Zona Noroeste recebe mais faixa para táxis e ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Avenida Gaspar Vaz de Cunha recebe faixa compartilha entre coletivos e táxis na zona Noroeste. Foto: Adamo Bazani

Zona Noroeste recebe mais faixa para táxis e ônibus
Espaço funciona na parte da tarde
ADAMO BAZANI – CBN
A Avenida Gaspar Vaz de Cunha, na zona Noroeste de São Paulo, recebe nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro de 2014, 300 metros de faixas compartilhadas entre táxis e ônibus.
O espaço funciona na parte da tarde, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, no trecho entre a Rua Padre Priulli e a Avenida Deputado Emílio Carlos.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, pela Avenida Gaspar Vaz de Cunha, no trecho de implantação da faixa, passam diariamente 99 mil 217 passageiros atendidos por oito linhas de ônibus municipais.
A CET não soube informar quantas pessoas usam táxis na região e vão ser beneficiados.
O compartilhamento entre táxis e ônibus nas faixas à direita do tráfego foi autorizado pela prefeitura de São Paulo em 13 de setembro deste ano.
Segundo a prefeitura, mesmo podendo parar para embarcar e desembarcar no trajeto, os táxis não atrapalham a velocidade comercial dos ônibus.
O Ministério Público de São Paulo questiona a lógica do estudo da prefeitura que em outro levantamento apurou que os táxis nos corredores à esquerda, onde não podem parar para embarque e desembarque, aumentam em 25% o tempo de viagem de quem usa transporte público.
O órgão não descartou a intenção política da medida, o que é negado pela prefeitura.
A CET reviu os números sobre a extensão das faixas compartilhadas na cidade.
De acordo com a companhia, a cidade conta agora “com 457,5 km de faixas exclusivas para ônibus, dos quais 367,5 km foram implantados na atual gestão. A estimativa é que, antes de 2013, a cidade possuía cerca de 90 km de faixas exclusivas.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: