Mercedes-Benz anuncia venda de 250 ônibus para Salvador e 472 para Vitória

ônibus articulado

Mercedes-Benz anuncia a venda de 250 ônibus para o sistema de Salvador e de 472 para a cidade de Vitória. Na capital do Espírito Santo, entre os modelos adquiridos, estão unidades do O 500 MA, ônibus articulado. Divulgação Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz anuncia venda de 250 chassis para renovação da frota de Salvador e de 472 para Vitória
A concorrente Volkswagen/MAN já havia noticiado a comercialização de 750 unidades para a capital da Bahia

ADAMO BAZANI – CBN

Mercedes-Benz ou Volkswagen?
A dúvida comum entre muitos frotistas de veículos urbanos, especialmente os de motor dianteiro, entusiastas e técnicos em transportes mostra que, apesar da liderança da Mercedes-Benz, que hoje detém 46% do mercado geral de ônibus e 67% no segmento de urbanos, a concorrência entre as duas marcas de origem alemã tende a se tornar cada vez mais acirrada. Exemplo disso é a renovação da frota de ônibus do sistema de transporte público de Salvador.
Após a MAN Latin America, que detém a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, ter noticiado na semana passada a venda de 750 ônibus para a capital baiana, nesta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2014, a Mercedes-Benz anuncia a comercialização de 250 chassis para o sistema.
A exemplo dos ônibus da Volks, todos são de motor dianteiro: 200 unidades correspondem ao modelo OF-1721 e 50 são ônibus OF-1724.
Em nota, o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, diz que a atuação da marca na Bahia tem aumentado.
“De um total de 540 chassis comprados pelas empresas de Salvador, a Mercedes-Benz forneceu quase 50%. O reduzido consumo de combustível dos chassis urbanos, somado ao baixo custo operacional e de manutenção, foram determinantes para a escolha dos clientes”
Ele ainda destacou a participação da Mercedes-Benz na renovação da frota de regiões metropolitanas como de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, São Luís, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Em algumas destas regiões, a marca também comemora a venda de ônibus urbanos de mais categoria, como os veículos de motor traseiro, sendo uma parte destinada para padrões operacionais de corredores de trânsito rápido para ônibus, BRT – Bus Rapid Transit

ESPÍRITO SANTO:

A Mercedes-Benz também anunciou nesta quarta-feira, a comercialização de 472 ônibus para os serviços de transportes urbanos em Vitória, no Espírito Santo.
Entre os modelos vendidos pela montadora com sede em São Bernardo do Campo estão: OF 1721 (motor dianteiro), OF 1721 L (motor dianteiro com suspensão pneumática) e o O 500 MA, articulado de piso alto com motor traseiro.
Segundo a Mercedes-Benz, a marca atende a 100% da licitação para renovação da frota na capital capixaba.
As entregas dos chassis devem ocorrer ao longo deste mês de outubro. Eles receberão carrocerias de diversas marcas e devem entrar em operação no início de 2015.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Mercedes-Benz anuncia venda de 250 ônibus para Salvador e 472 para Vitória

  1. Amigos, boa noite.

    A conta nao fecha.

    O post de 24.09.14, informa que a MAN sera responsavel por 90% da frota de Salvador

    Att,

    Paulo Gil

  2. Pode ser ainda que 90% dos ônibus renovados de SALVADOR e que tenham a marca VW incluam também carros anos 2013 e 2014 ou seja os que foram comprados nos dois últimos anos e que somam-se aos 750 VW e 250 Mercedes que terão ano do chassis 2014 e ano do modelo 2015. Então, supondo que sejam 2500 ônibus, 250 sendo Mercedes ano 2015/2014 e 2250 sendo TODOS da VW, aí a conta dos 90% de VW fecharia.
    SALVADOR tem pouco mais de 3.600 ônibus em sua frota distribuída em 18 empresas diferentes e nas quais incluems-se os microônibus das cooperativas e os ônibus rodoviários que fazem linhas urbanas especiais (seletivas/executivas)dentro da capital soteropolitana.

    • Na nota da VW, ela informa uma nova compra de 750 chassis para renovação de 90% da frota de Salvador. Já na nota da Mercedes, ela diz que dos 540 chassis que foram comprados anteriormente, quase 50% são dela e na mesma nota, ela informa que foram vendidos mais 250 chassis, sendo 200 do modelo OF-1721 e 50 do modelo OF-1724.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: