ABC ganha sinalização para a Copa, mas acesso não é fácil

Sinalização Estação Copa

Sinalização no terminal de ônibus de Santo André orienta acesso para o trem da Linha 10 Turquesa. Do Brás, passageiros devem seguir em outras linhas para o estádio que vai sediar a Copa do Mundo em São Paulo. Falta de estrutura da estação de trens de Santo André e várias baldeações tornam a viagem até a Arena cansativa. Foto: Adamo Bazani.

Terminal de Santo André ganha sinalização para Copa, mas acesso não é fácil
Estação da CPTM não é plenamente preparada para portadores de deficiência e para chegar ao estádio são necessárias várias baldeações
ADAMO BAZANI – CBN
Começaram a ser implantadas neste final de semana sinalizações específicas para quem está no ABC Paulista e deseja assistir aos jogos da Copa do Mundo no estádio em Itaquera, na zona Leste da Capital.
No Terminal Metropolitano Santo André, que recebe linhas de ônibus municipais, intermunicipais e os serviços de trólebus e ônibus da Metra que opera o corredor ABD, já há uma placa que indica as saídas Leste e Oeste do espaço e o acesso à estação Santo André, da linha 10 Turquesa da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O letreiro está em português e em inglês.
É pela linha 10 que o passageiro que sai do ABC pode seguir pelos principais meios de transportes que levam ao estádio.
Mas a viagem não é nada fácil e requer que o torcedor saia com bastante antecedência.
A começar pela falta de acessibilidade para quem possui dificuldades de locomoção.
O terminal de ônibus de Santo André possui rampas para a calçada, mas quem sai pelo lado Oeste precisa atravessar a Rua Itambé. Nem sempre os motoristas e motociclistas respeitam o semáforo que é exclusivo para pedestres.
A estação Prefeito Celso Daniel – Santo André é antiga. São muitas escadas e há poucos acessos para quem está de cadeira de rodas. A iluminação é ruim.
VÁRIAS BALDEAÇÕES:

estação Prefeito Celso Daniel Santo andré

Estação Prefeito Celso Daniel Santo André. Trens só seguem até o Brás. Cheia de escadas antigas e com iluminação precária, estação apresenta dificuldades para quem tem licitações de locomoção. Foto: Adamo Bazani.

O esporte na Copa é o futebol, mas o passageiro do ABC precisa fazer uma verdadeira maratona para chegar ao estádio.
Para quem tiver os ingressos para os setores oeste e sul do estádio, o caminho é mais fácil.
É necessário ir até a estação Brás, terminal da Linha 10 Turquesa, e de lá pegar a linha 3 Vermelha do Metrô. O passageiro então deve ir até a estação Artur Alvim.
Já quem possui ingressos para os setores leste e norte do estádio pode contar com o Expresso da Copa, uma linha de trem direta entre a Estação da Luz e Itaquera que, sem paradas, faz o trajeto em 19 minutos.
No primeiro jogo oficial da Arena, em 18 de maio de 2014, quando o Corinthians perdeu do Figueirense por 1 a 0, o Expresso da Copa foi aprovado pelos torcedores.
Mas para o passageiro chegar até ele, deve descer no Brás, já que a linha 10 Turquesa não vai mais até a estação da Luz, tem de pegar a linha 11 Coral da CPTM, que também vai para Itaquera, mas com paradas.
Se quiser ir mais rápido pelo Expresso da Copa, tem de descer na Luz e só depois pegar o serviço direto.
O expresso vai operar somente nos dias de jogos em São Paulo: 12, 19, 23 e 26 de junho, e 1º e 9 de julho.
A estimativa é que pelo preço menor das hospedagens, alguns turistas procurem estadias em hotéis do ABC Paulista.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

9 comentários em ABC ganha sinalização para a Copa, mas acesso não é fácil

  1. LEDRAJ SARCE DOPRA // 26 de Maio de 2014 às 05:59 // Responder

    Quem está em Santo André é muito facil chegar no Arena Corinthians o Fielzão se vai acessar o Lado Oeste basta pegar o Ônibus da linha da EMTU que era operada pela Utinga e hj está sendo operada pela Publix a Linha Metrô Arthur Alvim – Term Santo André.

  2. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 26 de Maio de 2014 às 13:28 // Responder

    Olá Pessoal,

    Jardel

    Você se esqueceu que existe também a Linha Intermunicipal 087 – Santo André (Terminal Leste) – São Paulo (Estação CPTM Guaianazes). Infelizmente a EMTU não tem competência pra criar uma Linha direto. Se esta linha que tivesse uma semi-expressa, iria melhorar muito a vida de todos que moram ai.

    Os usuários vem ate de trolebus até o Terminal São Mateus, pra pegar os ônibus municipais da SPTrans nas linhas:

    354M – Terminal São Miguel / Terminal São Mateus – Via Jacu Pessego
    352A – Jardim Helena / Terminal São Mateus
    213C – Vila California / Itaim Paulista (Não entra no Terminal, mas no lago de São Mateus)

    Parabéns EMTOSA pelos seus Excelentes Serviços!!!

  3. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 26 de Maio de 2014 às 13:33 // Responder

    O Adamo,

    Algum resultado depois daquela matéria que o Infeliz do Lula falou aquela declaração sobre NÓS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA!?!?!? Ai sim você que eu não estou falando baboseiras.

  4. Dá para fazer via Terminal São Mateus tambem, através da linha 352/A Terminal São Mateus x Jardim Helena da VIP, descendo na Avenida Itaquera e pagando apenas uma tarifa.

  5. Hoje andei num ônibus da linha 102 adesivado com a indicação da 87, mostrando que vão usá-la como acesso à Itaquera sim.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: