Bens da Busscar serão leiloados em 26 de novembro. Interessados podem continuar fabricando ônibus

Busscar

Ônibus da Busscar. Encarroçadora terá bens leiloados em 26 de novembro. Interessados podem continuar fabricando ônibus na planta se tiverem interesse. Foto: Adamo Bazani.

Busscar terá bens leiloados no dia 26 de novembro
Bens da companhia que já foi uma das maiores encarroçadoras de ônibus do Brasil estão avaliados em R$ 486 milhões. Comprador pode continuar produzindo veículos de transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
Aos poucos a Busscar da família Nielson, fundada em 1946 e que já foi uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, vai ficando apenas para a história.
Após ter a falência decretada judicialmente pela segunda vez, no dia 30 de setembro deste ano (a primeira decisão foi em 2012, mas havia sido revogada depois de recurso), a Justiça agora decidiu que os bens da companhia serão leiloados no próximo dia 26 de novembro.
Os bens, que incluem propriedades, maquinários e até móveis, estão avaliados em R$ 486 milhões. Mas a expectativa, pela depreciação dos produtos e por se tratar de um leilão, é que seja arrecadado em torno de R$ 293,4 milhões.
Contando com as dívidas trabalhistas, fiscais, com bancos e fornecedores, o rombo da Busscar chega a R$ 1,6 bilhão.
O leilão vai envolver a unidade fabril em Joinville, avaliada em R$ 369 milhões, contanto com a linha de montagem, e a Tecnofibras, única empresa do grupo da Busscar em atividade no Brasil que produz peças para carrocerias. O valor estimado para a Tecnofibras é de R$ 73 milhões. Com 400 funcionários, a empresa teve faturamento em 2013 de R$ 81 milhões. A saúde financeira da Tecnofibras não vai mal, diferentemente do restante do grupo, mas o patrimônio da empresa é pequeno.
Vai a leilão também a Climabus, empresa de ar-condicionado para ônibus, cujos bens estão avaliados em R$ 5 milhões.
O leilão inclui ainda terrenos, veículos e ações minoritárias da Busscar na Colômbia, onde o grupo opera sem problemas financeiros. estas ações somam R$ 1 milhão.
Já os ativos não operacionais do grupo estão estimados em R$ 40 milhões.
COMPRADOR PODE CONTINUAR A FAZER CARROCERIAS DE ÔNIBUS:
Ao jornal O Estado de São Paulo, a leiloeira oficial Tatiane Duarte disse que os empresários que comprarem a planta e a linha de montagem da Busscar podem continuar fazendo carrocerias de ônibus.
“Quem adquirir a Busscar poderá retomar a produção de carrocerias, se quiser”
Em 2012, a encarroçadora Caio, de Botucatu, e pertencente ao Grupo de José Ruas Vaz, manifestou oficialmente o interesse em comprar a empresa.
A Caio é líder no segmento de ônibus urbanos, mas ainda tem participação limitada no mercado de rodoviários.
A empresa não confirmou, no entanto, se vai participar deste leilão.
A venda dos bens da Busscar foi determinada em lote único, mas se não houver interessados, o leilão será desmembrado seis lotes.
A prioridade de pagamento é das dívidas de funcionários.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. pedro curcio disse:

    Bazani, apenas um pequeno comentário técnico. A prioridade de pagamento é dos créditos “extra concursais”, ou seja, aqueles gerados durante o período da Recuperação Judicial. Não sabemos o seu total. Depois deles sim, a prioridade é dos créditos trabalhistas.

  2. William de Jesus disse:

    Espero sinceramente que a Caio não compre a Busscar. Ja basta esse ônibus frágeis e mal construídos por ela no urbano, agora quer fazer o mesmo nos rodoviários. E outra nada impede de uma outra empresa que comprar a Busscar repetir o que a Marcopolo fez com a Ciferal: comprou a empresa e acabou com ela com um único ônibus: o Citimax

    1. Vagner "Ligeiro" Abreu disse:

      Cara, o que vejo de Caio Apache andando por aí não é brincadeira.

      Mas imagino que a compra da planta também signifique a volta dos antigos trabalhadores da empresa. E com isso, provavelmente a qualidade da empresa anterior pode ser transferida a empresa compradora.

      Quando uma empresa se interessa pela compra da outra, é porque justamente há algum item que ela deseja mesmo. A qualidade das carrocerias deve ser uma delas.

      Quanto à Marcopolo comprando a Ciferal, lembremos que nesse caso é canibalismo mesmo e a Ciferal já não ia tão bem.

      1. William de Jesus disse:

        Ok Vagner.

        Vamos pegar a Mobibrasil como exemplo: Comprou a Paratodos que era uma excelente empresa, e transformou ela nessa porcaria que é hoje.

        Sinceramente não acredito que o interesse da Caio seja melhorar a qualidade da frota, e sim aumentar a participação na frota de onibus do país, e nada mais que isso!

        Respeito sua opinião, mas os últimos acontecimentos não me fazem ter um pensamento tão positivo.

  3. Eu torço muito, mais muito mesmo, que a CAIO, ou MARCOPOLO, adquiram e continuem fabricando ônibus, de coração, torço mesmo!

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Os legitimos “Nilson”, nunca mais.

    Quem curtiu e rodou, curtiu e rodou, e os “Nilson” ficarao para sempre na historia do buzao e no nosso coracao.

    Mesmo um Busscar, nunca sera um “Nilson”.

    Torco para que alguem restaure um classico “Nilson”.

    Saudades …

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzao e Emocao e’ a Paixao”

    1. William de Jesus disse:

      Tem razão Paulo!

      Infelizmente para os empresários de hoje, é muito mais importante o dinheiro no bolso do que a qualidade de seus produtos.A Marcopolo na minha opinião, é a única até hoje que mantem um certo padrão de qualidade, desde bastante tempo. Nem adianta o pessoal vir falar de Neobus, pois apesar de ter qualidade, pecam muito no “exagero do simples”. Vejam o Mega BRT, que é feio que dói, mas por ser futurista deveria trazer um design interior mais chamativo e confortável (não que não seja, mas poderia ser mais). E mesmo que a Busscar seja comprada por seja lá quem for, nunca manterá o padrão “Nilson” de ser, infelizmente!

      Abs

  5. Joaquim Constantino disse:

    Fiquei sabendo que o Joaquim Constantino junto com o Belarmino Marta e mais um empresário estão criando um consórcio para comprar a massa falida da Busscar, inclusive o Belarmino vai entrar com Chassis para fabricar os 50 primeiros ônibus urbanos.

    1. William de Jesus disse:

      Ok, então em resumo a Busscar seria um “monobloco”, é isso? Seriam motores Mercedes Benz?

      Abs

  6. Profecias do apóstolo M. M. Nascimento: Edir Macedo, Garotinho e Crivella ganham o governo do RJ com 50,15% dos votos válidos. YUTONG disputa com BYD o direito de fabricar carrocerias de ônibus em Joinville. Chove forte em São Paulo só a partir de fevereiro de 2015 após o carnaval ! Revoada de tucanos se bicando em Brasília em disputa de cargos políticos até de quarto escalão ! Prefeito do RIO se afastará para tratar-se de sério problema de saúde e a pior notícias de todas: Lula não estará mais entre nós até 2016 ! Brincadeiras à parte amigos, digo-lhes que os chineses estão de “olhos abertos” no Brasil e estão loucos para entrarem logo do apetitoso mercado de carrocerias com os seus feiosos ônibus. Em menos de UM mês vi 3 delegações de empresários de “olhinhos puxados” passeando pela BUSSCAR ! (meu tio mora lá perto e coincidentemente quando estou por lá vejo um entra e sai de gente. Tá tudo sendo preparado! Possivelmente a decisão final vai para o governo federal abrir as fronteiras para a produção dos ônibus chineses ainda este ano ganhando eles ou não o poder federal.

  7. J disse:

    Tudo bem! tmb torço pra q outra encarroçadora a compre! é óbvio! seria ótimo mesmo! mas e o dinheiro nosso, através do BNDES, será q só serve pra construir portos em Cuba? e os funcionários? como ficarão?

  8. LUCIANO disse:

    O GRUPO COMPORTE DO SR NENE CONSTANTINO TEM INTERESSE NA BUSSCAR JA QUE SUA FROTA PROPRIA PASSA DOS 6.500 VEICULOS, MAIS AS EMPRESAS E GRUPOS EMPRESARIAIS QUE E SOCIO COM OUTROS GRUPOS DE FAMILIARES E SOCIOS AMIGOS . COMPRA EM MEDIA POR ANO 2.000 ONIBUS P/ RENOVAÇAO DE FROTA E SE TIVER UMA CARROCERIA PROPRIA A MARCOPOLO E COMIL JA ERA……….VAMOS AGUARDAR. —- ALGUMAS EMPRESAS DO GRUPO///////////////// BREDA SERVIÇOS – EXPRESSO UNIAO – EMPRESA CRUZ -( VIAÇAO PIRACICABANA -SANTOS – BRASILIA – UBERABA – SAO ROQUE – ) ( PRINCESA DO NORTE – PR – MOGI DAS CRUZES – URBANA) MANOEL RODRIGUES – VIAÇAO LUWASA -( TURB – RIBEIRAO PRETO – PETROPOLIS ) TRANSCORP — EXPRESSO ITAMARATI -LIDER – SAO PAULO SAO PEDRO — RAPIDO SAO PAULO – – EXPRESSO MARINGA — CIDADE VERDE — GRANDE LONDRINA — VIAÇAO APUCARANA — VIAÇAO CIDADE DE PEDRA — TIL TRANSP.COLETIVOS — VIAÇAO CIDADE CANÇAO — CIDADE DE MARILIA — GRANDE BAURU — BAURU TRANS — CIDADE SEM LIMITES — VIAÇAO CIDADE MORENA — VIAÇAO CAMPO GRANDE — CAXIENSE — PASSARO MARRON — LITORANEA — KAIOWA — PENHA — EXPRESSO LUXO — ETC ETC…….

Deixe uma resposta para William de JesusCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading