Fortaleza soma 54,2 quilômetros de faixas para ônibus

ônibus

Ônibus em Fortaleza. Cidade também aposta nas faixas de ônibus como ação imediata para melhorar a mobilidade.

Fortaleza chega a 54,2 quilômetros de faixas para ônibus
Em 2015, devem ser implantados mais 122 quilômetros
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de Fortaleza recebe nesta segunda-feira, dia 22 de dezembro de 2014, mais 8,4 quilômetros de faixas para ônibus. O trecho é na Avenida Perimetral entre a BR-116 e a Avenida Juscelino Kubitscheck. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 05h00 às 21h00 e aos sábados das 05h00 às 16h00.
Com isso, segundo a prefeitura, sobe para 54,2 quilômetros o total de faixas nas vias destinadas ao transporte coletivo.
Pelo novo trecho passam diariamente 95 mil passageiros atendidos por 18 linhas municipais. A estimativa da prefeitura, depois de estudos realizados pelo Plano de Ações Imediatas para o Trânsito e Transporte (PAITT) é de aumento de até 40% na velocidade média dos ônibus, reduzindo o tempo de viagem e possibilitando mais confiabilidade ao sistema, já que como os coletivos ficam presos menos tempo no trânsito, podem cumprir melhor os horários.
Até o ano passado, Fortaleza tinha 11,6 quilômetros de faixas: (João Pessoa/ Francisco Sá – contrafluxo / Bezerra de Menezes/ Pe. Ibiapina/ Pedro Pereira/ Pe. Mororó/Castro e Silva/ Imperador/ Tristão Gonçalves/ Duque de Caxias).
Hoje, além deste novo trecho da Perimetral, há faixas para ônibus nas seguintes vias: Bezerra Menezes/ Dom Luís/ Santos Dumont/ Carapinima/ Tristão Gonçalves/ Imperador/ Universidade/ Alberto Sá/ José Bastos/ Domingos Olímpio/ Antônio Sales/ Bernardo Manoel/ Perimetral – trecho 1.
A prefeitura estima que em 2015 devem ser implantados mais 122 quilômetros de faixas exclusivas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: