Com novo sistema, idoso não precisará renovar Bilhete Único

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Ônibus em São Paulo. Passageiro idoso não precisará mais ir a posto da SPTrans. Bilhete Único será renovado automaticamente Foto: Adamo Bazani

Com novo sistema, idoso não precisará renovar Bilhete Único
Pedidos de primeira e segunda serão feitos através dos Correios. Já Cartão BOM continua sem ser emitido, apesar de gratuidade
ADAMO BAZANI – CBN
A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2014, um novo sistema para aquisição e renovação do Bilhete Único destinado a passageiros com 60 anos ou mais.
A partir de hoje, o Bilhete Único para o idoso será renovado automaticamente sem a necessidade de o passageiro ir a um posto da SPTrans ou fazer um cadastro pela internet.
Os dados das 860 mil gratuidades para idosos que constam nos cadastros da SPTrans serão cruzados com o SNO – Sistema Nacional de Óbitos.
Isso identificará a necessidade de manter determinado bilhete.
Segundo a gerenciadora SPTrans – São Paulo Transporte, o cruzamento de dados pode evitar fraudes e que as pessoas fiquem em filas para a renovação anual do bilhete.
O cruzamento de dados será feito mensalmente.
RECONHECIMENTO FACIAL:
A partir do primeiro trimestre de 2015, as catracas dos ônibus municipais de São Paulo terão sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes em gratuidades como as concedidas a idosos.
Não haverá mais necessidade de o cobrador do ônibus checar a identidade e o Bilhete. Ao encostar o cartão no validador, a catraca será liberada automaticamente, mas um aparelho vai tirar fotos do passageiro. Depois haverá comparação com o banco de dados da SPTrans.
Caso seja verificada suspeita de fraude, o cartão pode ser bloqueado e o passageiro chamado para o desbloqueio.
De acordo com a SPTrans, hoje o índice de fraudes nas gratuidades é de 5% do total de passageiros com este direito.
EMISSÃO PELOS CORREIOS:
Outra facilidade anunciada nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Transportes é que a partir de agora a solicitação de primeira ou segunda via do Bilhete Único para idoso será feita apenas por Correio, sem necessidade de o passageiro enfrentar filas.
O passageiro deve enviar o pedido para a Rua Boa Vista, 88 – Centro – São Paulo/SP CEP: 01014-970.
É necessário mandar uma foto 3X4 recente e sem data e as cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), CPF e comprovante recente de residência.
Perdas ou furtos do Bilhete Único serão comunicados pelo telefone 156 para solicitação de nova via sem a necessidade de o passageiro ir até um posto para fazer esta comunicação.
CARTÃO BOM:
Enquanto isso, a vida de quem tem 60 anos ou mais de quem depende dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos não tem sido nada fácil.
Desde 07 de julho, após o governador Geraldo Alckmin ter regulamentado a lei que garante gratuidade para passageiros com 60 anos ou mais neste ônibus, estas pessoas devem ser transportadas sem pagamento de tarifa.
No entanto, a Autopass Promobom, empresa particular pertencente a companhias de ônibus, não está emitindo o Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano para quem possui idade entre 60 e 64 anos.
A alegação é de problemas técnicos.
A EMTU diz que com a apresentação do RG ao motorista, cobrador ou agente de catraca de terminal, devem permitir que o idoso a partir desta idade seja transportado gratuitamente.
No entanto, ainda assim existem motoristas, cobradores e agentes que negam o acesso ao transporte gratuito. A negativa deve ser denunciada à EMTU: 0800 724 05 55
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Helio Jacinto Pereira disse:

    Esta Lei regulamentada em 02/07/2014 foi aprovada em Outubro de 2013,portanto é muito estranho que a EMTU venha com esta desculpa e outra coisa nenhum Motorista ou Fiscal tem conhecimento desta Lei e não permitem o acesso Livre nos Onibus as pessoas que tenham menos de 65 anos. Portanto o minimo que a EMTU deveria fazer é colar avisos em todos os Onibus Urbanos do Estado de SP esclarecendo esta Lei.

  2. Pedro disse:

    Adamo gostaria de fazer uma denuncia, a VIP esta tratando os passageiros das linhas de São Mateus de maneira preconceituosa e desigual em relação a outras linhas, como por exemplo a linha 4311-10 São Mateus X Pq. Dom PedroII, enquanto roda com onibus com 8, 9 e ate 10 anos, as linhas 908 Butanta e 930 Pinheiros, eles estão substituindo onibus anos 2007, 2008 e 2009 até 2011, por ônibus 2014, isto e ou não e tratamento desigual e preconceituoso, o voto de quem morra em São Mateus vale menos do que que morra em Pinheiros, o valor da passagem e diferente, então porque esta disparidade, acho que e caso de auditoria dp Ministério Publico, fora os intervalos que de 6 minutos hoje chegam a 20 minutos, como dia 10 as 17:30hs simplesmente na linha 4311-10 não tinha ônibus, e olha que como falei são todos ano 2004, 2005 e uns poucos 2006, fora a sujeira dos ônibus parece que foram tirados do ferro velho, parabens, VIP que de VIP não tem nada..

  3. tereza disse:

    Gostaria de saber aonde a gente tem que ir quando o beneficio do bilhete unico for negado a um deficiente???? Pelo telefone a gente não consegue falar. Aguardo retorno com urgencia Agradeço

    1. Olá Tereza. O indicado é ir a um posto da SPTrans. Caso contrário, há medidas judiciais.

  4. Maria de Lourdes Guerreiro Pinheiro disse:

    Gostaria que me explicassem o seguinte: Só uso o meu cartão de idoso quando preciso, outro dia ao usá-lo no ônibus passou normal em seguida ao passá-lo no metrô deu como bloqueado, na volta a mesma coisa. Segundo o que li acima isso acontece quando a suspeita de fraude. Fraude?! Do que se quase não utilizo ? Se possível gostaria de uma explicação. E não fui chamada para desbloqueio, qual a providência? Aguardo resposta, desde já agradeço.

    1. Seria interessante em contato com o Metrô

  5. estrer disse:

    Ester Ferreira Gomes, eu passei na catraca do metrô, com meu bilhete especial idoso c/minha neta, o funcionário recolheu e não quis me devolver, como devo proceder para tê-lo de volta?

  6. GILBERTO DE MEDEIRO MATTOS disse:

    Meu bilhete único especial quebrou, solicitei outro no sistema já faz pelo menos dois meses e até hoje não chegou. Tenho sempre o desconforto de descer pela porta da frente. O que tenho que fazer

  7. Conceição Aparecida Rodrigues Sant'anna disse:

    Meu cartão esta bloqueado não sei porque como posso fazer para reabilitar outra vez

  8. ELOISA BARRETO PINTO disse:

    Meu cartão senior está bloqueado pq ficou inativo mais de 30 dias em virtude de a pandemia. A quem a gente reclama?

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