TCM conclui relatório sobre supostas irregularidades no cumprimento de contrato pela Sambaíba

ônibus

Ônibus da Sambaíba. TCM conclui relatório que aponta não cumprimento de contrato pela empresa. Foto: Adamo Bazani

TCM conclui relatório sobre irregularidades no contrato da Sambaíba
Órgão estipulou prazo de 30 dias para prefeitura prestar esclarecimentos
ADAMO BAZANI – CBN
Por unanimidade, os conselheiros do TCM – Tribunal de Contas do Município concluíram nesta quarta-feira, dia 01 de outubro de 2014, que a Sambaíba, empresa que presta serviços de transporte municipal na zona Norte de São Paulo, não cumpriu diversas obrigações do contrato firmado com a prefeitura em 2003.
O órgão estipulou um prazo de 30 dias para que a Prefeitura explique porque não exigiu da Sambaíba o cumprimento de obrigações como: partidas nos horários previstos, colocação de mais veículos em linhas com maior movimento e de ônibus com acessibilidade em todas as linhas.
Segundo o TCM, mesmo não cumprindo o contrato, a Sambaíba recebeu 215% a mais do que o previsto.
O órgão também encaminhou o relatório da auditoria feita pelos técnicos ao Ministério Público Estadual, Controladoria Geral do Município e Câmara Municipal de Vereadores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. william de jesus disse:

    Sabe o que acho estranho nisso tudo? Empresas como ViaSul, Express, VIP m’Boi Mirim, Mobibrasil não passam por essa “fiscalização” que esse tal TCM faz!! Não defendendo a sambaíba, mas ao menos ela investe em carros novos (ou tenta). Se o problema é horário, idade de frota e outros,é só fiscalizar. Dói ver a sambaíba passar por isso sozinha. Não pode ter dois pesos e duas medidas, se a empresa falha, deve pagar por isso! Não escolher UMA empresa para ser “exemplo”, ainda mais se tratando de uma que sozinha tem mais de 1.300 carros na frota. O que vai acontecer se descredenciarem a Sambaíba? Vao fazer igual fizeram na época da Cooperauhton e cancelar uma renca de linhas?

  2. Bruno Quintiliano disse:

    A Mobibrasil tem onibus velhos, outros que quebram direto, motoristas que desviam itinerario horarios desrespeitados diariamente, é a pior empresa do consorcio. E no lugar de investigar/punir, deram de presente as linhas da VIP Jabaquara. E sobre isso, nao compraram NENHUM carro novo para pegar essas linhas e ja faz mais de um mes.

    1. William de Jesus disse:

      A verdade Bruno, é esse essa SPTrans dos infernos paga pau pra Mobibrasil, só por causa dos Scanias Etanol! De lá para cá, ela não trouxe UM único onibus novo! Vejo um monte de boçal elogiando os F230 como se fosse uma conquista, esquecendo que vieram usados de outro estado! Sobre as linhas da VIP Jabaquara não houve alternativa, uma vez que a Mobi comprou a garagem, logo, ela faz o que quiser com as linhas. A máfia é forte, amigo! Torça para essa atrocidade parar por aqui!!

      Abraço

  3. Daniel Marcos Alves Dantas Costa disse:

    O TCM está correto com relação a tudo que encontraram. Mas alguém aqui conhece alguma empresa que cumpriu integralmente o contrato? Alguma cooperativa que cumpriu o contrato? Se for para fazer justiça que faça com todas não apenas com uma empresa.

    1. William de Jesus disse:

      De fato isso é dificil, Daniel! Mas aqui é assim, não se pune todos, usa-se uma como modelo!

  4. Nho Lau disse:

    Além do que mencionaram sobre as contas, mencionam má prestação de serviços. Morei muitos anos na zona norte e o serviço da Sambaíba sempre foi considerado bom. Quanto à lotação, manda a SPTrans aumentar o número de carros nas linhas, simples assim. Acessibilidade: a grande maioria dos carros é acessível desde 2003. Quem reclama nunca deve ter andado num ônibus das VIP Guarapiranga e M’Boi Mirim… (7 3xxx e 7 4xxx)…

    1. William de Jesus disse:

      Isso que eu não entendo! Não moro na ZN, mas conheço bem a região. Chamar os onibus de 8, 9 anos da Sambaiba de velho, é a mesma coisa que chamar os onibus de 8, 9 anos de qualquer outra empresa de velho: não há diferença!! Mas parece que a gravidade aumenta da forma que querem. A Sambaíba é uma das empresas que mais trás inovação, fora que na minha sincera opnião, os onibus são sim bem cuidados. VIP 7 3 e 7 4? HAHAHA são uma piada!! Onibus de 2002 ainda rodando como se fossem de 2005 e ninguem fala nada. Não há punição, não ha advertência! Mobibrasil traz onibus usados de outros estados e não se faz nada! VIP da zona leste pegou quase todas as linhas que eram da Novo Horizonte (hoje Express) e agora está castigando as linhas! Com certeza há mafia por traz disso! Veja a Zl por exemplo: claramente a Express prestando pessimos serviços, e só precisou mudar de nome para esquecerem o assunto!

      Abraço

    2. Felipe disse:

      Irregularidades todas as empresas possuem, mas cair em cima da sambaíba é um tanto estranho, a Familia Saraiva(Santa Brigida) deve estar dando risada atoa com esta situação. Moro no Guarapiranga a anos e de verdade esta é a pior empresa(Vip M’Boi Mirim),que já se passou por aqui, depois da antiga Jurema o serviço de transporte aqui na região ficou decadente, ônibus velhos, sujos(cheio de barro, barata, no verão então fode de vez), intervalos irregulares a perder de vista,enfim irregularidades infinitas,agora ganhou 30 carros novos que socaram em 4 linhas e acham que esta de bom tamanho. E ai o TCM vai lá e julga a sambaíba, é pra dar risada mesmo.

  5. jair disse:

    Vejam o que faz a falta do “objeto Misterioso”

  6. Jackson disse:

    Só quero ver se em detrimento de alguém vão tirar a sambaíba e por alguma empresa do ruas no lugar ou dar de mão beijada para as cooperativas……

    1. William de Jesus disse:

      Jackson, com base nas ultimas descredenciadas, ou as linhas vão pro Ruas mesmo, ou vão cancelar um monte de linhas!! E ainda vão ter a cara de pau de dizer que é para melhorar o atendimento.

  7. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Sera a Sambaiba a Leblon de Sampa ?

    Nao precisa de explicacso, simplesmente a fiscalizadora nao fiscalizou.

    Mas e as outras empresas de buzao que tambem nao prestam um bom servico.

    Afinal, todos sao iguais perante a lei.

    Ou essa maxima mudou e eu e que estou mal informado ?

    Cada uma que e de chorar.

    Att,

    Paulo Gil

    1. William de Jesus disse:

      Grande Paulo!!

      Cara, Leblon de Sampa só se for pela situação, porque se for por operação, a Leblon dá um banho na Sambaíba (não que a Samba seja ruim, mas em comparação com a Leblon). É de dar risada mesmo! O sr. Tatto é padrinho das cooperativas e ninguém mexe com empresas do Ruas porque sabem o B.O que vão enfrentar. Uma barbárie!!!

  8. Daniel disse:

    HAHAHAHA! Piada, simplesmente piada! Sou morador da zona norte e não considero os serviços da sambaíba ruins. Na minha opinião, não acho justo a sambaíba ser utilizada como modelo, acredito que uma exigência por parte dos órgãos em relação a disponibilização de veículos adaptados e melhorias gerais estaria de bom tamanho. Aí numa dessas a empresa é descredenciada e a ZN entra em caos ou até mesmo fica a mercê de alguma mafiazinha… Ela vem investindo bastante ultimamente em renovação de frota e até mesmo outros recursos como a disponibilização de wi-fi grátis em alguns veículos(não que isso vai tornar ela a melhor de sp).

  9. carlos disse:

    faça uma investigação sobre salario e carga horario pra ver isso ninguem quer sabe

  10. julio cesar correa disse:

    Ola a todos !!! concordo com todas as opinioes expressadas ate o momento, mas vale lembrar q as gar. 1 ( jd. pery ) e 2 ( imirim ) da sambaiba possuem ainda onibus acima da idade permitida, vamos aos fatos : gar. 1 frota da linha 1760/10 ( cohab antarctica / shopping center norte ) apache vip 2003 prefixos 21 033,034,037,038,042,044 e etc…. ( motor dianteiro a bomba de oleo/ motor não é eletronico modelo de 4 portas ). gar. 2 frota da linha 971 D/10 ( jd. damasceno / shopping center norte ) apche vip 2003 prefixos 22 650,651,648,649,665,646 e etc…. ( motor dinateiro a bomba de oleo/ motor não é eletronico modelo 4 portas ). vale ressaltar tambem q essas 2 linhas passam em frente da nova unidade da A.A.C.D em santana e cada linha tem apenas 1 onibus adaptado c/ elevadores velhos e sujos q geralmente não funcionam e os cobradores e motoristas tem q fazer funcionar na alavanca manual, pqe o controle sempre esta sem pilha/bateria ou simplesmente esta quebrado. possuo outros dados destas gar. da sambaiba, porem fica p/ outras discussões/debates aqui neste blog, no mais abçs á todos !!!!

    1. William de Jesus disse:

      Julio, de fato pode ser sim que a Sambaíba tenha carros acima da idade. Mas ao menos ela não mascara. A VIP M’Boi Mirim faz isso, com carros de 2003 e que na lateral costa serem de 2005! Que a Samba está cometendo erros, está. Mas custa os caras fiscalizarem como um todo e não por interesse? Valeu pelas informações!

      Abraço

  11. Lucas disse:

    E os paga pau da SAMBAÍBA não reconhecem o erro da empresa e ataca a outra, fato

    1. William de Jesus disse:

      Lucas, não estamos atacando outras empresas por atacar, até porque se ler novamente os comentários verá que não estamos defendendo a Sambaíba. E sim reivindicando que a fiscalização valha para todas!! Eu por exemplo não pago pau pra Sambaíba muito pelo contrário. Por mim as áreas 2, 3 e 5 deveriam ser operadas por mais de uma empresa, e não serem monopolizadas, como ocorre hoje. O erro da empresa é evidente, mas será ela a única culpada? Pense nisso

      Abraço

      1. Paulo Gil disse:

        WillIan, boa noite.

        Faco minhas as suas palavras.

        Att,

        Paulo Gil

  12. Raphael disse:

    Concordo com os comentários acima, a Sambaíba poder não ser “a melhor empresa de SP”, ela tem os erros dela como todas as empresas tem, mas pelo menos ela investe na frota, atualmente ela comprou 250 dos novos Apache Vip, pra dar baixa nos apache de 2004. Sem contar que ela opera bem boa parte de suas linhas e cuida melhor dos ônibus que as empresas do Ruas. Em SP tem empresas muito piores que ela, o TCM deveria investigar todas.

    1. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

      Tem piores as daqui de guarulhos são assim; Vipol; Vila Galvão; Real; Atual etc: A UNICA QUE SE SALVA E A PASSARO MARRON

  13. julio cesar disse:

    Ola, amigos deste blog !!! continuando as informações sobre a SAMBAIBA , vamos lá :
    Referente ao q o amigo William disse sobre as outras empresas colocarem o ano de fabricação e operação adulterados na lat. dos onibus, infelizmente c/ todo respeito não concordo , pois todos estes carros q citei no comentario acima não possuem o adesivo indicativo de fabricação e operação, vale lembrar q moro na Z.N e lembro q todos esses adesivos foram retirados no final de 2013 e inicio de jan. 2014, ainda sobre a frota continuo afirmando q as gar. 01 e 02 possuem as frotas mais velhas da SAMBAIBA , segue as linhas :
    971 T / 10 – ( vila santa maria / metro santana ) marcopolo viale 4 portas motor dianteiro a bomba de oleo ( não é eletronico ) ano 2003, prefixos 21 235,236,237,238,238,239,240 e etc….
    971 M / 10 – ( vila penteado / metro santana ) marcopolo viale 4 portas motor dianteiro a bomba de
    oleo ( não é eletronico ) ano 2003, prefixos 21 242,243,244,245,246,247,248,249 e etc…
    971 C / 10 – ( cohab parada taipas / metro santana ) apache vip motor dianteiro eletronico de 4
    portas ano 2004 ( operação jan./04 ) não possue o adesivo indicativo na lat. já foi retirado há muito tempo, prefixos 21 715,716,717,718,722,724,725 e etc….
    Gostaria de ressaltar q mesmo a SAMBAIBA comprando + ou – 250 apache vip iv motor dianteiro eletronico de 3 portas ainda infelizmente não atinge a sua meta ( FALTA MUUUUIIITOOOO ) , só p/ se ter uma ideia vamos comentar no momento somente da gar. 02 ( imirim ) frota aproximadamente de 180 onibus , apenas as linhas 971 R( estação jaragua / metro santana ) , 297 A ( lgo. limão / metro barra funda ), 967 A ( imirim / metro pinheiros ) possuem onibus motor traseiro ( alguns ano 2006 – piso baixo central 4 portas , outros ano 2011 – piso baixo low entry 3 portas c/ elevador na porta do meio ). Obrigado pelo espaço dado até o momento e aguardo as manifestações de todos vcs. aq no blog, aguardo para continuarmos este pequeno mas muito democratico debate sobre empresas do sistema de sp. , se precisarem tenho mais dados e outras informações interessantissimas sobre a SAMBAIBA e outras , abçs á todos !!!!!

  14. DANILO disse:

    Bom acho incrível como a prefeitura não suspendeu o contrato com a sambaíba e como hem Itaquera na 04leste com esseco de greves

  15. j disse:

    com exceção dos malditos micro-ônibus velhos e de uma só porta…a SAMBAÍBA é boa! se ela se ferou nos últimos tempos…a culpa é da Marta mesmo…e principalmente de Serra e Kassb! moro na área 2, e KASSB SAIU DO PODER MUNICIPAL DEVENDO UMA GRANA PRETA PRA SAMBAÍBA! AGORA OS MALDITOS MICROS FORAM EMBORA E TEMOS MICROS DE DUAS PORTAS E TEREMOS APACHES VIPS NOVINHOS! T.C.M. …VÁ FISCALIZAR AS MALDITAS COOPERPCCS DA VIDA E AS “EMPRESINHAS DE FACHADA” DA AREA 4, AONDE A UNICA Q PRESTA AINDA É A AMBIENTAL, Q É DO RUAS…O QUAL VAI ACABAR SE LASCANDO NA LICITAÇÃO VINDOURA…SE É Q ESSA MERDA DE LICITAÇÃO VIRÁ…PERDENDO AS LINHAS DA AREA 4, AS QUAIS ELE VEM OPERANDO COM VEÍCULOS DE 2006 PRA CÁ, INCLUSIVE OS SUPERARTICULADOS NOVOS!

    1. julio cesar disse:

      Ola, amigo J. infelizmente discordo do seu comentario pois tambem moro na area 2 e acredito q a SAMBAIBA tem q mudar MUUUIIITOOOOO , penso q a adminstração ainda e muito RUUIIMMMM , pqe quando juntaram as empresas : BRASIL LUXO / NAÇÕES UNIDAS / VIA NORTE-PARADA INGLESA / VIAÇÃO SÃO PAULO , tinha-se uma enorme expectativa q c/ certeza iria ser a melhor empresa do sistema, mas passados exatos 10 anos assim acompanho triste q seus donos MAJORITARIOS ( familia belarmino ) deixou a SAMBAIBA nas mãos dos incapazes e desorganizados ex-funcionarios da TRANSPASS , q agora estão em cargos na OPERAÇÃO / MANUTENÇÃO / ADMINISTRAÇÃO / GERENCIA E SUPERVISAO DE PLANEJAMENTO E FROTA , resultado de tudo isso : A MERDA Q AINDA ESTA RODANDO POR AÍ ( apenas 40 micros de 2 portas ) não é necessario + os 250 apache vip iv , não vão dar conta da frota . vale lembrar q estamos chegando proximo do final do ano e os onibus de 2005 já teriam em tese q estarem pelo menos encomendados ou ja começarem a ser entregues pelas encarroçadoras , por enquanto nenhum pedido foi feito pela SAMBAIBA , p/ terminar vc. amigo J. sabia q NEO BUS tem uma loja na AV. ENG. CAETANO ALVARES ( bairro do limão ) ? em campinas aonde as empresas do sr. belarmino são 100 % na cidade lá rodam NEO BUS , COMIL E MARCOPOLO, no mais abçs e obrigado por contribuir com a nossa querida ZN. atraves deste blog, tenho outras informações sobre a SAMBAIBA , fico no aguardo para se for do seu interesse assim divulgar aqui .

Deixe uma resposta para jairCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading