Bens da Busscar serão leiloados em 26 de novembro. Interessados podem continuar fabricando ônibus
Publicado em: 22 de outubro de 2014
Busscar terá bens leiloados no dia 26 de novembro
Bens da companhia que já foi uma das maiores encarroçadoras de ônibus do Brasil estão avaliados em R$ 486 milhões. Comprador pode continuar produzindo veículos de transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
Aos poucos a Busscar da família Nielson, fundada em 1946 e que já foi uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, vai ficando apenas para a história.
Após ter a falência decretada judicialmente pela segunda vez, no dia 30 de setembro deste ano (a primeira decisão foi em 2012, mas havia sido revogada depois de recurso), a Justiça agora decidiu que os bens da companhia serão leiloados no próximo dia 26 de novembro.
Os bens, que incluem propriedades, maquinários e até móveis, estão avaliados em R$ 486 milhões. Mas a expectativa, pela depreciação dos produtos e por se tratar de um leilão, é que seja arrecadado em torno de R$ 293,4 milhões.
Contando com as dívidas trabalhistas, fiscais, com bancos e fornecedores, o rombo da Busscar chega a R$ 1,6 bilhão.
O leilão vai envolver a unidade fabril em Joinville, avaliada em R$ 369 milhões, contanto com a linha de montagem, e a Tecnofibras, única empresa do grupo da Busscar em atividade no Brasil que produz peças para carrocerias. O valor estimado para a Tecnofibras é de R$ 73 milhões. Com 400 funcionários, a empresa teve faturamento em 2013 de R$ 81 milhões. A saúde financeira da Tecnofibras não vai mal, diferentemente do restante do grupo, mas o patrimônio da empresa é pequeno.
Vai a leilão também a Climabus, empresa de ar-condicionado para ônibus, cujos bens estão avaliados em R$ 5 milhões.
O leilão inclui ainda terrenos, veículos e ações minoritárias da Busscar na Colômbia, onde o grupo opera sem problemas financeiros. estas ações somam R$ 1 milhão.
Já os ativos não operacionais do grupo estão estimados em R$ 40 milhões.
COMPRADOR PODE CONTINUAR A FAZER CARROCERIAS DE ÔNIBUS:
Ao jornal O Estado de São Paulo, a leiloeira oficial Tatiane Duarte disse que os empresários que comprarem a planta e a linha de montagem da Busscar podem continuar fazendo carrocerias de ônibus.
“Quem adquirir a Busscar poderá retomar a produção de carrocerias, se quiser”
Em 2012, a encarroçadora Caio, de Botucatu, e pertencente ao Grupo de José Ruas Vaz, manifestou oficialmente o interesse em comprar a empresa.
A Caio é líder no segmento de ônibus urbanos, mas ainda tem participação limitada no mercado de rodoviários.
A empresa não confirmou, no entanto, se vai participar deste leilão.
A venda dos bens da Busscar foi determinada em lote único, mas se não houver interessados, o leilão será desmembrado seis lotes.
A prioridade de pagamento é das dívidas de funcionários.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Bazani, apenas um pequeno comentário técnico. A prioridade de pagamento é dos créditos “extra concursais”, ou seja, aqueles gerados durante o período da Recuperação Judicial. Não sabemos o seu total. Depois deles sim, a prioridade é dos créditos trabalhistas.
Espero sinceramente que a Caio não compre a Busscar. Ja basta esse ônibus frágeis e mal construídos por ela no urbano, agora quer fazer o mesmo nos rodoviários. E outra nada impede de uma outra empresa que comprar a Busscar repetir o que a Marcopolo fez com a Ciferal: comprou a empresa e acabou com ela com um único ônibus: o Citimax
Cara, o que vejo de Caio Apache andando por aí não é brincadeira.
Mas imagino que a compra da planta também signifique a volta dos antigos trabalhadores da empresa. E com isso, provavelmente a qualidade da empresa anterior pode ser transferida a empresa compradora.
Quando uma empresa se interessa pela compra da outra, é porque justamente há algum item que ela deseja mesmo. A qualidade das carrocerias deve ser uma delas.
Quanto à Marcopolo comprando a Ciferal, lembremos que nesse caso é canibalismo mesmo e a Ciferal já não ia tão bem.
Ok Vagner.
Vamos pegar a Mobibrasil como exemplo: Comprou a Paratodos que era uma excelente empresa, e transformou ela nessa porcaria que é hoje.
Sinceramente não acredito que o interesse da Caio seja melhorar a qualidade da frota, e sim aumentar a participação na frota de onibus do país, e nada mais que isso!
Respeito sua opinião, mas os últimos acontecimentos não me fazem ter um pensamento tão positivo.
Eu torço muito, mais muito mesmo, que a CAIO, ou MARCOPOLO, adquiram e continuem fabricando ônibus, de coração, torço mesmo!
Amigos, boa noite.
Os legitimos “Nilson”, nunca mais.
Quem curtiu e rodou, curtiu e rodou, e os “Nilson” ficarao para sempre na historia do buzao e no nosso coracao.
Mesmo um Busscar, nunca sera um “Nilson”.
Torco para que alguem restaure um classico “Nilson”.
Saudades …
Att,
Paulo Gil
“Buzao e Emocao e’ a Paixao”
Tem razão Paulo!
Infelizmente para os empresários de hoje, é muito mais importante o dinheiro no bolso do que a qualidade de seus produtos.A Marcopolo na minha opinião, é a única até hoje que mantem um certo padrão de qualidade, desde bastante tempo. Nem adianta o pessoal vir falar de Neobus, pois apesar de ter qualidade, pecam muito no “exagero do simples”. Vejam o Mega BRT, que é feio que dói, mas por ser futurista deveria trazer um design interior mais chamativo e confortável (não que não seja, mas poderia ser mais). E mesmo que a Busscar seja comprada por seja lá quem for, nunca manterá o padrão “Nilson” de ser, infelizmente!
Abs
Fiquei sabendo que o Joaquim Constantino junto com o Belarmino Marta e mais um empresário estão criando um consórcio para comprar a massa falida da Busscar, inclusive o Belarmino vai entrar com Chassis para fabricar os 50 primeiros ônibus urbanos.
Ok, então em resumo a Busscar seria um “monobloco”, é isso? Seriam motores Mercedes Benz?
Abs
Profecias do apóstolo M. M. Nascimento: Edir Macedo, Garotinho e Crivella ganham o governo do RJ com 50,15% dos votos válidos. YUTONG disputa com BYD o direito de fabricar carrocerias de ônibus em Joinville. Chove forte em São Paulo só a partir de fevereiro de 2015 após o carnaval ! Revoada de tucanos se bicando em Brasília em disputa de cargos políticos até de quarto escalão ! Prefeito do RIO se afastará para tratar-se de sério problema de saúde e a pior notícias de todas: Lula não estará mais entre nós até 2016 ! Brincadeiras à parte amigos, digo-lhes que os chineses estão de “olhos abertos” no Brasil e estão loucos para entrarem logo do apetitoso mercado de carrocerias com os seus feiosos ônibus. Em menos de UM mês vi 3 delegações de empresários de “olhinhos puxados” passeando pela BUSSCAR ! (meu tio mora lá perto e coincidentemente quando estou por lá vejo um entra e sai de gente. Tá tudo sendo preparado! Possivelmente a decisão final vai para o governo federal abrir as fronteiras para a produção dos ônibus chineses ainda este ano ganhando eles ou não o poder federal.
Tudo bem! tmb torço pra q outra encarroçadora a compre! é óbvio! seria ótimo mesmo! mas e o dinheiro nosso, através do BNDES, será q só serve pra construir portos em Cuba? e os funcionários? como ficarão?
O GRUPO COMPORTE DO SR NENE CONSTANTINO TEM INTERESSE NA BUSSCAR JA QUE SUA FROTA PROPRIA PASSA DOS 6.500 VEICULOS, MAIS AS EMPRESAS E GRUPOS EMPRESARIAIS QUE E SOCIO COM OUTROS GRUPOS DE FAMILIARES E SOCIOS AMIGOS . COMPRA EM MEDIA POR ANO 2.000 ONIBUS P/ RENOVAÇAO DE FROTA E SE TIVER UMA CARROCERIA PROPRIA A MARCOPOLO E COMIL JA ERA……….VAMOS AGUARDAR. —- ALGUMAS EMPRESAS DO GRUPO///////////////// BREDA SERVIÇOS – EXPRESSO UNIAO – EMPRESA CRUZ -( VIAÇAO PIRACICABANA -SANTOS – BRASILIA – UBERABA – SAO ROQUE – ) ( PRINCESA DO NORTE – PR – MOGI DAS CRUZES – URBANA) MANOEL RODRIGUES – VIAÇAO LUWASA -( TURB – RIBEIRAO PRETO – PETROPOLIS ) TRANSCORP — EXPRESSO ITAMARATI -LIDER – SAO PAULO SAO PEDRO — RAPIDO SAO PAULO – – EXPRESSO MARINGA — CIDADE VERDE — GRANDE LONDRINA — VIAÇAO APUCARANA — VIAÇAO CIDADE DE PEDRA — TIL TRANSP.COLETIVOS — VIAÇAO CIDADE CANÇAO — CIDADE DE MARILIA — GRANDE BAURU — BAURU TRANS — CIDADE SEM LIMITES — VIAÇAO CIDADE MORENA — VIAÇAO CAMPO GRANDE — CAXIENSE — PASSARO MARRON — LITORANEA — KAIOWA — PENHA — EXPRESSO LUXO — ETC ETC…….