CORREDORES DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO – Confira a situação das obras

ônibus São Paulo

Ônibus em São Paulo. Secretário municipal dos transportes, Jilmar Tatto, anuncia que em 60 dias deve ter início a licitação de 41,4 quilômetros de corredores de ônibus. Maioria dos espaços que Haddad prometeu entregar até o final da gestão foi planejada e licitada na época do prefeito anterior, Gilberto Kassab. Foto: Adamo Bazani.

Licitação de 41,4 quilômetros de corredores de ônibus em São Paulo deve ser lançada em dois meses
Maioria dos corredores anunciada por Haddad em sua promessa de campanha e no plano de metas teve licitação iniciada na gestão de Kassab.
TEXTO/APURAÇÃO: ADAMO BAZANI – CBN
Com informações: Felipe Amorim – Agora São Paulo
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, estima que em dois meses devem ser lançados os editais de licitação de 41,4 quilômetros de corredores de ônibus na cidade.
Segundo ele, em aproximadamente 30 dias a prefeitura deve concluir a documentação para a liberação das verbas do governo federal, na ordem de R$ 1,9 bilhão, para estes corredores.
Depois, serão necessários mais 30 dias para que sejam feitos os ajustes para o início do processo licitatório.
Os corredores são os seguintes:
Radial Leste (trecho 3) – 9,4 quilômetros de extensão.
Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf – 16 quilômetros de extensão.
Perimetral Itaim Paulista/São Mateus – 16 quilômetros de extensão.
MAIORIA DOS CORREDORES PROMETIDA POR HADDAD FOI LICITADA NA GESTÃO KASSAB:
Pode ter sido induzido ao erro quem pensa que, quando o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, prometeu entregar 150 quilômetros de corredores de ônibus até o final da gestão, ele se referia a apenas a novos projetos criados.
Hoje, a prefeitura de São Paulo estima que 165,5 quilômetros de corredores de ônibus, entre simples, expressos e BRTs (mais modernos) devem estar em obras até o final de 2016.
No entanto, deste total, 41,4 quilômetros são de fato licitados pela atual gestação. A grande maioria, 124,1 quilômetros faz parte de licitações da gestão anterior, de Gilberto Kassab.
No entanto, a prefeitura de São Paulo diz que alguns destes projetos tiveram de ser alterados para padrões mais modernos.
Os 165,5 quilômetros de corredores de ônibus devem ter um custo total de R$ 5,4 bilhões. A estimativa da prefeitura é de que R$ 4,5 bilhões sejam financiados pelo governo federal e R$ 900 milhões correspondam às contrapartidas dos cofres públicos municipais.
Deste total de corredores, o TCM – Tribunal de Contas do Município barrou a licitação de R$ 128 quilômetros, alegando problemas nos projetos básicos e principalmente falta de comprovação da origem de recursos.
A prefeitura de São Paulo então cancelou a licitação destes espaços já para lançar os editais com base nas verbas liberadas pelo governo federal.
SITUAÇÃO ATUAL DAS OBRAS DOS CORREDORES DE ÔNIBUS DE SÃO PAULO:
De acordo com a prefeitura de São Paulo, já estão em obras 37,5 quilômetros de corredores de ônibus, que tiveram início em julho. Já 60,8 quilômetros devem receber licença ambiental e ter início das obras em outubro deste ano e outros 25,8 quilômetros já foram licitados, mas ainda não receberam o licenciamento.
ACOMPANHE CADA UM DELES:
*** CORREDORES DE ÔNIBUS QUE JÁ ESTÃO EM OBRAS:
– Inajar de Sousa: 14,6 quilômetros de extensão.
– Ponte Baixa: 3,1 quilômetros de extensão.
– Berrini – trecho 1: 3,3 quilômetros de extensão.
– Estrada M’Boi Mirim/Santo Amaro: 8 quilômetros de extensão.
– Binário Santo Amaro: 8,5 quilômetros de extensão.
*** CORREDORES DE ÔNIBUS CUJAS OBRAS DEVEM COMEÇAR EM OUTUBRO:
– Capão Redondo/Campo Limpo/Vila Sônia: 12 quilômetros de extensão.
– Leste Aricanduva: 14 quilômetros de extensão.
– Berrini – trecho 2: 2,8 quilômetros de extensão.
– Terminal Jardim Ângela/Viário: 1 quilômetro de extensão.
– Radial Leste – trecho 1: 12 quilômetros de extensão.
– Radial Leste – trecho 2: 5 quilômetros de extensão.
– Leste Itaquera: 14 quilômetros de extensão.
*** CORREDORES JÁ LICITADOS, MAS QUE AINDA NÃO POSSUEM LICENÇA AMBIENTAL:
– Estrada M’Boi Mirim/Estrada do Cachoeirinha: 6 quilômetros de extensão.
– Carlos Caldeira Filho: 3,5 quilômetros de extensão.
– Guavirutuba/Guarapiranga: 5,7 quilômetros de extensão.
– Dona Belmira Marin – trecho 1: 3,1 quilômetros de extensão.
– Agamenon/Baronesa: 7,5 quilômetros de extensão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações Felipe Amorim – Agora São Paulo

Comentários

Comentários

  1. Adamo fico feliz com a notícia do corredor da Radial precisa ha muito tempo de um aqui espero que as obras comecem logo,só uma duvida Adamo sabe dizer que trecho é esse do corredor Radial 3?Porque no site da Spobras onde mostram os projetos ele não existe.

  2. Rafael Dan de Souza disse:

    Ola Adamo Tenho uma pergunda hoje eu vi no site da sptrans que amanha sera inaugurada na rua do gasometro uma nova faixa que sera a esquerda pergundo se os trolebus da linha 2290/10 só irão circular aqueles já adaptados com porta à esquerda ou não? Um abraço Rafael Dan

    1. Olá. Vou verificar Rafael.
      Abraços

  3. Rafael Dan de Souza disse:

    Ok Adamo abraço

  4. Rafael Dan de Souza disse:

    Sou ouvinte da rádio CBN e também sou um busologo e acompanho as notícias refentes desse assunto tanto em sp como no Brasil pois gosto de ficar bem informado. Sempre gostei disso. Quando eu era pequeno e morava no bairro de São Mateus zl eu ficava indignado com as falcatruas que ocorreiam com a viaçao cidade tiradentes depois himalaia depois novo horizonte consorcio leste 4. A 4 anos atrás eu mudei de São Mateus e vim para vila formosa tambem zl e acompanhei atento ao descredenciamento do consorcio leste 4 e a entrada da ambiental e da express transporte urbano. Fico feliz de saber que voce alem de jornalista é também busologo e anda de ônibus para ir trabalhar de Santo andre a sp av paulista para nos informar de tudo o que acontece no trânsito de sp. Um abraço Rafael

    1. Opa, muito obrigado Rafael,.
      Realmente esse gosto por transprotes contagia e em muitos começa desde cedo.
      Abraços

  5. Gabriel disse:

    Adamo, obrigado pelo acompanhamento das obras/liberações de obras e licenças.
    Agora tem obras de terminais licitadas que até agora não tem ordem de serviço! E são obras importantes e ninguém fala nada por ai.
    Abraços

  6. Adamo não respondeu minha pergunta hein.

    1. Estou tentando checar a informação. Não é fácil um trabalho de checagem para dar uma notícia correta.
      Procuro, mas também não tenho respostas para tudo na hora também, hein.
      Quando tiver (e se eu tiver) eu posto
      Abraços

      1. Carlos Roberto disse:

        As informações sobre trecho Leste 3:
        O Corredor Radial Leste trecho 3, com extensão de 9,5 km encontra-se na Zona Leste da cidade, inicia-se na confluência da Avenida Águia de Haiá com Rua José Pinheiro Borges seguindo por esta , onde muda de denominação para Copenhague seguindo até Rua Capitão Pucci sob o viaduto Antonio Silvio Cunha Bueno e é de extrema importância para a região onde proporcionará, em conjunto com os demais trechos deste corredor.

      2. Obrigado Carlos Roberto.
        abraços

  7. Rafael Dan de Souza disse:

    Eu fiquei feliz que você leu minhas mensagens e estarei acompanhando voce na rádio e no blog do ponto de onibus um abraço Rafael

  8. Adamo obrigado por responder é que você demorou a responder eu achei que não tinha lido rs,ai Rafael Dan obrigado por responder sou aqui da zona leste Itaquera e acompanho as informações aqui sempre,minha dúvida era só quanto ao trecho que eu não sabia porque não tem no site da Spobras,só tem até o trecho 2.

  9. J disse:

    ENQUANTO ISSO, A AVENIDA GUILHERME COTCHING, NA VILA MARIA, AO INVÉS DE RECEBER UM CORREDOR DE ÔNIBUS, Q PODERIA SE LIGAR AO POLEMICO AINDA INEXISTENTE CORREDOR DA AVENIDA CELSO GARCIA, E QUEM SABE ATÉ COM O FUTURO DA RADIAL LESTE…RECEBEU UMA PORCARIA DE UMA CICLOFAIXA ESQUISITA NO CANTEIRO CENTRAL…E AS FAIXAS A DIREITA LÁ EXISTENTES, NA GUILHERME COTCHING, ASSIM COMO MUITAS EM SP/SP, SÃO MAL FISCALIZADAS SEM CAMERAS P/ MONITORAMENTOS…E SEMPRE SENDO DESRESPEITADAS! MESMO Q SEJAM NOS HORÁRIOS EM Q DEVEM SER UTILIZADAS! E A AVENIDA BRAS LEME, ENTRE SANTANA E A AVENIDA RUDGE, DEVERIA SIM RECEBER UM CORREDOR DE ÔNIBUS E SER MELHOR APROVEITADA, QUEM SABE PRA DESAFOGAR A PORCARIA EM Q SE TRANSFORMOU O TERMINAL DO METRÔ SANTANA! SÓ ACHO NÉ…MAS O KASSAB BUNDA-MOLE “TREMEU NAS BASES” P/ AS MADAMES, ESPOSAS E FILHAS E ETC. …DOS MILICOS DO CAMPO DE MARTE…Q FAZEM CORRIDAS NO CANTEIRO CENTRAL DA VIA…P…Q PARIU! E A GENTE Q SE FERRA! MISERICÓRDIA JESUS QUERIDO! AVE MARIA! É MUITA BABOSEIRA ESSA PREFEITURA NOSSA!

  10. J disse:

    Caro Adamo! boa tarde! como andam as obras do Corredor Metropolitano Guarulhos (TABOÃO…)/ São Paulo (METRÔ TUCURUVI)? A EMTU está PROIBIDA…(kkkkk) de mostrar os videos com os andamentos das obras, por causa dessa “cômica) Lei Eleitoral! abraço!

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