São Caetano do Sul tem aplicativo que informa chegada do ônibus em tempo real

ônibus Vipe

Todos os serviços de ônibus de São Caetano do Sul agora são acompanhados por um aplicativo pelo qual por celular ou computador, o passageiro pode ter a previsão em tempo real da chegada do veículo no ponto. Foto: Adamo Bazani.

São Caetano do Sul tem aplicativo que informa em tempo real quando o ônibus vai chegar ao ponto
Sistema CittaBus tem o diferencial de não passar estimativas da aproximação do ônibus, mas previsões reais de quando o veículo vai passar, diz a empresa que desenvolveu o sistema
ADAMO BAZANI – CBN
São Caetano do Sul, no ABC Paulista, é mais uma cidade cujo sistema de transporte coletivo possui um aplicativo para celulares e outros dispositivos móveis que informa ao passageiro, em tempo real, a previsão de quando o ônibus deve passar pelas paradas ou terminais.
Chamado pela prefeitura de “Ônibus em Ponto”, o serviço Cittabus está disponível para Android (a partir do 2.3), e iOS (iPhone e iPad), no caso de aparelhos móveis.
Mas os dados também podem ser consultados pelo uso de computadores, como é o caso do Mapa de Previsão, e ser exibidos em painéis.
No site do Cittabus é possível ver em tamanho maior pelo computador o mapa de onde o ônibus passa, inclusive com as ruas próximas e pontos de referência. Pelo Google Street View, também há a possibilidade de saber quais as linhas passam perto de onde o passageiro precisa embarcar.
Os dados de localização são gerados pelos aparelhos de GPS dos ônibus, no caso de São Caetano do Sul, da Vipe – Viação Padre Eustáquio.
Um dos desenvolvedores do aplicativo, Ramon Vieira Canales, conta que justamente este é um dos diferenciais do serviço, os dados não são estimativas.
“Diferentemente da maioria dos aplicativos, não trabalhamos com estimativas ou tabelas horárias, geramos previsões em tempo real baseadas na localização real dos veículos monitorados por GPS… Conseguimos receber o posicionamento em tempo real dos ônibus (através de equipamentos de GPS e GPRS instalados nos veículos). Cruzando estes dados com o cadastro de veículos, linhas, quadros de horários, escalas, realizamos um processamento em tempo real de todas as informações, gerando assim a previsão de chegada dos veículos em cada ponto de ônibus mapeado. Estas previsões são atualizadas constantemente, a cada veículo que realiza o percurso entre dois pontos, e dessa maneira conseguimos gerar informação de qualidade e precisa, sempre atualizada, mesmo que existam mudanças no trânsito.” – explica Ramon Vieira Canales, da empresa Cittati.
Para ter acesso ao serviço de São Caetano do Sul, o passageiro pode seguir os seguintes passos:
1) Baixar o aplicativo para celular no site: www.cittabus.com.br
2) Escolher no aplicativo o ponto de parada para ver as previsões de chegada do ônibus
3) Quando o ponto for selecionado, serão exibidas as previsões em tempo real de todas as linhas que passam pelo local
4) Pelo Google Street View é possível visualizar o local servido pelas linhas de ônibus.
5) É possível também classificar os pontos favoritos, usados frequentemente pelos passageiros, para ter acesso rápido às previsões de chegada dos ônibus.
Toda a frota de São Caetano do Sul é monitorada e abrangida pelo sistema.
O Cittabus também está presente em Rio Branco (Acre), Colatina (Espírito Santo), Rio Grande (Rio Grande do Sul), Santa Rita (Paraíba) e Recife (Pernambuco).
Ramon Vieira Canales explica que informar o passageiro sobre a previsibilidade real de quando o ônibus vai passar, além de ajudar no aperfeiçoamento dos serviços de mobilidade urbana, também contribui para a qualidade de vida na cidade.
“A ideia do CittaBus é servir como um serviço que realmente ajude o usuário de transporte público no seu dia a dia. Acreditamos que fornecer a possibilidade de o usuário se programar, e ir para o ponto somente quando precisar, faz diferença no tempo que ele tem para outras atividades, seja estudar, trabalhar, ou ficar com a família e amigos. Com isso em mente, decidimos criar o conjunto de soluções CittaBus, focadas em fornecer informação de qualidade e em tempo real para o usuário de ônibus, onde quer que ele esteja. Através dessas soluções (aplicativo mobile, painel de mensagem variável – PMV e mapa de previsão disponibilizado em sites da internet) podemos levar informações precisas de previsão de chegada/saída, no momento que o cidadão quiser” – diz o profissional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: