Com novo sistema, idoso não precisará renovar Bilhete Único
Publicado em: 10 de setembro de 2014
Com novo sistema, idoso não precisará renovar Bilhete Único
Pedidos de primeira e segunda serão feitos através dos Correios. Já Cartão BOM continua sem ser emitido, apesar de gratuidade
ADAMO BAZANI – CBN
A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2014, um novo sistema para aquisição e renovação do Bilhete Único destinado a passageiros com 60 anos ou mais.
A partir de hoje, o Bilhete Único para o idoso será renovado automaticamente sem a necessidade de o passageiro ir a um posto da SPTrans ou fazer um cadastro pela internet.
Os dados das 860 mil gratuidades para idosos que constam nos cadastros da SPTrans serão cruzados com o SNO – Sistema Nacional de Óbitos.
Isso identificará a necessidade de manter determinado bilhete.
Segundo a gerenciadora SPTrans – São Paulo Transporte, o cruzamento de dados pode evitar fraudes e que as pessoas fiquem em filas para a renovação anual do bilhete.
O cruzamento de dados será feito mensalmente.
RECONHECIMENTO FACIAL:
A partir do primeiro trimestre de 2015, as catracas dos ônibus municipais de São Paulo terão sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes em gratuidades como as concedidas a idosos.
Não haverá mais necessidade de o cobrador do ônibus checar a identidade e o Bilhete. Ao encostar o cartão no validador, a catraca será liberada automaticamente, mas um aparelho vai tirar fotos do passageiro. Depois haverá comparação com o banco de dados da SPTrans.
Caso seja verificada suspeita de fraude, o cartão pode ser bloqueado e o passageiro chamado para o desbloqueio.
De acordo com a SPTrans, hoje o índice de fraudes nas gratuidades é de 5% do total de passageiros com este direito.
EMISSÃO PELOS CORREIOS:
Outra facilidade anunciada nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Transportes é que a partir de agora a solicitação de primeira ou segunda via do Bilhete Único para idoso será feita apenas por Correio, sem necessidade de o passageiro enfrentar filas.
O passageiro deve enviar o pedido para a Rua Boa Vista, 88 – Centro – São Paulo/SP CEP: 01014-970.
É necessário mandar uma foto 3X4 recente e sem data e as cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), CPF e comprovante recente de residência.
Perdas ou furtos do Bilhete Único serão comunicados pelo telefone 156 para solicitação de nova via sem a necessidade de o passageiro ir até um posto para fazer esta comunicação.
CARTÃO BOM:
Enquanto isso, a vida de quem tem 60 anos ou mais de quem depende dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos não tem sido nada fácil.
Desde 07 de julho, após o governador Geraldo Alckmin ter regulamentado a lei que garante gratuidade para passageiros com 60 anos ou mais neste ônibus, estas pessoas devem ser transportadas sem pagamento de tarifa.
No entanto, a Autopass Promobom, empresa particular pertencente a companhias de ônibus, não está emitindo o Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano para quem possui idade entre 60 e 64 anos.
A alegação é de problemas técnicos.
A EMTU diz que com a apresentação do RG ao motorista, cobrador ou agente de catraca de terminal, devem permitir que o idoso a partir desta idade seja transportado gratuitamente.
No entanto, ainda assim existem motoristas, cobradores e agentes que negam o acesso ao transporte gratuito. A negativa deve ser denunciada à EMTU: 0800 724 05 55
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Esta Lei regulamentada em 02/07/2014 foi aprovada em Outubro de 2013,portanto é muito estranho que a EMTU venha com esta desculpa e outra coisa nenhum Motorista ou Fiscal tem conhecimento desta Lei e não permitem o acesso Livre nos Onibus as pessoas que tenham menos de 65 anos. Portanto o minimo que a EMTU deveria fazer é colar avisos em todos os Onibus Urbanos do Estado de SP esclarecendo esta Lei.
Adamo gostaria de fazer uma denuncia, a VIP esta tratando os passageiros das linhas de São Mateus de maneira preconceituosa e desigual em relação a outras linhas, como por exemplo a linha 4311-10 São Mateus X Pq. Dom PedroII, enquanto roda com onibus com 8, 9 e ate 10 anos, as linhas 908 Butanta e 930 Pinheiros, eles estão substituindo onibus anos 2007, 2008 e 2009 até 2011, por ônibus 2014, isto e ou não e tratamento desigual e preconceituoso, o voto de quem morra em São Mateus vale menos do que que morra em Pinheiros, o valor da passagem e diferente, então porque esta disparidade, acho que e caso de auditoria dp Ministério Publico, fora os intervalos que de 6 minutos hoje chegam a 20 minutos, como dia 10 as 17:30hs simplesmente na linha 4311-10 não tinha ônibus, e olha que como falei são todos ano 2004, 2005 e uns poucos 2006, fora a sujeira dos ônibus parece que foram tirados do ferro velho, parabens, VIP que de VIP não tem nada..
Gostaria de saber aonde a gente tem que ir quando o beneficio do bilhete unico for negado a um deficiente???? Pelo telefone a gente não consegue falar. Aguardo retorno com urgencia Agradeço
Olá Tereza. O indicado é ir a um posto da SPTrans. Caso contrário, há medidas judiciais.
Gostaria que me explicassem o seguinte: Só uso o meu cartão de idoso quando preciso, outro dia ao usá-lo no ônibus passou normal em seguida ao passá-lo no metrô deu como bloqueado, na volta a mesma coisa. Segundo o que li acima isso acontece quando a suspeita de fraude. Fraude?! Do que se quase não utilizo ? Se possível gostaria de uma explicação. E não fui chamada para desbloqueio, qual a providência? Aguardo resposta, desde já agradeço.
Seria interessante em contato com o Metrô
Ester Ferreira Gomes, eu passei na catraca do metrô, com meu bilhete especial idoso c/minha neta, o funcionário recolheu e não quis me devolver, como devo proceder para tê-lo de volta?
Meu bilhete único especial quebrou, solicitei outro no sistema já faz pelo menos dois meses e até hoje não chegou. Tenho sempre o desconforto de descer pela porta da frente. O que tenho que fazer
Meu cartão esta bloqueado não sei porque como posso fazer para reabilitar outra vez
Meu cartão senior está bloqueado pq ficou inativo mais de 30 dias em virtude de a pandemia. A quem a gente reclama?