Transporte individual deve ajudar nos custos do transporte público em Santos

ônibus

Ônibus em Santos, no Litoral Paulista, onde IPVA pode ajudar nos custos do transporte coletivo.

Transporte individual deve ajudar a subsidiar o coletivo em Santos
Parte do que a cidade tem repasse do IPVA vai ser usado para tarifa e financiamento dos serviços de ônibus se houver sanção da prefeitura
Texto: ADAMO BAZANI – CBN
Com informações Luigi Di Vaio, do Diário do Litoral

Não é uma guerra ao carro como muitos erroneamente pensam.
Todos têm direito a possuir seus bens, adquiridos com luta e muito trabalho, inclusive seu veículo dos sonhos.
Mas o pensamento deve ser coletivo para uma sociedade melhor e todos devem ter direito acima de tudo ao uso do espaço urbano de forma justa.
O transporte individual aproveita mal as vias cada vez mais disputadas nas cidades enquanto o transporte público, seja por ônibus ou modais metroferroviários, traz benefícios já que poupa espaço atendendo mais pessoas em menos veículos e também contribui e muito para a redução da poluição e dos gastos de saúde relacionados a ela possibilitando a redução de veículos nas ruas.
No entanto, carros e ônibus nas vias ainda têm o mesmo tratamento, apesar destas enormes diferenças. Na questão tributária então a situação é gritante: direta ou indiretamente os carros têm 11 vezes mais estímulos das diversas esferas administrativas do que o transporte coletivo.
Como o carro proporcionalmente usa por pessoa mais espaço e polui mais, é justo que ele financie os deslocamentos públicos de alguma maneira para compensar esta injustiça no uso das áreas das cidades e também nos custos do transporte coletivo, basicamente pago apenas pelo passageiro.
A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou nesta sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2014, uma proposta neste sentido.
Projeto de lei do próprio executivo prevê a destinação de 25% do que o município tem direito do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores para subsidiar os custos do transporte público. Assim, os próximos aumentos de passagem poderiam ser menores e a sociedade como um todo ajudaria a financiar um serviço que não só ajuda o passageiro, mas a todos diminuindo o trânsito e a poluição e, consquentemente, aumentando a qualidade de vida.
A votação causou polêmica. Alguns vereadores disseram que antes do subsídio é necessário analisar as contas do sistema de transportes.
A matéria deve ser aprovada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Transporte individual deve ajudar nos custos do transporte público em Santos

  1. Amigos, bom dia.

    Qualquer terraqueo, resolve qualquer problema com dinheiro, principalmenre com o do contribuinte.

    E certo que a aliquota do IPVA que Santos trm direito, ja esta toda comprometida entao em breve mais um aumento de IPVA aos santistas, ou quem sabd aproveits-se o embalo e penaliza o estado todo.

    Por que, nao fazem melhor uso das verbas tributarias que todos recolhem, em uma gestso mais egiciente, princioalmente em saude, seguranca e educao ??????

    Aulguem lembra do CPMF, criado para melhorar saude, qusl foi a melhora de saude ?

    Nenhuma, incluindo-se ai a piora da saude financeira do contribuinte.

    Aprendam a resolver problemas com transpiracao e TRABALHO, pois com dingeiro do vontribuinte e moleza mas nem com dinheito fo conttibuknte nads se resolve.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: