Prefeitura de Mauá habilita Suzantur em licitação dos transportes da cidade

Suzantur

Ônibus da Suzantur. Empresa foi habilitada pela prefeitura de Mauá em licitação polêmica dos transportes Foto: Adamo Bazani

Prefeitura de Mauá habilita Suzantur em licitação dos transportes
Empresa que assumiu emergencialmente, após descredenciamento polêmico das duas empresas que operavam anteriormente, já realizava compras de ônibus antes do resultado do certame
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, escolheu a Suzantur para ser a operadora única de todo o sistema de transportes na cidade do ABC Paulista.
Apesar de a licitação ter sido barrada pela Justiça de Manaus, que atendida pedido do grupo de Baltazar José de Sousa, em processo de recuperação judicial, a administração do petista Donisete Braga continuou a análise das propostas das empresas. Na quinta-feira, o STJ permitiu o prosseguimento da licitação atendendo ação da prefeitura.
Diferentemente do que o prefeito havia comunicado para parte da imprensa, apenas quatro empresas apresentaram interesse em participar, entre elas a Suzantur.
De acordo com o Diário Oficial do Município, as outras três participantes têm prazo de cinco dias para recorrer:
“CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 008/14 – PROCESSO Nº 12001/2013.
OBJETO: CONCORRÊNCIA do tipo MAIOR OUTORGA, objetivando a CONCESSÃO A TÍTULO ONEROSO PARA EXPLORAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO NO MUNICÍPIO DE MAUÁ.
Em análise a documentação apresentada pelas empresas participantes da presente licitação, a Comissão Permanente de Licitações decide INABILITAR as empresas: EXPRESS TRANSPORTES URBANOS LTDA por deixar de atender o item 70 “c” do edital; PRINCESA TURISMO EIRELI por deixar de atender os itens 87.1 e 87.2 do edital; VIAÇÃO DIADEMA LTDA por deixar de atender os itens 70 “c”, “d”, “e”, “h” e “j” do edital, bem como os itens 87, 87.1 e 87.2 do edital. Quanto à empresa TRANSPORTADORA TURÍSTICA SUZANO LTDA, a mesma apresentou a documentação conforme solicitada no edital estando,portanto HABILITADA a prosseguir no certame. Fica aberto o prazo de 05 (cinco) dias úteis para interposição de recurso, nos termos da Lei 8.666/93.
EDUARDO MONTEIRO PACHECO – PRESIDENTE da CPL” –
http://dom.maua.sp.gov.br/pPublicacao.aspx?ID=4574
A Suzantur entrou de forma emergencial depois de um processo polêmico de descredenciamento das duas operadoras do sistema de transportes: Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, e Leblon Transporte de Passageiros, da família Isaak, do Paraná.
O prefeito Donisete Braga e o ex secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, que se afastou do cargo para se candidatar ao cargo de deputado estadual, alegaram que a Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transportes consultaram os dados da bilhetagem eletrônica sem autorização da prefeitura.
No entanto, a alegação não é consenso nem na própria administração. A procuradora do município, Thaís de Almeida Miana, em 27 de julho do ano passado, sugeriu a realização de uma nova sindicância, mais técnica e precisa, para comprovar a suposta invasão. Ela acatou os argumentos da Leblon de que as empresas foram treinadas pela própria prefeitura para realizarem as consultas.
Donisete Braga e Paulo Eugênio Pereira ignoraram o parecer e prosseguiram o descredenciamento.
O ato foi visto na época como uma manobra para retomar o monopólio dos transportes quebrado pela Leblon em 2010.
Antes de toda esta polêmica, já houve outra tentativa de tirar a Leblon dos serviços. A empresa fundada por Baltazar José de Sousa e depois assumida por David Barioni Neto, Viação Estrela de Mauá, chegou a circular junto com a Leblon no lote 02 entre o final de 2012 e início de 2013. A Justiça determinou à atual administração de Mauá a recolha dos ônibus, mas os veículos só foram para a garagem, onde hoje funciona a Suzantur, cujo pátio é de propriedade de Baltazar, depois de intervenção policial.
Nesta época, Donisete falou que o melhor para Mauá era que a cidade tivesse três empresas ou mais. No início do ano, o então secretário Paulo Eugênio, em audiência na Câmara Municipal, disse que a cidade teria ao menos dois lotes.
Agora, apenas uma empresa vai operar, constituindo um monopólio.
A prefeitura alega que o modelo é melhor para o retorno financeiro da cidade por causa da outorga.
Antes mesmo do resultado da licitação, a Suzantur, de Claudinei Brogliato, já investia na modernização do pátio de Baltazar, chamado de Princesinha, no Jardim Zaíra, e na compra de veículos novos.
Claudinei foi sócio até 31 de março de 2011 de Ângelo Roque Garcia, irmão de José Garcia Netto, o Netinho, um dos donos do Banco Caruana, com o qual Baltazar José de Sousa, Ronan Maria Pinto, outros empresários da região e a própria Suzantur tiveram negócios.
Claudinei garante que hoje não possui mais relações com Ângelo. Os ônibus que eram da Estrela de Mauá e que hoje operam pela Suzantur são financiados pelo Caruana. Claudinei Brogliato diz que não possui relação com Baltazar, a não ser pelo aluguel da garagem.
Lei matéria em : http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2014/05/11/suzantur-maua-leblon-maua-donisete-braga/
Adamo Bazani , jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

17 comentários em Prefeitura de Mauá habilita Suzantur em licitação dos transportes da cidade

  1. DR. INCONFORMADO DA SILVA // 14 de julho de 2014 às 22:12 // Responder

    TAVA NA CARA QUE ISSO IRIA ACONTECER #BALTAZAREINA #DONIZETEPRAGA

  2. Esse é o jeito pt de governar , quem votou nele é culpado , agora aguenta.

  3. A grana da proxima campanha eleitoral está garantida

  4. Até preferia que a express conseguisse entrar e queria ver se depois esse prefeito de rda ia ter moral pra tirar ela pois esse vagabundo sabe bem com quem ele mexe….

  5. o circo já se fechou a família pt Donizete i companhia e suzanlixo tao fechadinho e agora povo de maua reclamaram tanto mais não adiantou a suzanlixo acaba de ser abilitada pela prefeitura do ditador Donizete e o cupixas dele

  6. Alguém ainda tinha duvidas que a vencedora dessa licitação seria a suzantur? Picaretagem desse prefeitinho, aqui m casa PT nunca mais

  7. A mae de ná morreu mais antes preveu isto ai

  8. Não é crítica pessoal, mas como cidadão tenho o direito de me expressar.

    Donisete Braga mostra-se um prefeito vendido à máfia dos transportes do ABC, que é muito mais que o Baltazar, acreditem. Tem até jornal diário envolvido nisso.

    É o pior prefeito da história recente de Mauá. Gasta forças, tempo e recursos para retirar uma empresa boa como a Leblon, os mesmos esforços que não se aplicaram à Viação Cidade de Mauá que continua depois de sete meses de descredenciamento. SERÁ QUE O POVO NÃO ENXERGA ISSO??????????

    Paulo Eugênio Pereira, do PT, no cargo de Deputado Estadual seria desperdício de dinheiro público e a oportunidade de Mauá se firmar nas relações escusas.

    A decisão do voto é do povo!

    Amo Mauá, minha cidade. Odeio essa forma de administrar de Donisete, que deveria ser expulso da vida pública da cidade.

    A Suzantur, claro que vai melhorar. No início. E depois? Sem fiscalização, monopolista e com um prefeito que TEM MEDO DOS EMPRESÁRIOS DA REGIÃO QUE TEM HISTÓRICO COM OUTROS PREFEITOS, HISTÓRICO NEGATIVO, com o tempo, as coisas vão piorar.

    DONISETE BRAGA, PARABÉNS. VOCÊ É UM ÓTIMO FUNCIONÁRIO DE EMPRESA DE ÔNIBUS. SE EU FOSSE EMPRESÁRIO DE ÔNIBUS TE CONTRATARIA. OPS, DESCULPE, VOCÊ JÁ FOI CONTRATADO.

  9. quem paga mais ,leva. a máfia da licitação. isto é Brasil

  10. desculpe a todos mauaenses moro a 40 anos no zaira mais mais o povo de maua so sabe reclamar nas redes sociais quando tem as manifestação ninguém vai air depois que a merda ta feita e q vao reclamar nunca vi um prefeito horar a palavra todo mundo já sabia dessa picaretaije nas campanha dele ele prometeu q ia melhorar mais a Leblon q aconteceu foi envolvido com o dinheiro do Baltazar q patrocinou a campanha dele air teve q tirar a Leblon air o Baltazar tar recorrendo porq a suzanlixo quem comanda e o filho dierley dele air então eles querem dividir os lotes 1 e 2 mais agora a vaca foi pro brejo vamos andar de carroça não sei ater quando por que se o povo de maua não se mexer não vai acontecer nada e o povo vai se esquecer e ainda vai eleger ele esse picareta donizete denovo mauaenses gosta de sofre mesmo eu já tenho a minha posição no p t nunca mais minha ou meu candidato e o ou a entendeu

    • A resposta esta na hora de votar, manifestação não quer dizer nada na visão politica, esse tipo de coisa não tem mais a mesma força que antigamente. Vistos estes últimos manifestos sobre a Copa, ninguém deu atenção. A população tem que ser inteligente na hora de votar.

    • Perfeito o seu comentario Antonio,eu nao moro em Maua,mas “adotei” a cidade,participei de alguns protestos,na época do aumento das passagens,nós fizemos o protesto em frente ao terminal central,cobrando a prefeitura,as empreas operadoras,VCM,Leblon e Estrela de Maua.Mas as pessoas passavam por ali,como se nao tivessem que se preocupar com isso…

  11. Amigos, bom dia.

    PREVISÍVELLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL !

    Att,

    Paulo Gil

  12. ou isso ou morreria

  13. rabo preso é fod………………………..

  14. mais uma vez eles acham que o povo e idiota, e o pior e que eles tem razão, fazem bem o que querem e a população de Mauá aceita tudo numa boa, o terminal e um lixo a ruas da cidade emburacadas, os postos de saúde sem remédios os ônibus sucadiatos, e os poderosos desfilando com as novas viaduras da GCM que são todas alugadas. e agora depois da autiencia publicas que teve na camara municipal no começo do ano a onde os mesmo poderosos anunciaram mudanças no transporte publico de Mauá vem com o mesmo monopolio tá bom o povo e mesmo idiota, imbecil e debiomental: Vai ter eleição este ano e os mesmos poderosos estão saindo como candidato ACORDA POVÂO

  15. É uma pena saber, mas já era previsível mesmo :/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: