Ônibus ficaram 68,7% mais rápidos em novas faixas exclusivas de São Paulo
Publicado em: 8 de setembro de 2014
Ônibus tiveram aumento de 68,7% de velocidade em 66 trechos de faixas exclusivas, diz estudo da CET revelado nesta segunda-feira
Segundo a companhia, na Ponte do Jaguaré, foi registrado o maior ganho, de mais de 300%
ADAMO BAZANI – CBN
Os ônibus em São Paulo ficaram 68,7% mais rápidos nas mais recentes faixas exclusivas, de acordo com levantamento da CET, divulgado nesta segunda-feira, dia 08 de setembro de 2014.
A Companhia de Engenharia de Tráfego realizou a medição de tempo de viagem dos ônibus em 66 trechos inaugurados entre os dias 13 de janeiro e 22 de agosto deste ano, que somam quase 60 quilômetros de extensão.
A velocidade média dos veículos de transporte coletivo subiu de 12,4 quilômetros para 20,8 quilômetros por hora
As medições foram feitas uma semana antes da implantação de cada faixa e na primeira semana de implantação.
De acordo com o estudo, o maior ganho foi na ponte do Jaguaré. Aumento de 317,3 por cento.
Os técnicos da CET usaram cronômetros para acompanhar o desempenho dos ônibus.
A cidade recebeu desde janeiro de 2013, 356 quilômetros e 400 metros deste tipo de espaço para o transporte público.
Antes, a cidade tinha 105 quilômetros, totalizando agora 461 quilômetros e 400 metros de faixas exclusivas para ônibus.
De São Paulo, Adamo Bazani
CONFIRA NOTA COMPLETA DA CET:
Velocidade média em faixas exclusivas implantadas este ano tem ganho médio de 68,7% para o transporte coletivo
A CET concluiu a medição em 66 trechos de faixas exclusivas, num universo de 59,3 Km. A velocidade média aumentou de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h em dados coletados antes da implantação das faixas e na semana após a ativação dos projetos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acaba de concluir uma nova amostragem a respeito da velocidade média praticada pelos ônibus nas faixas exclusivas. Neste novo cenário, a pesquisa foi feita em 66 trechos de faixas exclusivas inauguradas entre o dia 13 de janeiro e 25 de agosto de 2014, que representam 59,3 Km aproximadamente. A amostragem revela um crescimento de 68,7% na velocidade média desempenhada pelos ônibus, com aumento de 12,4 Km /h para 20,8 Km/h.
O trabalho foi feito pela equipe de operação da Companhia e as velocidades foram medidas através de cronômetro.
Em cada uma das faixas pesquisadas a medição foi feita uma semana antes da implantação da faixa exclusiva e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. O melhor resultado entre todas as faixas inauguradas este ano pôde ser observado na ativação da Ponte do Jaguaré, com melhora de 317,3% na velocidade média dos coletivos. Antes da implantação, a velocidade média no trecho era de 10,8 Km/h. Após a segregação de pista, a velocidade média subiu para 44,9 Km/h.
A faixa da Ponte do Jaguaré foi inaugurada no dia 31 de março. Pelo local, no trecho onde a faixa foi implantada, circulam 12 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, transportando 50.508 passageiros por dia útil. A frequência média é de 52 ônibus/hora pico. Já no sentido Bairro, passam 12 linhas de ônibus, levando 51.202 passageiros, numa freqüência média de 49 ônibus/hora pico.
As faixas exclusivas implantadas na Região da Vila Mariana também apresentaram bons resultados no desempenho dos coletivos. Na Avenida Lins de Vasconcelos, por exemplo, no trecho entre a Avenida Lacerda Franco e a Rua Coronel Diogo, o aumento foi de mais de 140% – a velocidade média subiu de 12,1 para 29,3 Km/h.
Em uma das mais recentes faixas exclusivas implantadas, no trecho urbano da Via Anchieta, na Zona Sul da cidade, o estudo sobre a velocidade dos ônibus mostrou que a implantação do projeto resultou em ganho médio de 84,7% na velocidade dos ônibus na faixa em direção à São Bernardo do Campo (Bairro). A velocidade média passou de 9,9km/h para 18,4 km/h.
Já em relação ao sentido contrário, em direção ao Ipiranga (Centro), o ganho foi menor, mas ainda assim significativo. Os ônibus passaram a circular com velocidade média de 25,4 km/h ante 20,8 km/h antes da implantação da faixa, com aumento de 22%.
A faixa exclusiva da Via Anchieta tem 1,5 km de extensão e funciona desde o dia 18 de agosto deste ano em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas e das 17 às 21 horas, da seguinte forma:
No sentido São Bernardo do Campo, no trecho entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito e no sentido Ipiranga, entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.
Pela Via Anchieta, no trecho da implantação, circulam 10 linhas de ônibus intermunicipais, com freqüência média de 61 ônibus/hora intermunicipais, transportando 51 mil passageiros em média por dia útil.
Em relação ao transporte público municipal, passam cinco linhas de ônibus, levando em média 51 mil passageiros/dia útil, numa freqüência de 36 ônibus por hora.
Monitoramento
A Engenharia de Campo da CET segue acompanhando o desempenho dos projetos, observando a fluidez e a segurança do trânsito, podendo ser feitas adequações sempre que necessário.
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Achei estranho é citado que : “Os onibus ganham 68,7% de Velocidade Médica”. Sera que houve um erro de digitação ? Outra coisa a EMTU quando se ligava 08007711800 informava que: “em breve estaremos fornecendo o Bilhete Sênior para pessoas entre 60 e 64 anos”, agora esta informação foi RETIRADA e é citado que o Bilhete Sênior só sera fornecido para pessoas que já completaram 65 anos. Sera que a Lei que garantia o direito dos idosos que já completaram 60 anos perdeu a validade ?
Sim Hélio, foi digitação. Grato.
Quanto ao BOM, é como está em outras matérias. A orientação é de o motorista e cobrador aceitarem a apresentação do RG.
Amigos, boa noite.
Ideeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeia de Paulo Gil.
Ta postada aqui no Blog, antes de fazer.
Na Av. Jaguare, deve ser somado um monte de linhas da EMTOSA que utilizam a faixa.
Quanto ao resultado da Av. Jaguare, este era PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Agora falta corrigir o horario da faixa da Corifeu.
Att,
Paulo Gil
Sem hipocrisia Haddad faltam os corredores,ao menos tem que ser feitos em duas regiões diferentes como ZL e ZN.
Não deveria haver faixa na Anchieta, o que adianta o ônibus ganhar 5 minutos no trecho urbano e perder 30 minutos até conseguir chegar lá.
Em função dessa faixa, houve afunilamento para entrar na Anchieta.
Muita gente está chegando atrasado no trabalho em função disso!
Uma obra é feita para agradar o máximo de pessoas, neste caso da faixa de ônibus houve uma divisão entre os favoráveis e não favoráveis na Anchieta!
Queria que os tecnicos mostrassem não o tempo ganho apenas no 1,5 km, mas o tempo total da viagem entre os pontos iniciais e finais que se utilizam da faixa da Via Anchieta, se diminuiu o mesmo percentual alardeado. Adamo você que é jornalista e conhece o caminho das pedras, poderia fazer esta pergunta.