Volvo vende 40 articulados de 21 metros para Goiânia
Publicado em: 19 de agosto de 2014
Volvo vende 40 articulados para BRT de Goiânia
Além dos veículos, faz parte do pacote um sistema de monitoramento e gestão de tráfego
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo Bus Latin américa anunciou que a concessionária Suécia venceu a licitação realizada pelo Governo do Estado de Goiás e vai fornecer até setembro 40 ônibus articulados para a Metrobus operar o sistema de corredor exclusivo para ônibus, BRT – Bus Rapid Transit, do Eixo Anhanguera.
Além dos ônibus, o pacote conta sistema de gestão de tráfego e gestão de frota.
De acordo com a Volvo, o sistema ITS4mobility permite o monitoramento da frota e indica a localização dos veículos no trajeto e o tempo previsto de trajeto. Em tempo real, os passageiros têm a possibilidade de saber dos horários de chegada dos ônibus aos pontos de parada em cada uma das linhas. As informações estão disponíveis pela internet, mensagens de texto no celular, central de atendimento telefônico e painéis em estações de transferência e terminais.
Para as empresas de ônibus , estes dados aumentam a eficiência e qualidade no atendimento. É possível agir de maneira rápida em casos de emergência que necessitem alterações das operações e pode criar um banco de dados para verificar problemas reincidentes e as melhores soluções.
O sistema de monitoramento é integrado ao sistema de gestão de frota. Ainda segundo a Volvo, o Fleet Manager indica o consumo de combustível, giro do motor, marcha lenta, emissão de poluentes, horário, quilômetros rodados e velocidade média de cada veículo e a postura individualizada de cada motorista, podendo alterar problemas gerais ou específicos.
OS ÔNIBUS:
Os veículos possuem 21 metros de comprimento, podendo transportar 180 passageiros, 20% a mais que os articulados mais antigos, o que pode aumentar a capacidade de atendimento do sistema.
Os modelos possuem caixa de câmbio automática, freio a disco e EBS, controle eletrônico de freios para oferecer maior eficiência nas frenagens, controle de velocidade que permite que a utilização somente a potência necessária para cada aplicação , podendo reduzir em 3% o consumo de diesel.
A concessionária também vendeu um pacote pelo qual vai assumir manutenção dos ônibus, atendendo a frota dentro da garagem com profissionais especializados.
A entrega dos veículos começa em setembro
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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Amigos, boa noite
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Goiania.
O futuro do Brasil esta em Goias.
Enquanto isso, Sampa …
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, no ponto e claro.
Att,
Paulo Gil
Não entendi?
As paradas estão bem próximas uma das outras, não tem itinerário , só faz um caminho, vai e volta, quase uma reta ou meia lua, mais ou menos igual ao Metrô de superfície, o corredor é exclusivo com bloqueios para evitar invasões , há quem interesse gastar tanto dinheiro num sistema sem função??
Paulo Gil, bom dia, houvi um boato de que a VIP, já tem em torno de 40 ônibus novos, piso baixo, motor traseiro, para substituir os velhos das linhas que servem a zona leste principalmente as linhas 4311 e a 4210, e que já encomendou mais 60 articulados, se for verdade sera uma melhora significativa, já que passou da hora, dizem que foi ordem do Haddad, se foi e for verdade parabens, e bom agilizar porque a pressão já esta grande, o descontentamento aumenta dia dia.
Pedro, boa noite.
Boas novas, desejo que isso se torne realidade.
Pois, aqui na 8, estao repintando Apachezinho, coisa que eu nao via ha anos.
Mas com essa licitacao loterica, em mar que tem piranha ate tubarao nada dis costas.
Boa sorte por ai na 3 e na 4.
Abcs,
Paulo Gil
Bem que os empresários de sampa poderiam botar alguns desses para rodar por aqui…