Mobilidade Urbana: a grande promessa e a grande decepção da Copa do Mundo

VLT

Obras para o VLT de Cuiabá só ficarão prontas em 2015. Apenas 10% das intervenções de mobilidade que seriam legado da Copa em todo o País devem ser entregues até a data do Mundial, apesar de todos os projetos estarem na matriz de responsabilidade. Foto: Gazeta do Mato Grosso

Mobilidade urbana, a maior promessa e a maior decepção da Copa
Apenas 10% das intervenções foram feitos.Muitas incompletas
ADAMO BAZANI – CBN
Prometidas como um dos maiores legados para a população deixados pela Copa do Mundo 2014 no Brasil, as obras de mobilidade urbana apresentam os maiores atrasos.
Apenas 10% de tudo o que foi prometido para melhorar o ir e vir dos turistas e da população depois do evento esportivo foram feitos nas cidades-sede. E uma parte destas obras ainda está incompleta.
São melhoramentos de ruas, avenidas,construção de corredores de ônibus, monotrilhos, VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos e de sistemas de Metrô.
Estas obras fazem parte da “matriz de responsabilidades” para a Copa entre Governo Federal, estados e municípios.
A primeira matriz foi firmada em 2010 e depois alterada, se tornando, mas flexível. Mesmo assim, os atrasos preocupam.
Em São Paulo, a maior parte das obras de mobilidade foi concluída, mas o transporte coletivo não teve prioridade. A nova sinalização dos trens da linha 3 Vermelha do Metrô, que permitiria menor distância entre as composições e mais oferta, só vai ficar pronta em 2015. Um corredor de ônibus na Radial Leste, apontado como essencial para desafogar o metrô e os trens da CPTM na região, não tem previsão, apesar de promessas. A prefeitura de São Paulo enfrenta entraves políticos, jurídicos e administrativos para a realização da meta de 150 quilômetros de corredores até 2016.
O VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, de Cuiabá, que deveria ligar o aeroproto à região central, só vai ficar pronto depois do mundial.
Em Curitiba, o corredor de ônibus entre o aeroporto e as proximidades do estádio também teve as obras atrasadas. As empresas que iam fazer a obra não receberam e rescindiram os contratos.
Em Fortaleza, vários projetos de corredores de ônibus foram deixados para depois e a mudança do projeto do VLT também comprometeu a entrega das obras.
Em Salvador, a prefeitura diz que o BRT inviabilizaria o metrô, mas os próprios técnicos da prefeitura apontaram em relatório, a necessidade dos dois modais parta atender à população, com poucas adequações do corredor de ônibus.
Em Porto Alegre, também haverá atrasos nas obras de corredores de ônibus.
A pergunta que fica é: Se não houve agilidade e comprometimento antes da Copa, que mexe com a imagem do Brasil para todo o mundo e exige intervenções urgentes, depois da Copa como será o ritmo das obras de mobilidade?
Em relação às obras gerais, contando estádios e aeroportos, por exemplo, das 167 anunciadas, 68 intervenções, ou 41%, estão prontas. Outras 88 obras – 53% – sequer saíram do papel ou vão ser entregues só depois da Copa, apesar de estarem na matriz de responsabilidades. Onze projetos foram abandonados, como o Terminal Rodoviário de Itaquera, em São Paulo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN,especializado em transportes

18 comentários em Mobilidade Urbana: a grande promessa e a grande decepção da Copa do Mundo

  1. Rodrigo de Freitas Andrade // 13 de maio de 2014 às 15:40 // Responder

    O Terminal Rodoviário de Itaquera, que beneficiaria milhões de pessoas, pela proximidade com o RodoAnel, foi trocado por um “puxadinho” debaixo de duas pontes, no qual a PTralhada denominou com o “carinhoso” nome de Estação de Transferência Itaquera.
    Desativaram as principais linhas que levavam a população diretamente do extremo das periferias ao centro da cidade e “troncalizaram” numa única linha, a 4310-10, cantada em verso e proza pelos tecnoburocratas do transporte.
    Ao povo, não restou outra opção, a não ser sucumbir ao desejo autoritário desta gestão atual e, debaixo da ponte, fazer o transbordo pra poderem chegar no centro….
    O curioso foi tratar o povo da periferia como mendigos e enfiar todo mundo debaixo de uma ponte, num puxadinho mal feito e às pressas pra esconder o verdadeiro povo dessa região dos olhos dos turistas….
    Pior:
    Vão interditar um raio de 5Km do Itaquerão todas as vias principais, pra impedir o livre acesso de bens e pessoas….
    Mais uma vez, como sempre, infringiram a constituição…..
    E não duvido que este povo, desorientado e sem noção, ainda coloquem o Padilha como governador….
    Parecem aquela famosa chacota de mal gosto da “mulher de malandro”.
    Adoram apanhar na cara desses políticos sem escrúpulos….

    • Dá para levar a sério quem escreve “petralha”? Até parece que antes do PT o transporte público era priorizado pela prefeitura e que o Brasil era uma maravilha… Aliás, as obras da copa em SP foram estabelecidas ainda no governo Kassab.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 13 de maio de 2014 às 22:51 //

        Olha os soldadinhos do PT treinados em São José dos Campos pra trollar opositores…. kkkkkkkk
        Trolou o cara errado pois graças a Deus não sou ligado a partido algum.
        E sim, sou bem justo, pois alguns que acompanham meus posts sabem que eu criticava a gestão Kassab com a mesma energia que critico e COMBATO a corrupção PTralha.

        A tempo:

        PTralha = Petista Metralha

        Petralha = Sobrenome comum de muitas famílias no Brasil.

        O Sr. Júlio não apresentou um contraponto com argumentação lógica para refutar as minhas justas críticas e sim, assim como muitos petistas inflamados e troladores internet afora, se preocupou em ridicularizar um cidadão que não abaixa a cabeça pra corrupção petista.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 13 de maio de 2014 às 23:13 //

        contem aí caros petistas e simpatizantes o quanto que vcs são vingativos com quem vai contra seus anseios ditatórios…
        Contem aí as linhas estruturais antigas e ilógicas como a 3407-10 que só mudou o prefixo para 4314-10 que vcs não mudaram o itinerário longo e maçante porque a região da Vila Yolanda I e II, Juscelino e Inácio Monteiro são redutos petistas?

        Agora contem pra nós sobre as linhas de bairros, de comunidades populosas que denunciaram a relação criminosa do PT com facções, cooperativas e empresas de ônibus, o que vcs fizeram com as linhas desses bairros?

        Linhas como a 4301-10 que tinha sido modernizada para virar linha troncal que foi autoritariamente desativada porque seria uma linha que disputaria demanda com a linha da “querida VIP”, uma linha que aumentaria a oferta de lugares e daria uma opção para quem tem todo o direito de não ficar fazendo transbordos ilógicos chegar direto no centro. Esta linha já era uma linha troncal.
        Inverteram os dois últimos dígitos de “01” para “10” e tiraram a linha do bairro que denunciou a corrupção e a prevaricação tão atuantes na SPTrans e SMT, e olhe que o projeto original da rede de referência, eram duas linhas troncais:
        Uma que ia até o José Bonifácio e outra que iria até a Cidade Tiradentes.
        Mas aí os empresários da VIP, junto com as cooperativas, financiaram a campanha do Haddad e ganharam o presentão de ter uma linha exclusiva troncal para o centro.
        Quem denunciou, ficou sem linha estrutural, quem puxou o saco, continuou com sua linha obsoleta e longa até o centro….
        Isso é modernização ou uma ditadura camuflada, onde os afins se dão bem e os opositores sofrem?

        Numa outra postagem, falei da ridícula sobreposição entre as linhas 407J-10 e 4010-10, ambas linhas que passam em comunidades redutos de petistas enquanto que bairros do distrito de José Bonifácio e muitos bairros no interior de São Mateus, tiveram suas linhas desativadas como a 3759-10 que não fazia sobreposição com nenhuma outra até as vias principais, e outras como a 3764-10 e 3760-10, ridiculamente seccionadas no Term. Carrão.
        Ambas tinham muita demanda e agora batem lata…

        Com tantas linhas estruturais que foram sumariamente alteradas e desativadas, quem mais se beneficiou?

        As cooperativas de tantos donos de frota petistas, alguns até vereadores e deputados….

        E antes que falem no Kassab de novo, que foi um zero a esquerda, lembro da gestão Marta Suplicy, que destruiu a rede de trólebus da cidade, tirou empresas boas que estavam há decadas prestando bons serviços em suas regiões de origem, causou demissão de tantos trabalhadores por conta das greves, sem contar nos passageiros que perderam empregos também por conta das mesmas, das tantas outras linhas que foram desativadas na gestão dela, da frota sucateada, do crescimento do crime organizado que lava dinheiro nas cooperativas de transporte….

        Aonde começou mesmo os problemas?

      • Rodrigo, com todo o respeito… Não te conheço e você não me conhece. Dizer que sou “soldadinho” é desqualificar a pessoa e não os argumentos.

        O fato é que as obras da copa em SP foram estabelecidas ainda no governo do prefeito Kassab e, no âmbito estadual, pelo governador Serra. Isso é um fato. Se acha que as obras eram erradas, culpe eles. Particularmente nem acho essas obras ruins e é melhor tê-las do que não tê-las.

        Agora, o fato é que tem gente que quer resumir a política a uma guerra santa messiânica contra o PT. Parece fundamentalista doentio vê no PT todo o mal da história da humanidade.

    • Como não moro na zona leste, pouco posso opinar a respeito da importância destas linhas para a população, porém a respeito do terminal rodoviário de Itaquera, a não execução dele, é mais do que correta.

      O movimento rodoviário é baixo, se comparado com o ano em que este terminal foi colocado no papel e hoje, ele de fato não faz sentido, principalmente se levarmos em conta que os 3 terminais rodoviários da cidade, possuem oferta de metrô e ônibus, tanto para quem chega, como para quem deseja sair da cidade e não quer ir de carro, apesar de crer que tais terminais necessitam de uma expansão e reorganização de linhas.

      Sobre o outro assunto, imagino que todos aqui são adultos e não precisam ficar brincando de militantes, que atacam e devolvem o ataque. Ser partidário é um direito de qualquer um, assim como ser apartidário. Não quer ser supostamente atacado, não inflame o ambiente. Podemos ter ótimas discussões, sem a necessidade de citar partido algum.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 14 de maio de 2014 às 17:49 //

        Complementando, quem começou o ataque foi o Sr. Júlio, que de forma deselegante e desrespeitosa, me desmereceu meus argumentos, dizendo que não eram dignos de crédito.
        Coisa de Petista.
        Sobre a “tal guerra messiânica”.
        O PT é apenas um braço de uma grandiosa organização mundial que quer implantar suas idéias sujas é sórdidas trotskistas e comunistas no mundo todo, através de governos, “pseudo democráticos” como os que vemos na Prefeitura de São Paulo e lá em Brasília.
        Os Mauaenses sabem bem até aonde vai a “democracia petista”…
        A partir do momento que se calam a voz de opositores e pessoas que não concordam com as ações de uma gestão, já se pode dizer que algo arbitrário e bem antidemocrático está acontecendo.
        Muito mais:
        Aqui na Zona Leste, eles ameaçam pela voz do crime organizado quem vai contra eles.
        Tá aí as cooperativas, tomadas de gente que lava dinheiro sujo do crime organizado no transporte coletivo “modelo” do PT.

        Quem vai contra, perde emprego, perde a dignidade na sociedade onde mora, se tem uma doença grave, como meu caso, não consegue se aposentar, porque afinal, mexeu com o interesse de “gente grande” da situação….

        Muito interessante simpatizantes da situação tentarem colocar as pessoas a favor deles dizendo que a oposição cria “guerra santa messiânica” ou “teoria da conspiração”…

        KKKKKKK

        Tudo que falo aqui já é investigado pelas Polícias Civil, Militar e Federal, além do Ministério Público Estadual e Federal e o Supremo Tribunal Federal…

        Mas não tem problema, o Padilha já será governador de SP, em vitória tão estranha e digna de investigação como a do Kassab….

        Urnas eletrônicas com software “Open Source”, já criticadas por experts em programação do mundo todo, um verdadeiro queijo suíço, cheio de brechas e falhas que podem tranquilamente serem manipuladas pra que um “favorito” ganhe….

        O tal “Open Source” software tão dominado pelos PTs e afins….

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 14 de maio de 2014 às 17:53 //

        Pra terminar:

        Complementem, não substituam:

        “Mas não tem problema, o Padilha já será governador de SP, em vitória tão estranha e digna de investigação como a do Kassab….”

        para

        “Mas não tem problema, o Padilha já será governador de SP, em vitória tão estranha e digna de investigação como a do Kassab e a do Haddad”…

        Não sou tucanalha nem ptralha, tenho nojo da disputa suja de ambos, que em muitos municípios e estados, são até aliados….

  2. e mesmo as obras que ficarão prontas não terão o padrão fifa, e seremos obrigados a conviver com o transporte cada vez mais caótico

  3. Que belo legado da mobilidade urbana o governo federal deixou para os brasileiros no ano da Copa do Mundo 2014 !!! Quase 100 obras inacabadas e 11 delas (entre elas o Terminal Rodoviário de Ônibus em Itaquera na cidade de S.Paulo) abandonados ! Nesse quesito de obras inacabadas + abandonadas + mal feitas NÓS SOMOS OS CAMPEÕES – medalha de ouro garantida caso essa modalidade entre nas Olimpíadas do RIO em 2016 ! DUVIDO que exista algum outro País do Planeta que sendo sede de Copa do Mundo deixou de cumprir tantos prazos, abandonou tantas obras e tantos acidentes em obras causou ! Com certeza a África do Sul que foi sede da Copa em 2010 pode-se orgulhar agora de ser a vice-campeã neste quesito! Resta saber que País em 2018 ou 2022 tirará este triste título que o Brasil conseguiu antes da Copa de 2014 ! É por isso que estou torcendo para que escolham o Peru ou o Congo para serem sedes da Copa do Mundo de 2022 !!! Mas dificilmente existirá um outro País do Planeta que sendo sede da Copa do Mundo elegerá 12 cidades-sede para a realização da COPA !!!

  4. Pessoal, Tem coisa mais tosta do que o nosso governardor, que depois de anos e bilhões gastos, não esta conseguindo inaugurar nem 2 quilômetros de monotrilho, isso e inaugurar onde ninguém vai para onde ninguém quer ir, depois dizem que ele e um homem serio, diz um ditado que a seriedade e a mascara dos patifes, nã sei se e o caso, a desculpa desta vez deve ser a falta de água em SP, que também e culpa dele, e olhem que e capaz de ele ganhar outra vez o governador obras futuras, promete 10 entrega 1, depois e so desculpas, já o prefeito de SP e um banana entregou o transporte pro Jilmar Tatu, não podia dar outra andamos em ônibus super lotados e desconfortáveis, pois todos sabem que este cidadão e amigo dos empresário,e este consorcio plus que papou tudo, esta fazendo o que quer, estão colocando micro ônibus atender a região de sao mateus x parque dom pedroII, sim porque colocar apaches para servir linha bairro centro e brincadeiro, e um verdadeiro escarnio com a população de sao mateus, e a sptrans e a maior piada já contada em SP, so faz mudanças que beneficiam as empresas, em SP ele criaram esta linha 4310 garota propaganda deste governo mediocre, e o resto das linhas estão abandonadas, espero que o senhor Haddad acorde, antes de virar um novo Kassab..

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 14 de maio de 2014 às 17:57 // Responder

      Perfeitas colocações Sr. Pedro.
      O paulista que ama a cidade já está de saco cheio de tucanalhas e ptralhas.
      Mas, nosso voto verdadeiro não será computado nessa urna eletrônica toda manipulada pelos donos do poder aqui no Brasil…

      Ditadura camuflada…

  5. O amigo que citou o corte da linha 3409 e outras,primeiro que a Happy Play que operava essas linhas e outras cortadas que foi descredenciada entre aspas porque ficou a Express,operava as linhas porcamente com intervalos altissimos e so viviam lotadas no pico,nessa epoca eu pegava as extintas 4339,3539 e 3124 todas com poucos carros,carros ruins e que quebravam demais e intervalos horriveis no pico,entao nao vejo erro de ter extinguido as mesmas,a Vip nao e uma maravilha de empresa mais opera melhor que a anterior,e carro novo so veremos apos a licitaçao na area 4,uma pena que ficou o lixo da Express porque a mafia continua e os carros velhos tambem,a unica linha que eu queria que ficasse era a 4301 pois ajudava muito na Radial Leste,quanto ao governo do estado e um absurdo a Linha 3 vermelha esta sucateada ao invez de colocar trens novos foram reformados os antigos,o dinheiro gasto daria pra comprar outros novos,mais com o cartel do Metrô muito foi desviado alem da CPTM tambem houve desvio por isso esta esse lixo que olhamos hoje,sem contar as outras linhas de Trens e Metrôs que estao tambem saturadas ate a Linha 4 amarela que cada dia fica pior no pico,ja o prefeito realmente nao fez o que deveria desde que entrou no cargo,mais pelo menos fez algumas faixas de onibus uteis,porem nem todas,e esta pra fazer os corredores de onibus que eu creio que saira,entao veremos o que vai dar.

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 15 de maio de 2014 às 22:04 // Responder

      É importante dizer várias coisas que ficaram faltando:
      Por que todas estas alterações feitas entre o final do ano passado e comneço deste ano no transporte coletivo de SP foram prejudiciais?
      Em primeiro lugar, o Consórcio Leste 4 foi APENAS DISSOLVIDO.
      As integrantes, Viação Itaquera Brasil e Novo Horizonte foram UNIFICADAS e passaram a se denominar Express Transportes Urbanos, ou seja, continuam operando DEFICITARIAMENTE e com FROTA SUCATEADA, a mesma frota que operava no Consórcio Leste 4.
      A Ambiental Transportes, nem sequer mudou de nome, continua operando, da mesma forma que operava no Consórcio Leste 4.
      Alguns promotores de Justiça que com tanto afinco combateram os problemas de transporte na gestão (horrível) passada, simplesmente SUMIRAM e se DERAM POR SATISFEITOS com a simples DISSOLUÇÃO do Consórcio Leste 4.
      Um destes promotores tem um parente que trabalha na secretaria juridica de uma gestão PETISTA de uma cidade das maiores do Estado, na grande São Paulo, isso PORVENTURA explicaria o porque este promotor, tão atuante nas gestões anteriores, criou blog e tudo, PORVENTURA, não investiga abusos e corrupção no transporte em GESTÕES PETISTAS.
      EM NENHUMA CIDADE DO MUNDO, SEJA DE PRIMEIRO, SEJA DE TERCEIRO MUNDO, FICA SE MUDANDO ITINERÁRIOS DE LINHAS ÀS TORTAS E DIREITAS COMO SE FAZ ARBITRARIAMENTE AQUI EM SÃO PAULO!
      Os sistemas de transporte são modernizados em todo mundo, os sistemas de bilhetagem e pagamento de passagens são modernizados, corredores e adequações de vias são criados, mas AS LINHAS, QUE SÃO REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO PARA O POVO, NÃO SÓ DA CIDADE, MAS DE TODA A FEDERAÇÃO, estas, em outras cidades do Brasil e do MUNDO, continuam, existem por 40, 50, 60, 100 anos, só são feitas adequações de itinerários pra demanda.
      E aqui em Sampa City?
      O que o PT faz quando tem a prefeitura nas mãos?
      Destrói linhas, geralmente ESTRUTURAIS, unifica, secciona, tudo com um ÚNICO OBJETIVO:
      BENEFICIAR AS OPERADORAS QUE APOIAM SUA GESTÃO.
      Planejam de tal forma que não existe outra alternativa ao cidadão, do que fazer os transbordos que eles DITAM pro povo fazer, se quer chegar ao seu destino.
      Será que isso é mesmo modernidade?
      Aonde no planeta que existe um sistema dessa forma como o que ditatorialmente o PT a todo custo, desde a gestão Marta Suplicy, tenta implantar em SP?
      Simplesmente não existe!

      Utilizam a expressão “troncalização” de uma forma TOTALMENTE DISTORCIDA, para dar a exclusividade de operação para UMA EMPRESA APENAS, NO CASO DAQUI DA ZONA LESTE, A VIP TRANSPORTES, QUE EM SEU CORPO DE FUNCIONÁRIOS DO PLANEJAMENTO, TEM UM EX-COLEGA DA SRA. ANA ODILA, ESTE MESMO SENHOR, JÁ FOI ANALISTA DE PLANEJAMENTO NA SPTRANS E NAS COOPERATIVAS ASSOCIAÇÃO PAULISTANA E TRANSCOOPER, e todos os projetos de alteração de itinerários na ZONA LESTE, FORAM ALTERADOS POR ELE E PELA SRA. ANA ODILA, PARA QUE BENEFICIASSEM AS COOPERATIVAS, DEFENDIDAS PELO PT, E A VIP TRANSPORTES.

      Como eu disse no começo, na primeira postagem, o projeto da rede de referencia da SPTrans ORIGINAL, era sim a troncalização, mas uma troncalização JUSTA, onde o PASSAGEIRO TIVESSE OPÇÕES DE TRANSBORDO, E MESMO, OPÇÕES PARA IR DIRETO AO CENTRO.
      No projeto original, era pra ter linhas TRONCAIS que ligassem alguns lugares distantes como Cid. Tiradentes (metalúrgicos) – Centro e COHAB II – Centro, linhas via Radial Leste e Via Celso Garcia.
      Veio a Sra Ana Odila e seus leões de chácara V(W)andelei(y) Pezot(t)a e Conceição e mudaram tudo, pra beneficiar a VIP Transportes e as cooperativas.
      Desativaram as linhas de bairros queixosos e denunciantes como as linhas do Jd. da Conquista e do Conjunto José Bonifácio, mas quem ficou quietinho, ganhou aos poucos, o “privilégio” de ir até o grande polo de atração do Metrô Bresser….

      São tão autoritários e vingativos que aonde reclamaram das mudanças, como o caso da COHAB I Manoel da Nóbrega, eles reativaram as linhas, de forma mal feita, mas reativaram, como a 3129-10, que agora é 407I-10 “Metrô Bresser”, ou a 3760-42 que voltou ao seu itinerário original, só que com prefixo alterado pra 4010-10.
      O mais absurdo foi o fato de que o PT se contradiz de uma forma absurda e ridícula:
      Tinham criado a linha seccionada 407U-10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera, que DEVERIA TER SUBSTITUÍDO a linha 3539-10 Cid. Tiradentes – Term. Pq. Dom Pedro II.
      Aí os bandidos que trabalham infiltrados na Transcooper, ameçaram tocar fogo nos ônibus da 407U-10 e impediram a operação da linha, porque TIRAVA DEMANDA DA LINHA 3789-10, uma linha sublocal com demanda pra BIARTICULADO QUE OPERA COM MIDI ÔNIBUS!
      O que a Prefeitura PETISTA fez?
      DESATIVOU A LINHA ‘MODERNA’ 407U-10, CONTRADIZENDO SEUS CONCEITOS ‘REVOLUCIONÁRIOS’, E REATIVOU A 3539-10, PODADA, SECCIONADA NO METRÔ BRESSER, PRA NÃO BATER DE FRENTE COM A INTOCÁVEL 4310-10…..
      ASSIM, MAIS UMA VEZ CONTRA A VONTADE DO POVO, QUE HÁ SECULOS PEDIA UMA LINHA DE ÔNIBUS GRANDE DA CIDADE TIRADENTES PARA O METRÔ ITAQUERA, BENEFICIOU GENTE SUJA QUE LAVA DINHEIRO SUJO NAS COOPERATIVAS E AQUELA GENTINHA QUE ESTÁ NA VIP, ÀS CUSTAS DO DEFENSIONISMO SUJO DA SPTRANS E DA SMT…

      E a vingança deles não parou por aí:

      Na COHAB 2 – José Bonifácio, mesmo com tantas denúncias e abaixo-assinados, desativaram as linhas 3759-10, 4034-10 e 4301-10, uma que ligava 300 mil moradores pra região do miolo do tatuapé e carrão, hoje sem alternativas viáveis de transbordo, outra que dava acesso a moradores de regiões distantes do bairro à estação CPTM do bairro, e outra, que ALIAVA A SUPERLOTAÇÃO DE LINHAS SUBLOCAIS NO TRECHO MAIS POPULOSO DO BAIRRO, A AV. VIRGÍNIA FERNI e que de forma TRONCAL e MODERNA, ligava a ZONA LESTE DIRETAMENTE À SÉ, TUDO PARA QUE A ‘QUERIDA’ 4310-10 TIVESSE MONOPÓLIO NA LIGAÇÃO AO CENTRO, ASSIM, SE VINGARAM DE QUEM DENUNCIOU O CONLUIO DO PLANEJAMENTO DA SPTRANS PRA BENEFICIO IRREGULAR A OPERADORAS (SERIA PREVARICAÇÃO ISSO?) E BENFICIARAM QUEM FINANCIOU A CAMPANHA DO HADDAD A PREFEITURA DE SP….

      VOLTO A PERGUNTA?

      UMA CIDADE É ADMINISTRADA PARA UMA MAIORIA, OU PRA TODOS?

      O PT ACHA QUE É PRA MAIORIA, QUE ELES CALAM, QUE NÃO TEM VOZ E ELES USAM COMO MASSA DE MANOBRA, PARA UM SISTEMA ARBITRÁRIO DE TRANSPORTES, SEM OPÇÕES, SEM DIGNIDADE.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 15 de maio de 2014 às 22:11 //

        ERRATA:
        ONDE DIGITEI:
        “ALIAVA A SUPERLOTAÇÃO DE LINHAS SUBLOCAIS”

        LÊ-SE:

        ALIVIAVA A SUPERLOTAÇÃO DE LINHAS SUBLOCAIS

        GRATO!

  6. LEDRAJ SARCE DOPRA // 15 de maio de 2014 às 05:23 // Responder

    Eu não estou defendendo nem PT e PSDB mas aqui eu vejo todo mundo perdendo tempo metendo o pau no PT e PSDB então vamos assinar uma petição para que São Paulo tenha uma empresa de ônibus estatal e faça o Haddad acordar com os transportes. http://www.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  7. Que o antigo Consorcio 4 Leste foi dissolvido isso eu sei que agora ficou o lixo da Express e a Ambiental que nao ha muito o que dizer,todos sabemos que o grupo Vip domina SP seja com modelos de onibus pela Caio Induscar ou por ter varios donos minoritarios em varias garagens da cidade,isso nunca ira mudar so muda se criar uma CMTC ou parecida quem sabe nao resolva,ja de resto fica dificil.

  8. A Copa-2014 acabou e até agora nada do PROJETO DE MOBILIDADE URBANA DE TRANSPORTES, prometidos pelo ex-presidente Lula e nem pela presidente Dilma. Só ouvimos muita conversa e pouca ação, aliás onde foi parar o tal de PAC-1 e PAC-2, hem!?
    Aqui em São Paulo, o prefeito petista Fernando Haddad, não feito outra coisa senão gastar o dinheiro da prefeitura desnecessariamente com a troca de novos pontos de ônibus, enquanto nas periferias a maioria dos pontos de ônibus não têm sequer cobertura e banco de acento para os passageiros esperarem o ônibus, isso é ridículo! Outro desperdício do dinheiro público, priorizar ciclovias (onde apenas uma meia dúzia de pessoas utilizem esses acessos mais por lazer do que pra trabalho), ao invés de construir corredores exclusivos pra ônibus no canteiro central de grandes avenidas largas, enquanto o usuário viajam apertados como se fossem sardinhas enlatadas, os ônibus coletivos disputam espaço com os demais veículos. Um grande mal exemplo de tumulto é muito visível nas avenida Gastão Vidigal e Faria Lima, ambas na zona oeste da cidade, os corredores exclusivos de ônibus que deveriam ser implantados no canteiro central, no entanto foram implantados nas laterais (locais de entradas constantes para garagens e estacionamentos, inclusive passagem obrigatória de carretas e caminhões destinados ao Ceasa, etc.). Nem será possível ser engenheiro de tráfego dos transportes pra percebermos a lógica de fato, mas, infelizmente parece que essa visão técnica está faltando na própria CET! O prefeito precisa se conscientizar de que a mobilidade urbana de transportes aqui de São Paulo não se resolve apenas com ciclovia e sim com transportes de massa de grande porte (maior oferta de corredores exclusivos de ônibus articulado; além de trésn, metrôs, monotrilhos, BRTs, VLTs, etc.), afinal de contas, estamos falando de uma das maiores cidades do planeta! Além domais, a ciclovia não atende a todas as camadas sociais (gestantes, idosos com mobilidade reduzida, deficientes físicos e visuais, pessoas com crianças de colo, claro, além das adversidades do clima como: chuva, claro muito forte, etc. e o relevo da cidade como por exemplo as imensas ladeiras…). E cá pra nós “quem é que vai sair lá da periferia tão longe, pedalando de bicicleta até o centro da cidade”, ou quem sabe debaixo de um Sol escaldante ou ainda debaixo de chuva, hem!? Enfim, todos os detalhes devem ser levado em conta.
    É importante também manter o rodízio de veículos, com possibilidade de se criar um 3º horário de pico, forçando as pessoas a deixarem os seus automóveis particulares na garagem, claro, além de aumentar a oferta dos transportes públicos disponibilizados.
    O zoneamento urbano nas periferias, isto é, incentivos de se criar órgãos públicos e particulares (bancos, hospitais, universidades, escolas técnicas, casa lotéricas, etc), afim de evitar que o morador local da periferia venha se deslocar até o centro, etc.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: