Zona Oeste de São Paulo recebe mais faixa de ônibus

M oii Mirim

Táxis e ônibus recebem mais um quilômetro de faixa compartilhada na zona Oeste. Na zona Sul, parte da faixa da Estrada do M’Boi Mirim fica fechada para obras. Arquivo ANTP

Zona Oeste de São Paulo recebe mais uma faixa compartilhada entre táxi e ônibus
Já na zona Sul, parte da faixa da Estrada do M’ Boi Mirim vai ficar bloqueada quatro meses para obras
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo recebe nesta segunda-feira, dia 03 de novembro de 2014, mais um quilômetro de faixa compartilhada entre táxis e ônibus.
O espaço novo é no Viaduto Miguel Mofarrej, no trecho entre a Rua Major Paladino e a Rua Mergenthaler, na Vila Leopoldina, zona Oeste.
A faixa fica à direita, no sentido Pinheiros – Marginal do Rio Tietê, e o funcionamento é de segunda à sexta-feira das 6 às 20 horas e aos sábados, das 6 às 14 horas.
O espaço trata-se de uma continuação da faixa para táxis e ônibus que já existe na Avenida Gastão Vidigal, implantada em dezembro do ano passado, entre a Praça Apecatu e a Rua Hassib Mofarrej, no sentido bairro.
Pelo Viaduto Miguel Mofarrej, no trecho desta implantação, segundo a CET, passam sete linhas de ônibus municipais, que transportam 47 mil passageiros em média por dia útil, numa frequência média de 31 ônibus/hora. Também circulam pelo viaduto dez linhas intermunicipais.
A CET não soube informar a quantidade de pessoas atendidas por táxis.
Desde 13 de setembro de 2014, após decisão da prefeitura de São Paulo, táxis e ônibus compartilham as faixas. O Ministério Público contesta a medida e acredita que, como ocorre com os corredores, segundo três estudos, o tempo de viagem de quem usa transporte coletivo é ampliado por causa da presença dos táxis. A prefeitura diz que, ao contrário dos corredores, mesmo embarcando e desembarcando passageiros ao longo dos espaços, os táxis não reduzem a velocidade dos ônbus.
Com esta faixa no Viaduto Miguel Mofarrej, a cidade passa a ter 468 quilômetros de faixas, dos quais 362,9 quilômetros foram implantados desde janeiro de 2013.
FAIXA DA ESTRADA DO M BOI MIRIM SERÁ BLOQUEADA POR QUATRO MESES:
Também nesta segunda-feira, 03 de novembro, a faixa de ônibus da Estrada do M’Boi Mirim, na zona Sul de São Paulo, será bloqueada a partir das 10 horas para obras de pavimentação.
Será colocado um pavimento rígido que possa suportar melhor o peso dos ônibus. As obras vão durar quatro meses e abrangem o sentido bairro do trecho entre a rua Ernesto Pasqualucci e a rua Roberto Selmi Dei.
Por causa desta alteração, será implantada enquanto durarem as obras, uma faixa reversível todos os dias entre às 16h e 20h,como explica a CET, em nota:
“Em razão da ocupação da faixa exclusiva de ônibus no sentido Bairro, será implantado um novo trecho da operação de faixa reversível de ônibus na Estrada do M’ Boi Mirim de segunda a sexta-feira, no período das 16h00 às 20h00, que somado ao trecho de reversível já existente irá totalizar uma extensão de aproximadamente 3 km, entre a Rua Roberto Selmi Dei e o Jardim Ângela. A faixa reversível funcionará na faixa exclusiva existente no sentido centro.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: