Mauá promete protestar contra tarifa e dfalta de qualidade dos transportes

manifestacao_maua

Mauá promete protestar contra aumento de tarifa e falta de qualidade dos serviços de ônibus
Troca de empresa também revolta ainda população
ADAMO BAZANI – CBN
A falta de qualidade nos transportes de Mauá, na Grande São Paulo, e o aumento do valor da passagem de R$ 3,00 para R$ 3,50, causam descontentamento nos passageiros e grupos de movimentos sociais que prometem para esta quarta-feira, dia 07 de janeiro, às 17 horas, uma manifestação em frente à estação de trens da cidade.
Os passageiros reclamam que não é justo uma cidade como Mauá, com linhas de até 16 quilômetros e poucas integrações (o desconto com a CPTM é só de 50 centavos por viagem e a bilhetagem eletrônica chamada SIM apresenta falhas) ter o mesmo valor de São Paulo, que tem linhas maiores com até 100 quilômetros de extensão, várias integrações com possibilidade de uso de quatro ônibus em três horas, veículos mais novos e maior desconto no uso conjunto com a CPTM e Metrô.
As mudanças nos transportes da cidade promovidas pela prefeitura também causaram descontentamento.
No ano retrasado, a administração descredenciou as duas empresas de ônibus, Viação Cidade de Mauá, e Leblon Transporte de Passageiros, por supostas consultas aos dados de bilhetagem eletrônica sem autorização. A própria procuradora da prefeitura recomendou uma nova sindicância, o que não foi seguido pelo prefeito Donisete Braga e o então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira. O caso ainda é debatido na Justiça.
A Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Souza, continuou operando por mais um ano depois do descredenciamento. A Leblon, que não pertence aos grupos empresariais de ônibus do ABC, foi retirada de imediato.
O monopólio dos transportes, que era do grupo dos empresários mineiros, foi retomado com a Suzantur, contratada emergencialmente pela prefeitura, sendo declarada vencedora numa licitação que só reuniu quatro interessados pertencentes a três grupos empresariais.
A Suzantur ocupa uma garagem de propriedade do empresário Baltazar José de Sousa e opera com ônibus usados da Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar e que desde 2010 tentavas tirar a Leblon das operações.
Passageiros dizem que as mudanças feitas pela prefeitura pioraram os transportes em Mauá até agora. A renovação de frota prometida para dezembro não foi completa. O prefeito prometeu a troca de 248 ônibus, mas só foram colocados 70 veículos novos. Há vários com vários anos de uso e sem acessibilidade. A outra empresa Leblon tinha frota nova e todos os ônibus acessíveis.
Os intervalos ainda são longos e as quebras de ônibus por causa de falta de manutenção também são comuns.
A prefeitura promete melhorias para 2015 e a entrega de um plano de mobilidade para março e negou perseguição ao Grupo Leblon de Transportes, do Paraná.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Mauá promete protestar contra tarifa e dfalta de qualidade dos transportes

  1. Vagner "Ligeiro" Abreu // 5 de janeiro de 2015 às 13:57 // Responder

    Se “revoltinha à lá jovem frustrado brasileiro ” funcionasse para algo, não teríamos os “velhos políticos” e os “velhos cartéis” no poder. Infelizmente, a população ainda é acomodada demais e espera muito “os outros”, ao invés de se autocriticar e mudar atitudes.

    A situação em Mauá só mudaria se TODA a população de lá se revoltasse e fizesse algo. Só que grande parte das pessoas pensam na própria vida. Só querem trabalhar, viver e ter o dinheirinho para curtir a vida. É assim que foram educados e aprenderam a viver. Poucos vão sair da zona de conforto se não se sentirem desconfortáveis o suficiente.

    • Boa tarde!

      Primeiramente, Feliz 2015 a todos, repleto de Saúde e Paz!

      Vagner, seu comentário foi um dos mais concisos de toda a historia deste Blog!
      Você disse tudo… Parabéns pela visão!

      Os políticos, em sua maioria, são corruptos, porque a população também é corrupta consigo própria.

      Abraços,

      GERSON CARVALHO
      Administrador de Empresas e Bancário.

  2. maua esta abandonado em todas as areas FORA PT

  3. Amigos, boa noite.

    Monopólio em 2015.

    É como diz a música:

    “Esse caso não tem solução…

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: