Via Anchieta e Papa João I recebem faixas de ônibus nesta segunda-feira

ônibus de São Paulo

Ônibus em São Paulo. Via Anchieta e Avenida João Paulo I recebem faixas de ônibus nesta segunda-feira. Foto: Adamo Bazani

Via Anchieta e Avenida Papa João Paulo I recebem faixas para ônibus
São Paulo soma agora 460 quilômetros, sendo 352,9 inaugurados somente depois de janeiro do ano passado
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo recebe nesta segunda-feira, dia 18 de agosto de 2014, quatro quilômetros e duzentos metros de faixas exclusivas para ônibus.
No trecho urbano da Via Ancheta, a faixa é de um quilômetro e meio à direita. A operação é nos dois sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6 da manhã às 9 da manhã e das 5 da tarde às 9 horas da noite.
No sentido São Bernardo do Campo, a faixa opera entre a Rua Américo Samarone e a Rua Ribeirão Bonito. Já no sentido Ipiranga, a operação é entre a Rua Budapeste e a Rua Marquês de Maricá.
Pelo local, segundo a CET, nos dois sentidos passam por dia 102 mil passageiros de ônibus municipais. Há também circulação dos ônibus intermunicipais da Viação Imigrantes, Viação Riacho Grande e Viação Triângulo, que são do ABC Paulista. Eles também podem circular por estes trechos.
Já na zona Noroeste da cidade, a Avenida João Paulo I recebe no sentido centro, 2 quilômetros e 700 metros de faixas de ônibus, em continuação da faixa da Avenida Padre Orlando Garcia e da Avenida Miguel Conejo.
O novo trecho opera de segunda a sexta-feira, das 6 horas da manhã às 9 horas da manhã e é localizado entre a Rua Caiapé e a Rua Baião Parente.
Por este local, passam de acordo com a CET, 95 mil passageiros por dia, somente no sentido centro.
Com estes novos espaços, desde janeiro de 2013, São Paulo soma 352 quilômetros e 900 metros de faixas exclusivas para ônibus. Antes eram 105 quilômetros, totalizando agora na cidade, quase 460 quilômetros de faixas.
O total de corredores exclusivos, espaços considerados mais adequados por oferecerem prioridade de fato ao transporte coletivo, permanece em aproximadamente 120 quilômetros em toda a cidade de São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

18 comentários em Via Anchieta e Papa João I recebem faixas de ônibus nesta segunda-feira

  1. Que bom, o trânsito que normalmente já chega até o Rudge Ramos na Via Anchieta no sentido de SP por causa do afunilamento no trevo do KM 10 no trecho de concessão da Ecovias, agora com certeza chegará até o KM 16 e provavelmente não será mais apenas no pico da manhã.

  2. Amigos, boa noite.aria de de

    Falando em faixa, alguém pode me confirmar se o horário da faixa exclusiva do Buzão na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, está correta ?

    Ou se ela vai seguir o mesmo padrão da Av. Jaguaré (Bairro Centro das 6:00 as 9:00 hs e Centro Bairro das 17:00 as 20:00 hs)

    No meu modesto entendimento a faixa exclusiva do Buzão da Corifeu pode ter o mesmo horário da faixa exclusiva da Av. Jaguaré); porém como eu não tenho o poder da caneta, gostaria que alguém que tivesse a informação correta me esclarecesse aqui o Blog essa dúvida cruel.

    Sabadão, dei um rolê pela cidade e observei que há necessidade da colocação de mais placas as informando o horário da faixa exclusiva do buzão, pois por onde eu passei já era possível utilizá-la com carro normal e muitos outros motoristas estavam fora dela fazendo o trânsito se avolumar desnecessariamente, face ao insuficiente número de placas.

    Aproveitando esta oprtunidade pergunto à CET:

    E o telefone 194, vai voltar a funcionar ?

    Esse 156 pode desativar, porque não serve pra nada.

    Att,

    Paulo Gil

  3. E tem mais: O tempo que os onibus intermunicipais irão perder na Anchieta, não irá compensar com o ganho de tempo nos 1,5 km.

    • Luis, boa noite.

      Nesse caso é melhor seguir com a faixa exclusiva até o Riacho Grande.

      Vc aprova ?

      Att,

      Paulo Gil

      • Desde que seja um sistema eficiente ao estilo do corredor São Mateus – Jabaquara sim. Alias quando inauguraram este corredor a promessa era fazer uma extenção até o Brooklin e outra até o Parque Dom Pedro II (na época não existia o projeto do Fura Fila/Paulistão/Expresso Tiradentes). A extenção até o Brooklin demorou 20 anos e saiu como uma faixa a esquerda. A do Parque Dom Pedro, nunca saiu do papel. Quero deixar claro que na minha opinião o transporte público deve ter sempre a prioridade sobre o individual, mas apenas pintar faixas no asfalto, sem a devida infra-estrutura, sem o piso adequado ( a faixa na Av.Sumaré parece um queijo suíço de tanto buraco que tem) apenas com o intuito de colocar no informe que a cidade tem tantos quilometros de faixa de onibus, não adianta. Desta forma não irá agradar nem ao passageiro de onibus, nem aos demais cidadãos que tambem pagam impostos.

    • Luiz Nunez,
      Não sabia do Plano de levar o corredor ABD até o Terminal D.Pedro.
      Gostei da ideia.
      Caso voce tenha acesso ao mesmo favor informar qual seria o trajeto da conecção com o elevado do ET.
      obrigado

  4. A anchieta ta travando desde o KM 18… Carro e ônibus… ta tudo errado… 1,5 km de faixa matando 10Km… O mínimo de planejamento ja iria ver isto… não foi feito nada… apenas colocaram uma faixa ali sem estudo algum.

    • Concordo. Não fizeram estudo nenhum porque se fosse feito com certeza não implantariam esta droga. Não está ajudando nem quem utiliza ônibus porque os carros que querem entrar nas faixas permitidas ficam parados até alguém deixar. E os ônibus ficam atrás dos carros. Absurdo. Este prefeitinho de São Paulo, vou te falar viu…… E ainda mais é ano de eleição. Sou a favor de faixas exclusivas, só que nos locais certos né?

  5. Olha o resultado da faixa de onibus na manhã desta quinta feira: Ecovias
    @_ecovias
    Anchieta tem tráfego lento do km 22 ao km 10, sentido São Paulo, por excesso de veículos .

    7:51am · 21 Aug 2014 · Scup

    Será que os usuários das linhas 004/431/006/154/152/314/153/218 estão contentes com este congestionamento desde praticamente a Volkswagen para ganhar miseros segundos no 1,5 km de faixa no trecho urbano? Precisamos de politicas de transporte, não de politicagem nos transportes.

  6. é totalmente absurdo!
    Essa faixa piorou ainda mais a vida de quem mora em São Bernardo, tanto para quem usa carro quanto para quem utiliza transporte público…e pior, isso tudo sem beneficiar NINGUÉM pq essa faixa nao interfere em nada a velocidade dos ônibus que circulam naquele trecho, pois lá carros e onibus conviviam bem, nao havia transito pesado, especificamente no sentido são paulo.

  7. essa faixa arruinou quem mora no ABC e trabalha em são paulo, lamentavel, porque não fazem também ciclofaixa e faixa para moto e carro apenas em meia faixa, fica mais facil, afinal quem tem carro em SP é burgues e não merece respeito

  8. Alcides Gastaldo // 25 de agosto de 2014 às 18:58 // Responder

    É simplesmente INACREDITÁVEL!!! Até quando vamos aguentar esses desmandos. O trânsito era ruim, mas fluía, o congestionamento era do KM 13 até o KM 10. Agora está chegando ao KM 18. Está insuportável, e não adianta sair de São Bernardo, antes das 6:00 Hs, o congestionamento já está instalado na Anchieta. Gostaria de saber se a Policia Rodoviária não vai tomar nenhuma providencia? Até quando vamos suportar esses “Gênios” que comandam a Cidade? Basta verificar o tempo que os Ônibus estão demorando pra chegar na Faixa Exclusiva. NÃO DEU CERTO!!! NÃO FUNCIONOU!!! POR FAVOR CORRIJAM.

  9. Será que eu que sou o errado e os técnicos de gabinete que tem razão?
    http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-diasaopaulo/v/passageiros-reclamam-de-implantacao-de-faixa-de-onibus-em-trecho-urbano-da-via-anchieta/3587490/
    Assistam na prática o descalabro que é esta faixa e o estado do onibus da VRG.

  10. Amigos
    Deram outro tiro no pé.
    Falta Estudo e Planejamento.
    Acorda Haddad

  11. Não dá pra acreditar nessa faixa de ônibus ali… Não está funcionando e o trânsito que até fluia não flui mais.. Fica tudo parado. Meu stress aumentou… Por favor, políticos retirem essa faixa exclusiva !!!

  12. Olha, eu visito este blog faz tempo, acho que esta reportagem foi a que mais trouxe reclamações quanto a faixa de ônibus, esta faixa é um erro que prejudica milhares de pessoas. Antes saia de casa as 5:40, terei que sair mais cedo por causa disso. Quando se faz uma obra que ela tenha o mais perto de 100% de aprovação. Pois se o Haddad continuar a fazer faixa na qual há muita reclamação, dificilmente terá reeleição!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: