MAN vende mais 120 ônibus para o México

ônibus México

Ônibus MAN Volkswagen para o sistema de Hermosillo do México. Montadora anunciou a venda de 120 unidades para a empresa Siente. Foto: Divulgação MAN-Texto: Adamo Bazani.

MAN vende 120 ônibus para o México
Modelos são feitos no Brasil e montados no México
ADAMO BAZANI – CBN
A MAN – Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou a venda de 120 veículos de transporte coletivo para a empresa Siente – Sociedad Integradora en Transporte Efectivo – operadora de transportes urbanos da cidade de Hermosillo, no estado de Sonora, no México.
No país, a empresa conta com uma unidade fabril para montar os chassis na cidade de Querétaro.
Os 120 ônibus vão operar em 19 linhas de Hermosillo. Dez veículos já foram fornecidos e a previsão é da entrega de 10 ônibus por mês até a finalização do lote.
Os modelos são o Volksbus 15.190 OD e o Volksbus 17.230 OD.
Em nota, a MAN – Volkswagen Latin America detalha algumas características destes chassis:
“Ideal para o transporte urbano em linhas distribuidoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias, o Volksbus 15.190 OD, fabricado no Brasil e no México, conta com conjunto powertrain com excelente compromisso entre desempenho e custo operacional. O motor MAN D08 de 4 cilindros e 190 cavalos de potência é equipado com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR, a fim de oferecer excelente desempenho mesmo em baixas rotações. Além da motorização, o modelo incorpora embreagem de 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades com servoassistência e transmissão por cabos, o que garante maior conforto e durabilidade de todo o conjunto. O modelo é oferecido também na versão V-Tronic, com transmissão automatizada e todos os atributos relacionados a custos operacionais já reconhecidos pelo mercado. Equipado com o mesmo motor MAN de 230 cavalos de potência, o Volksbus 17.230 OD foi desenvolvido para suportar as severas operações do transporte urbano e também é uma excelente solução ao serviço de fretamento. O veículo alia a tecnologia de um motor MAN aplicado com sucesso em diversos lugares no mundo, à robustez e à confiabilidade já reconhecidos do modelo. O MAN D08 conta ainda com exclusivo sistema EVB (Exhaust Valve Brake) que proporciona maior poder de frenagem, proteção do freio de serviço, redução dos custos de manutenção e maior segurança de operação. Este sistema aproveita tanto a compressão como a descompressão no ciclo de frenagem, aumentando o desempenho do freio motor em até 65% quando comparado com a válvula borboleta no sistema de exaustão. Ambos modelos são dotados de tecnologia Euro 5.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading