Mauá não cumpre promessa de renovação total de frota de ônibus

ônibus Mauá

Ônibus que era da Viação Guaianazes, de Ronan Maria Pinto, parente e que foi parceiro de negócios de Baltazar José de Sousa, opera pela Suzantur. Mauá não cumpre promessa de renovação total de frota até aniversário da cidade.

Mauá não cumpre promessa de renovação total de frota de ônibus
Prefeito Donisete Braga tinha dito que Suzantur colocaria 100% de ônibus novos até 8 de dezembro,o que não vai mais ser cumprido.
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações Tiago Oliveira – Repórter ABC e Rádio ABC
Após um polêmico processo de licitação a partir de um descredenciamento de duas empresas de ônibus contestado na Justiça e que suscita ainda muitas dúvidas, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, ao assinar contrato com a empresa Suzantur, em 15 de agosto de 2014, prometeu aos moradores da cidade do ABC Paulista que até 08 de dezembro, aniversário do município, todos os 248 ônibus previstos para o sistema seriam zero quilômetro.
Segundo o contrato, a empresa Suzantur, que paga aluguel pela garagem ao empresário Baltazar José de Souza, que monopolizou os transportes em Mauá por 30 anos, teria 120 dias a partir da assinatura para colocar os ônibus novos.
Assim, o prazo para a companhia seria 15 de dezembro.
Mas em entrevista à Rádio ABC e ao jornal Repórter Diário, prestes a vencer o prazo, Donisete Braga mudou o discurso e agora promete uma nova data para os ônibus novos: fevereiro de 2015.
Acompanhe matéria em:
http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/491544/maua-adia-renovacao-total-da-frota-de-onibus/
A instalação de parte dos 300 abrigos nos pontos prometidos por Donisete Braga ainda não começou também.
MUDANÇAS DE DISCURSO:
Não é a primeira vez que o prefeito de Mauá muda o discurso quando o assunto é transporte público conforme acompanhou a reportagem.
– Leblon ficaria: Em campanha eleitoral, no ano de 2012, Donisete Braga descartou a possibilidade da retirada da empresa paranaense Leblon. A companhia venceu a licitação e quebrou o monopólio dos transportes que era operado por Baltazar José de Sousa que passou a prestar serviços em apenas um lote. A Leblon Transporte era bem avaliada pela população e começou a operar em 06 de novembro de 2010 com todos os ônibus zero quilômetro dotados de equipamentos de acessibilidade. Havia também veículos articulados com maior capacidade de transporte. Em 29 de dezembro de 2013, a empresa foi retirada após uma sindicância sobre supostas consultas não autorizadas pela prefeitura ao sistema de bilhetagem eletrônica. A sindicância não foi unanimidade nem na prefeitura de Mauá. A procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, em 27 de junho de 2013, emitiu um parecer recomendando nova sindicância e acatando a defesa da Leblon de que não houve invasão e sim consultas autorizadas pela prefeitura. Donisete Braga e o então secretário de mobilidade urbana, o candidato derrotado ao cargo de deputado estadual pelo PT , Paulo Eugênio, não levaram em conta a recomendação.
– Mauá não teria mais monopólio nos transportes: A cidade passou 30 anos tendo os transportes comandados por um grupo empresarial, de Baltazar José de Sousa. Segundo a população, os serviços com um grupo apenas eram ruins. Na campanha, Donisete Braga disse que era contra o monopólio. Quando no lote da Leblon, a empresa Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar José de Sousa e dirigida posteriormente por David Barione Neto, que já foi representante da Suzantur em negociações trabalhistas, tentou circular, mesmo sem autorização da Justiça, Donisete disse que Mauá deveria ter três ou mais empresas. Em audiência pública na Câmara Municipal, em 12 de fevereiro de 2014, o então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio, apresentou o que seria o novo modelo de transportes da cidade, com dois lotes, sendo que cada empresa teria 50% dos serviços. Mas o edital de verdade oficializou a volta do monopólio com uma empresa. Donisete Braga depois disse que modelo de uma empresa somente traria vantagens de “economicidade”.
Atrasos em reformas de terminais e na integração entre os ônibus municipais e os trens da CPTM, esta última já em vigor e que garante 50 centavos de desconto em cada viagem, também geram insatisfação entre os moradores de Mauá.
A gerenciadora MauáTrans, apontada por Donisete Braga como uma das soluções para a mobilidade urbana, não tem data para ser instituída.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Mauá não cumpre promessa de renovação total de frota de ônibus

  1. o povo de maua demorou para tirar este que fala que e prefeito,mente,e o povo nao faz nada,mentiu sobre a leblon deixou mais de 500 funcionario sem emprego,pergunta se ele pensou,que a populaçao queria a leblon com 94% de aprovaçao,mentir para tirar ela,e estar ai mentindo de novo,e o povo que sofre,porque ele nao anda de onibus,acorda maua.

  2. Psiu! Não espalhem para ninguém! Ouvimos de um ex deputado petista que LULA quer um prefeito do interior de SP para ser seu vice na chapa à presidência do Brasil em 2018 e ele tem muita simpatia e amizade pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga! Caso ocorra alguma tragédia (pois ele ainda está com câncer e não se sabe até quando LULA aguentará as sessões que enfraquecem e debilitam o organismo) o prefeito Haddad seria o candidato do PT e também já estaria sendo preparado para o plano B do PT caso exista a falta de LULA como alternativa à presidência e como ele é grande amigo do prefeito de Mauá seria a chapa a união de dois “mestres” da política.

  3. antoniodepaula20@gmail,com // 7 de dezembro de 2014 às 18:23 // Responder

    ola povo de maua pode ficar socegado que enquanto tiver prefeito corrupit em maua o transporte nunca vai pra frete todos que entra no poder fas o jogo dos enpresarios dos transporte puplico do a b c primeirio baltazar air vem a coija toda ronan nene constantino e o resto nen se fala daqui a anos vai ter eleiçao pra prefeito air eu quero ver qual o mauaense que vai ter a coraje de votar em um prefeito que so trabalha pros empresario dos transporte puplico do a b c o povo e a cidade ja era mais mais pode aguardar que logo logo o ano que vem ele ainda vai ter a cara de pau de sair na rua pedindo voto quero ver qual e a resposta do povo de maua vamos nos organizar contra este prefeito e os copichas dele atila jacomusci e outro aguarde as proxima noticia

  4. FORA DONIZETE BRAGA E LEVA ESSE LIXO DE EMPRESA COM VOCE EO PT JUNTO

  5. PT Partido dos Trambiqueiros!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: