Câmara de São Paulo aprova tarifa-zero para estudantes de baixa renda e fim de cobradores

ônibus

Ônibus em São Paulo. Câmara aprova tarifa zero para estudantes de baixa renda em São Paulo

AGORA FALTA SANÇÃO DO PREFEITO FERNANDO HADDAD, O QUE DEVE OCORRER PELO PROJETO SER DO EXECUTIVO MUNICIPAL

OUÇA REPORTAGEM DE FABIANA NOVELLO NA RÁDIO CBN

sugestão de cabeça: A Câmara Municipal aprovou pouco antes da meia noite um projeto que permite tarifa zero para estudantes emônibus. No mesmo projeto, os vereadores autorizam empresas de ônibus a operarem na capital sem cobradores.

FABIANA NOVELLO – RÁDIO CBN

Era para ser apenas a votação do Programa de Parcelamento Incentivado. Mas os vereadores aproveitaram que esse projeto de lei já estava pronto para ser votado e incluíram nele outros itens. Com isso, foi aprovada a autorização para o prefeito Fernando Haddad instituir a tarifa zero para estudantes preferencialmente de baixa renda. Fica a cargo do prefeito definir quando a tarifa zero será implementada. Além disso, o projeto de lei também permite que as empresas de ônibus operem na capital sem cobradores. O líder do governo, vereador Arselino Tatto, afirma que isso não vai gerar desemprego.

sonora

No projeto do programa de parcelamento incentivado, os vereadores também incluíram a isenção de ISS para cartórios. A aprovação desse projeto que inclui de tudo um pouco ocorreu pouco antes da meia noite sem que esses itens fossem discutidos em plenário. Foi aprovado por 36 votos a 1. Houve duas abstenções. O líder do governo, vereador Arselino Tatto, nega que não tenha ocorrido discussão.

sonora

O programa de parcelamento incentivado que também foi aprovado determina que o pagamento da dívida possa ser feito em até 120 meses. O projeto será segue agora para sanção do prefeito.

De São Paulo, Fabiana Novello

O Projeto de Lei (PL) 384/2014, de autoria do Executivo, que institui o PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) para 2015 foi aprovado em definitivo por 36 votos a um na sessão extraordinária desta quinta-feira (18/12), com substitutivo do governo que prevê isenção do ISS (Imposto Sobre Serviço) para cooperativas de cultura e cartórios, além de autorizar medidas para o transporte público, como tarifa zero para estudantes e realocação dos cobradores, que serão requalificados para outros cargos.

“Não haverá desemprego com relação aos cobradores, porque este projeto permite que as empresas requalifiquem estes trabalhadores e que eles sejam reaproveitados em outras funções. Outro objetivo do prefeito é rever a questão da tarifa no transporte para estudantes de baixa renda. É uma injustiça que estes estudantes tenham que pagar para ir à escola ou à faculdade”, disse o líder do governo Arselino Tatto (PT).

O único parlamentar a votar contra o PL, vereador Abou Anni (PV), acredita que a medida acarretará na demissão em massa dos cobradores de ônibus na cidade. “Quase meia-noite e foi apresentado aqui um substitutivo eliminando quase 24 mil cobradores do transporte coletivo da cidade. É um absurdo que a Câmara faça uma votação dessa forma, autorizar a demissão destes profissionais”, disse o parlamentar.

O PPI oferece oportunidades para que os contribuintes inadimplentes com o município de São Paulo regularizem seus débitos tributários com a prefeitura. De acordo com o projeto, impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ISS (Imposto Sobre Serviços), por exemplo, poderão ser parcelados em até 120 parcelas com descontos de 50% em cima de juros e multas. Já os munícipes que preferirem efetuar o pagamento em parcela única ganharão desconto de 75%.

O PL, que foi aprovado por 36 votos a favor, um contrário e três abstenções, seguirá para a sanção do prefeito Fernando Haddad.
ROBERTO VIEIRA – Agência Câmara Municipal

12 comentários em Câmara de São Paulo aprova tarifa-zero para estudantes de baixa renda e fim de cobradores

  1. Amigos, bom dia.

    Ja esta desenvolvido o projeto do novo buzao de Sampa para operar sem cobrador ????

    Acredito que nao, pois nao basta tirar as cstracas e o monte de ferro anexo a ela.

    A partir da operacao do buzao sem o cobrador, o buzao de Sampa precisara ter as seguintes caracteristicas:

    Cabine blindada para o piloto e porta de entrada e saida dos pilotos como nos carros de passeio.

    Fica ai mais uma sugestao do PG.

    Att,

    Paulo Gil

    • Sergio Santo André // 19 de dezembro de 2014 às 13:55 // Responder

      Amigo Paulo, mas esse sistema que vc descreve não seria para “motorista-cobrador” ??? Acho que não seria esse o caso, pois essa “aberração” também está para ser eliminada. Acredito que o sistema será idêntico ao usado pela “Metra”, no ABC, ou seja, “só embarca com bilhete eletrônico”.

      • Sergio Santo Andre, boa noite.

        Nao esse sistema nao e para motorista cobrador e mesmo so para o piloto.

        Ja pensou o que e pilotar um buzao em Sampa sem cobrador e ainda mais a noite e futuramente com o buzzo 24 horas ?????????

        Penso que tem de ter a cabine blindada sim e uma porta do lado esqurerdo com trava e letrica e abertura so pelo piloto.

        E segursnca mesmo para o piloto.

        Abcs,

        Paulo Gil

    • Complementando:

      SABEDORIA OCEANICA.

      So pensaram em reduzir os lucros, mas ja diminuram os custos operacionais.

      Sabe quando vsi dar prejuizo ????

      NUNCA.

      Ta errado ????

      Nao, afinsl nao e atividade filantropica.

      Att,

      Paulo Gil

  2. a prefeitura e sua cambada de vereadores e que levao dinheiro do povo e desconta em funcionarios do transportes de sao paulo no caso sp trans como disse antes sistema de bilhetagem em sao paulo esta 1000 anos luz atrasado pensa em quantos funcionarios e pais de familia vao ficar desenpregados vcs de fora do sistema de transporte publico de sp nao tem ideia o que e esse mundo

  3. Boa noite!

    Dois fatos curiosos: primeiro votaram esse projeto de MADRUGADA!! Por que isso? Medo de protestos contra a medida? Esta ficando evidente que os políticos perceberam que o povo está mais ligado, então votam de madrugada, pois ninguém vai largar sua cama quentinha pra protestar!

    Segundo, é inadmissível que estejamos falando outra vez sobre a permanência dos cobradores!! Sempre favorecem os empresários. E danem-se os pais de família, não é?? Imagine uma cidade como São Paulo, sem cobradores. Que caos!! E Amigo Sergio: esqueça o modelo “Metra” em SP, não vai funcionar! O paulistano está acostumado a pegar o ônibus em um ponto qualquer e, caso não tenha crédito no bilhete, pagar em dinheiro. A intenção é inibir roubos??? HAHAHAHA há muito tempo os ônibus são atacados por motivo nenhum. Morre alguém, queima ônbus; enchente na cidade, queima um ônibus.

    Agora, essa tarifa zero aos estudantes é uma excelente medida. RJ é dessa forma, agora é necessário saber como farão. Só espero que não queiram limitar o numero de viagens que o estudante pode ter, senão prefiro ficar com meu bilhete mensal, mesmo!

    Abraço!

    • Wllian de Jesus, boa noite.

      Mais uma PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

      Sabe quem vai pagar essa conta ???

      Os contribuintes, claro.

      Ja e passada a hora de implantarem a Bolsa Contribuinte, pois desse jeito ninguem vai suportar.

      Desde ja me candidsto, afinal tsnta gente recrbenfo sem produzir NADA, entendo que os contribuintes tambem necessitam de receber esse beneficio, afinal tem de ser aplicado o principio da igualdade.

      Por que nao cobra da fiscalizadora, as multas que sao deixadss de lafo, conforme apontou a consiltoria.

      Abcs,

      Paulo Gil

  4. E bom pegar os nomes desses para que na proxima eleiçao possamos dar o troco nas urnas inclusive do vava que foi eleito pela categoria. mas se o prefeito tiver consiencia nao vai votar nesse projeto do inferno

  5. Tirar os cobrador,isso e um absurdo sp nao estar preparado para isso,promover em outra função e justo,acabar com os cobradores gera desemprego e desreipeito a função,essa esperiencia foi feita,nao deu certo,repito um desrespeito a fução.

  6. wilson saldanha borges // 21 de dezembro de 2014 às 22:21 // Responder

    senhores e senhoras vejam o que esse jilma tatto eos outros veriadores estao fazendo com pai de familia que é cobrador deichar no olho da rua porque mentir é o que eli e os outros comi e bebi faz de 4 em 4 anos para conseguir seu voto e o meu mas 2016 ta vindo ai vc faz isso porque vc comi e bebi a nossas custas seu jilmar tatto mas tenho um grande amigo e vou ate o ex presidente lula falar com eli o agradecimento dos nossos voto a forma que vc ta fazendo deichando vinte mil pai de familia dezempregado e ainda mentindo que ninguem fica dezempregado as empreza náo tem ondi colocar vinte mil pai de familia vc nem menti sabi vou li dizer porque vc combina as empreza segura dois trez mezis e depois rua entao colegas povaoé esti o cara quequer seu voto em 2016 mas lula vai saber disso que e camara de comi e dormi ta fazendo mais a eleicao de 2016 estar ai e n´s que vc ta tentando tirar o emprego estamos ai tambem com nossos familiares e muitos amigo para derrotalo no voto pense no proximo sem ter o que comer cader o partido dos traballhador vou perguntar ao nosso lider lula que tenho certeza que vainos ajudar

  7. wilson saldanha borges // 21 de dezembro de 2014 às 22:34 // Responder

    se presizar vou ate a PRESIDENTE DILMA SOU UM SIMPLES PAI DE FAMILIA PRESSIZO DESTI EMPREGO PARA SUSTENTALO MINHA FAMILIA MAS TENHO MEU CONHESIMENTO DE UM GRANDE POLITICO QUE VALORIZA AS PESSOAS QUE DEU O VOTO DE CONFIANÇA E NÁO É A PRIMEIRA VEZ QUE PRESSIZO DELI E JA MI AJUDOU É ELI QUEM VAI COMIGO ATE A PRESIDENTA DILMA E NOSSO MAIOR LIDER QUE SEMPRE VOTEI E FAÇO CAMPANHA LULA A MAIOR LIDERANÇA DO NOSSO BRASIL E ELIS VAI NOS AJUDAR SE DEUS QUIZER

  8. wilson saldanha borges // 21 de dezembro de 2014 às 22:54 // Responder

    ACREDITO MUITO NO NOSSO SINDICATO NOSSO PRESIDENTE NOVENTA QUE SABI QUE ELIS QUER NÓS DEICHAR NA RUA OU FAZER DE NÓS ESCRAVOS E REBAICHAR NOSSO SALARIO NÁO DEICHA ISSO ACONTECER PRESIDENTE NOSSO SALARIO JA É POUCO E BAICHALO É PIOR VAI SER A FORMA DAS DEMISSOES É COLOCALO PARA GANHA MICHARIA MAIORIA NÁO QUER E ENPREZA MANDA EMBORA E AINDA CONFIO NO PREFEITO HADDAD ACHO QUE ELI VAI RESPEITAR A NOSSA CONFIANÇA QUE ELEJEMOS POR ACREDITAR NO NOSSO GRANDER LIDER LULA SE NÁO NÓS NÁO TINHAMOS VOTADO NELI

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: