Copa do Mundo: Não se esqueça das alterações no rodízio e nas faixas de ônibus

ônibus

Ônibus em São Paulo. Para evitar transtornos na segunda-feira, quando a seleção brasileira joga em Brasília, prefeitura, que não pode decretar feriado, vai ampliar o rodízio municipal de veículos das 7h às 20 h. As faixas de ônibus também serão restringidas aos demais veículos durante todo o dia. Repartições públicas terão ponto facultativo e Radial fica fechada a partir de Artur Alvim. Foto: Adamo Bazani.

Copa do Mundo: não se esqueça do rodízio especial nesta segunda-feira
Faixas de ônibus vão operar durante todo o dia
ADAMO BAZANI – CBN
O paulistano e quem mora na região metropolitana devem estar atentos às alterações no trânsito e nos transportes para esta segunda-feira, dia 23 de junho, quando haverá, no Estádio Nacional de Brasília, a partida entre Brasil e Camarões, às 17 horas, pela Copa do Mundo.
No último jogo da seleção, na terça-feira entre Brasil e México, em Fortaleza, a cidade registrou pico de congestionamento de 302 quilômetros às 15 horas. Ônibus e o sistema metroferroviário também registraram lotação acima do normal. No ABC Paulista também houve transtornos.
Para evitar novos problemas na cidade de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad, propôs para a Câmara Municipal a criação de um feriado na segunda-feira.
Também nesta segunda-feira, a Arena Corinthians, em Itaquera, zona Leste de São Paulo, recebe o jogo entre Holanda e Chile, às 13 horas, que deve movimentar a cidade.
Os vereadores, no entanto, negaram a criação do feriado extra. A oposição alegou que a “economia da cidade não pode parar” por causa da falta de estrutura em relação à mobilidade urbana e que “meio dia de trabalho é fundamental para as empresas e para a arrecadação”.
Normalmente, quando há jogo da seleção brasileira, as empresas liberam os trabalhadores praticamente em horários semelhantes em função da partida, o que traz impacto no trânsito e nos transportes públicos.
Fernando Haddad classificou a postura dos parlamentares como política e não técnica, em entrevista ao O Estado de São Paulo.
“A oposição tem sido assim o tempo todo. Tem confundido o interesse da cidade com os interesses político-partidários” – disse Haddad, que negocia com as empresas o escalonamento na liberação dos trabalhadores.
“Quem puder, escalone a liberação de seus funcionários, adie trajetos pela cidade, de segunda para terça, e assim por diante. Isso tende a aliviar, apesar de não ser o ideal” – afirmou Fernando Haddad.
Para aliviar possíveis transtornos, a Prefeitura tomou algumas medidas e o cidadão deve estar atento:
– Ponto Facultativo nas Repartições Públicas Municipais: Quem precisar de algum serviço da prefeitura pode não encontrar. Apenas os serviços essenciais e de urgência vão atender normalmente.
– Ampliação do Horário de Rodízio: Normalmente, a restrição é entre 7h00 e 10h00 e das 17h00 às 20h00. Mas nesta segunda-feira, estarão impedidos de circular pelas áreas abrangidas pelo rodízio os veículos com placas finais 1 e 2, das 7 horas às 20 horas.
– Faixas Exclusivas para Ônibus vão operar durante todo o dia: As faixas exclusivas para ônibus vão funcionar durante o dia todo. Assim, mesmo nas faixas onde normalmente a proibição para carros, motos e caminhões, ocorre somente nos horários de pico, nesta segunda-feira, a restrição será em todo período, inclusive nos entre-picos. Atenção, a proibição de circulação pelas faixas engloba horário maior que o do rodízio especial, começando antes as 7 horas e acabando depois das 20 horas. Assim, na dúvida, é melhor não arriscar e evitar as faixas durante todo o dia.
– Radial Leste bloqueada: Não haverá os bloqueios como nos dias de jogos do Brasil, mas a Radial Leste será fechada ao trânsito de todo o tipo de veículos, sendo permitida somente aos credenciados, no sentido bairro, das 7h às 17 horas, a partir da região da estação Artur Alvim do Metrô.
– Volta do Feriado: Quem emendou o feriado de Corpus Christi e foi viajar, também deve estará atento e procurar voltar no domingo ou segunda-feira após a partida.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Copa do Mundo: Não se esqueça das alterações no rodízio e nas faixas de ônibus

  1. Marisa Vanessa Norberto da Cruz // 22 de junho de 2014 às 15:33 // Responder

    Deveria o rodízio desta segunda-feira ser das 7 às 15 horas, aí ninguém perde o jogo do Brasil em casa. Das 7 às 20 aumenta a despopularidade do prefeito, só isso.

  2. LEDRAJ SARCE DOPRA // 26 de junho de 2014 às 02:41 // Responder

    Eu gostei do rodizio ser o dia todo assim o povo deixa o carro em casa e vai trabalhar de condução e muito mais rapido do que ir trabalhar de carro e eu acho que o rodizio deve ser o dia todo sempre não só no dia do jogo no arena corinthians.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: