Zona Noroeste recebe mais faixa para táxis e ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Avenida Gaspar Vaz de Cunha recebe faixa compartilha entre coletivos e táxis na zona Noroeste. Foto: Adamo Bazani

Zona Noroeste recebe mais faixa para táxis e ônibus
Espaço funciona na parte da tarde
ADAMO BAZANI – CBN
A Avenida Gaspar Vaz de Cunha, na zona Noroeste de São Paulo, recebe nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro de 2014, 300 metros de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus.
O espaço funciona na parte da tarde, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, no trecho entre a Rua Padre Priulli e a Avenida Deputado Emílio Carlos.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, pela Avenida Gaspar Vaz de Cunha, no trecho de implantação da faixa, passam diariamente 99 mil 217 passageiros atendidos por oito linhas de ônibus municipais.
A CET não soube informar quantas pessoas usam táxis na região e vão ser beneficiados.
O compartilhamento entre táxis e ônibus nas faixas à direita do tráfego foi autorizado pela prefeitura de São Paulo em 13 de setembro deste ano.
Segundo a prefeitura, mesmo podendo parar para embarcar e desembarcar no trajeto, os táxis não atrapalham a velocidade comercial dos ônibus.
O Ministério Público de São Paulo questiona a lógica do estudo da prefeitura que em outro levantamento apurou que os táxis nos corredores à esquerda, onde não podem parar para embarque e desembarque, aumentam em 25% o tempo de viagem de quem usa transporte público.
O órgão não descartou a intenção política da medida, o que é negado pela prefeitura.
A CET reviu os números sobre a extensão das faixas compartilhadas na cidade.
De acordo com a companhia, a cidade conta agora “com 457,5 km de faixas exclusivas para ônibus, dos quais 367,5 km foram implantados na atual gestão. A estimativa é que, antes de 2013, a cidade possuía cerca de 90 km de faixas exclusivas.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading