhador tem direito ao vale transporte,,,e o vale transporte custa 6% do salario..A DESPESA DO TRABAHADOR COM TRANSPORTE É DE 6% DO SEU RENDIMENTO !!!!
    4 min · Curtir

    GENERALIZANDO…….Fica algumas duvidas nessa questao……..,,,ou muita gente nao faz valer seu direito,,,,o direito ao vale transporte !!!!! ou a maiuoria das pessoas vive d etrabalho informal !!!!!! ou a maioria do pessoal ganha mais de 2.500,00 ao mes,pois dai nao vale a pena pegar vale transporte…….

  6. Gerson Carvalho disse:

    Amigos, bom dia!

    Não quero entrar a fundo no mérito sobre salários… Concordo que o valor é caro, deveríamos ganhar mais e mais subsídios ajudariam e muito a todos… claro que isto não será possível nem a médio prazo

    Sobre a questão das tarifas, penso que ela não encareceu tanto em relação ao mínimo.

    Vamos fazer a conta da Professora Cotinha, tão citada pelo Mestre Paulo Gil:

    Salário Mínimo em 1994 – R$ 70,00
    Tarifa Básica de ônibus municipal no ABC e SP – R$ 0,50
    Ou seja: 0,7% do mínimo

    Salário Mínimo em 2015: R$ 724,00
    Tarifa Básica de ônibus municipal em SP, ABC, Campinas – R$ 3,00
    Ou🏪🏡 seja, 0,41% do mínimo.

    Se os números acompanhassem o ano 1994, a tarifa hoje seria de R$ 5,00 e aumentaria para R$ 6,00 neste ano… E tudo isso sem integração, Bilhete Único, com direito a 4 integrações, Bolsa Transporte, Bolsa Família, e, convenhamos que a população economicamente ativa foi expandida e a renda média do trabalhador aumentou… Concordo que deveria aumentar mais, segundo os dados do DIEESE.

    Como um outro colega citou, muita gente trabalha e recebe VT, que compromete 6% no máximo do salário recebido e não em cima do mínimo.

    Não estou aqui para defender empresário ou Governo. Só quis relembrar como os tempos eram mais árduos, em relação ao transporte coletivo no passado.

    O que acham?

    Abraços,

    Gerson Carvalho
    Administrador de Empresas e Bancário.

  7. Gerson Carvalho disse:

    Só mais um adendo…

    O que precisamos de imediato é a manutenção, modernização na estrutura logística e criação de mais modais no transporte e a retirada de alguns péssimos gestores do setor.

    Um pequeno exemplo: Antigamente, quando eu morava em Diadema, pagava 0,50 para esperar quase 1 hora por um ônibus a São Caetano… Hoje paga-se 3,50 e o tempo máximo de espera varia entre 7 e 15 minutos, com veículos bem melhores… Créditos para Trans-Bus.

    Muitos empresários, como a Leblon, Nobel, Benfica, Trans-Bus, Rigras, dentre outras, investiram e investem em melhorias notáveis. Mesmo com uma tarifa menor, em relação há 20 anos atrás.

    Não pertenço ao Governo (Deus me livre de eu ir lá, como diz Caju e Castanha) e nem ao meio dos empresários de transporte, mas reconheço que hoje andar de busao, está mais acessível sim, vide a quantidade de passageiros dos modais ferroviário e rodoviário que expandiu muito.

    Devemos ser críticos sim, afinal, pagamos nossos impostos e merecemos melhorias. Uma sociedade crítica, não se deixa enganar!

    Apenas quis ilustrar algumas coisas que nunca vi serem citadas.

    Abraços,

    Gerson Carvalho
    Administrador de Empresas e Bancário

    1. vagligeirinho disse:

      Gerson, não discordo das posições. O ponto é que a melhoria é vista em linhas que há grande visibilidade e movimento.

      Linhas menores, periféricas, regiões que ainda até hoje batalham para ter uma linha existente; estas ainda não são atendidas por estas empresas.

      Fora o fato que ainda há um “cartel” no sistema de transportes, que precisa ser discutido se é isso que precisamos manter ou se pode trocar o sistema para ter mais eficiência na gestão e custos menores, tirando “os velhos coronéis” do transporte, que só agem depois de cobranças da mídia ou quando são “enquadrados”, e colocando empresários que se comprometam a trabalhar realmente por um transporte como muitos sonham: com veículos confortáveis, motoristas treinados, capacitados e cuidadosos, linhas que sejam inteligentes – atendam uma região de forma rápida, e o custo seja justo para cobrar sem onerar as pessoas, e a renda deste custo pague os serviços e ainda gere um lucro.

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