Nova fábrica da Volare no Espírito Santo começa a operar

primeiro Volare Espírito Santo

Primeiro minionibus Volare produzido em São Mateus, no Espírito Santo. Planta deve atingir produção de 800 unidades em 2015. Foto: Eduardo Ferreira

A Volare, fabricante brasileira de ônibs leves pertencente à Marcopolo, conclui as obras da primeira fase de seu complexo industrial e dá início às atividades de sua fábrica localizada no município de São Mateus, no Estado do Espírito Santo. Em solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do prefeito do município, Amadeo Boroto, e de outras autoridades da região, a empresa promoveu a inauguração da nova linha de montagem da atual família Volare e apresentou as primeiras unidades produzidas, dos modelos W9 e DW9.

Primeira montadora de veículos a se instalar no Estado, a empresa pretende produzir mais de 800 unidades em 2015, que serão destinadas aos mercados nacional e internacional. A construção da nova fábrica no Espírito Santo tem o objetivo de melhor atender ao crescente mercado de veículos de transporte de pessoas e, pela maior facilidade logística, elevar a competitividade da marca nas regiões Norte e Nordeste do País e também no exterior.

Além da modernidade de instalações industriais e de processos produtivos como um dos principais diferenciais da nova fábrica, a Volare Montadora de Veículos também cumpre o programa de geração de empregos e de formação de mão de obra especializada para montagem dos veículos, com a contratação de aproximadamente 200 colaboradores a ser realizada em 2015.

A fábrica também insere o Estado do Espírito Santo em modernos processos produtivos, com conceito inteligente para todos os setores, especialmente o layout para a linha de montagem, com atenção especial à sustentabilidade, ao bem-estar, à segurança e ao conforto dos colaboradores. Antes da produção industrial, o projeto envolveu a preocupação com o elemento humano, responsável pelas operações de montagem dos veículos. A começar pela localização da fábrica, construída em terreno plano, para facilitar a locomoção dos veículos durante a fase de produção, assim como a movimentação de materiais e a logística interna.

Os prédios, com pé direito livre de 10 metros, ventilação permanente provocada pelas técnicas aplicadas na edificação, telhado e laterais duplos para reduzir o calor, e iluminação natural são algumas das características que tornam a unidade de São Mateus da Volare Montadora uma fábrica com os modernos processos de produção da Marcopolo.

De acordo com o conceito de fábrica inteligente, a unidade industrial representa um modelo inovador, com recursos técnicos e sistemas para proporcionar ambiente interno arejado e claro, por intermédio de aproveitamento da luz natural e das correntes de vento típicas da região. Placas prismáticas, que oferecem 500 lux e luminárias em LED com sistema automatizado ampliam a luminosidade e reduzem o consumo de energia elétrica.

Fábrica ecológica

A nova fábrica constitui-se também em modelo ecológico. Desde antes do início da preparação do terreno os projetistas procuraram valorizar e preservar o meio ambiente e a sustentabilidade. A implementação da fábrica não exigiu qualquer desmatamento pelo fato de a maior parte do terreno ter sido destinada ao cultivo de eucaliptos. Todas as ações foram definidas pelos órgãos ambientais com acompanhamento permanente de biólogos e especialistas em resgate animal e de equipes de arqueologia.

Junto a todos esses recursos técnicos, o projeto prevê, de forma rigorosa, a utilização de toda a água necessária para consumo humano e para a atividade industrial, por intermédio da captação dos telhados e ruas nos períodos de chuva e armazenada em um lago com capacidade superior a 10 milhões de litros. Para a mais eficiente utilização dos recursos hídricos, a água fornecida para consumo humano ainda será reaproveitada, sendo reutilizada nos sanitários e para a irrigação. Em São Mateus, a Volare Montadora de Veículos construiu uma das mais modernas ETE / ETA (estação de tratamento de efluentes e de água) que atende todas as exigências dos órgãos ambientais.

A fábrica também possui telhado duplo com a parte central dispondo de isolante térmico, aquecimento da água por placas solares para utilização em refeitório e vestiários e programa de coleta seletiva de resíduos. A renovação natural do ar ambiente é projetada para 12 trocas por hora, com ventilação natural e contínua, e exaustão em todos os processos industriais.

Outros recursos que favorecem a preservação ambiental e a sustentabilidade são os sistemas de abastecimento de materiais de forma otimizada, que reduz a movimentação dos operadores.

A fábrica que a Volare Montadora de Veículos inaugurada em São Mateus insere o Estado do Espírito Santo na indústria automobilística e constitui-se em mais uma etapa importante na história da marca e da própria empresa. De um modelo de veículo, lançado em 1998, em 16 anos, transformou-se em fabricante de uma completa linha, reconhecida nacional e internacionalmente. Da produção inicial de 20 unidades por mês, passou para mais de 25 veículos por dia e agora se instala em São Mateus com o objetivo de produzir mais de 800 veículos já em seu primeiro ano de atividades.

Representa uma natural evolução da importância do transporte coletivo para o País, especialmente nas suas diferentes formas de segmentação, às quais a Volare adaptou-se e desenvolveu modelos específicos para os variados nichos que surgiram nos mercados brasileiro e internacional.

3 comentários em Nova fábrica da Volare no Espírito Santo começa a operar

  1. Amigos, bom dia.

    A inauguracao de uma nova unidade fabril no pais e uma noticia muito agradavel.

    Parabens Marcopolo / Volare.

    Mas nao esquecam de renovar o design do Volare, quem sabe os capixabas tem uma ideia de uma carroceria mais bonita.

    Pensem com carinho nesa ideia.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Muito bom esse desenvolvimento em nosso estado,gostaria muito de fazer parte desse grupo ,trabalhando com vocês na área da enfermagem do trabalho.se possível gostaria de saber o endereço pra que eu possa lhes enviar meu curriculum. Desde ja agradeço.

  3. Tô procurando um micro ônibus para o meu primo ano 2015 ou 2016 com no mínimo 31 acentos

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: