Ônibus Fretados: prefeitura de São Paulo pode flexibilizar regras

ônibus fretados

Ônibus fretado. Prefeitura estuda flexibilizar áreas de circulação e estacionamento para ônibus de fretamento na cidade de São Paulo. Foto: Adamo Bazani

Fretados: prefeitura de São Paulo pode flexibilizar regras
Umas das alternativas é criar bolsões de estacionamento para estes ônibus perto de atrações turísticas
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de São Paulo estuda flexibilizar as regras para ônibus fretados.
Uma das propostas é criar áreas de estacionamento nas proximidades de atrações turísticas, como parques, museus e até complexos de hotéis.
A circulação e estacionamento para ônibus fretados sofreram uma série de restrições pelo ex-prefeito Gilberto Kassab em 25 de agosto de 2009.
A intenção era melhorar o trânsito, mas na verdade, após um alívio momentâneo, a ação de Kassab acabou estimulando o uso de carros e os congestionamentos ficaram piores em determinadas regiões onde os fretados passaram a ser proibidos de circular.
A prefeitura não descarta a possibilidade de eliminar áreas de Zona Azul destinadas dos carros para abrir mais espaço aos fretados.
Em agosto do ano passado, o prefeito Fernando Haddad, enviou um projeto de lei à Câmara Municipal já prevendo condições mais fáceis para a operação dos ônibus fretados, mas ainda a proposta está em tramitação. Leia os principais pontos neste link:
http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/08/29/onibus-fretados-haddad-flexibiliza-lei-e-aumenta-multas/
O Tranfretur, que representa as empresas de fretamento, apresentou durante reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito nesta quarta-feira, dia 30 de julho de 2014, uma série de sugestões para este tipo de descolamento.
Segundo o sindicato, por dia em São Paulo são feitas 490 mil viagens em ônibus fretados, o que significa 2,3% dos deslocamentos em transportes coletivos.
De acordo com a entidade, os ônibus fretados têm a vantagem de convencer pessoas a deixarem o carro em casa e que não o fariam para usar o transporte coletivo urbano pelo grau maior de conforto nos serviços de fretamento.
O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, disse que os fretados não devem ser liberados para circular nas faixas exclusivas para ônibus urbanos, o que atrapalharia a velocidade dos veículos de linhas municipais, mas que se em algumas vias fossem criadas segundas faixas prioritárias, os ônibus de fretamento estariam entre os veículos que receberiam preferência no tráfego.
MENSALISTAS DE ESTACIONAMENTO TROCARIAM CARROS POR FRETADOS:
O Transfretur realizou uma pesquisa com 750 mensalistas de estacionamentos em oito regiões da cidade de São Paulo.
Cerca de 50% disseram ter um segundo carro para escapar do rodízio municipal de veículos.
Um terço dos entrevistados disse que se interessaria em deixar o carro em casa se houve opção de ônibus de fretamento.
Ainda de acordo com o estudo, se 80% destas pessoas que declararam demonstrar interesse em trocar o carro pelo fretado o fizessem na prática, proporcionalmente haveria uma redução de 5% no número de veículos de passeio durante os horários de pico nas regiões pesquisadas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Ônibus Fretados: prefeitura de São Paulo pode flexibilizar regras

  1. Amigos, boa noite:

    Conforme consta no post acima:

    “A prefeitura de São Paulo estuda flexibilizar as regras para ônibus fretados.
    Uma das propostas é criar áreas de estacionamento nas proximidades de atrações turísticas, como parques, museus e até complexos de hotéis.”

    SAMPA NÃO É UMA CIDADE TURÍSTICA,

    HELOOOOOOOOOOOOOOOOO…

    “O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, disse que os fretados não devem ser liberados para circular nas faixas exclusivas para ônibus urbanos, o que atrapalharia a velocidade dos veículos de linhas municipais, mas que se em algumas vias fossem criadas segundas faixas prioritárias, os ônibus de fretamento estariam entre os veículos que receberiam preferência no tráfego.”

    LOKURA, LOKURA, LOKURA …

    Sampa tá cheia de faixa exclusiva de buzão com horário superdimensionado as quais ficam vazias a maior parte do dia e o fretadão pode rodar numa boa sem prejudicar a velocidDe dos veículos municipais, até porque não tem tanto veículo municipal assim.

    Tanto que como não passou nenhum da fiscalizadora, hoje fui de EMTOSA.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    E falando em faixa exclusiva, quando é que vão definir o horário de cada faixa exclusiva bem como sinalizá-las.

    Att,

    Paulo Gil

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