SPTrans cria blog para sugestões e acompanhamento de auditoria

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Ônibus na Capital Paulista. SPTrans lança blog para acompanhamento de trabalhos de auditoria sobre os transportes e para receber sugestões dos passageiros sobre a consultoria e os serviços de ônibus. Foto: Adamo Bazani.

SPTrans cria blog para receber sugestões sobre os transportes e acompanhamento de auditoria
Há uma página com explicações gerais sobre os objetivos dos trabalhos da Ernest & Young. Reclamações pontuais ainda devem ser registradas pelo 156
ADAMO BAZANI – CBN
A SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia os serviços municipais de ônibus, criou em sua página na internet um blog para que os passageiros possam dar sugestões para a melhoria da prestação de serviços e para o acompanhamento da “Verificação Independente do Transporte Público de São Paulo”.
As sugestões devem ser recebidas enquanto durarem os trabalhos de auditoria sobre as contas do sistema de transportes realizados desde março pela empresa de consultoria Ernest & Young.
A Ernest & Young, que também fez uma verificação nas planilhas do sistema de Belo Horizonte, foi contratada pela prefeitura de São Paulo, após licitação, por R$ 4 milhões.
A previsão é de que os trabalhos terminem entre junho e julho, mas a prefeitura não descarta a possibilidade de prorrogar o prazo se houver necessidade.
O resultado da auditoria deve dar bases para a prefeitura realizar uma nova licitação dos transportes públicos da Capital Paulista e definir parâmetros para o valor da tarifa. Os contratos com as empresas de ônibus foram assinados em 2003 e expiraram no ano passado, quando deveria ser realizada a nova concorrência.
Mas depois da série de protestos sobre os valores das tarifas e pela necessidade de mais qualidade nos transportes, em junho, a prefeitura desistiu de fazer a licitação.
À época, foram expostas pela sociedade dúvidas sobre a lucratividade das empresas de ônibus, a relação entre empresários e poder público, os custos operacionais e até mesmo sobre um suposto intuito de o edital de 2013 concentrar ainda mais os serviços em poder de poucos donos de empresas de ônibus.
A Câmara dos Vereadores chegou a realizar uma CPI dos Transportes, mas sem resultados práticos. Com o modelo feito às pressas numa manobra da base do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, a CPI presidida pelo vereador petista, Paulo Fiorilo, teve o leque de investigações restrito apenas às planilhas e não registrou grandes avanços. Além disso, como ocorre em boa parte das CPIs, houve uma politização dos assuntos. Mais foram ouvidos representantes da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e do Metrô sobre as acusações de formação de cartel em contratos do governo do Estado de São Paulo, que é do rival PSDB, do que operadores dos transportes municipais.
Pelo blog é possível acompanhar arquivos que trazem cópias do contrato com a auditora Ernest & Young, ordens de serviço e principais assuntos que devem ser tratados pela empresa.
Há uma página com respostas às principais dívidas sobre a auditoria.
Além das planilhas, a Ernest & Young deve verificar o cumprimento de quesitos de qualidade na prestação de serviços pelas empresas de ônibus e cooperativas de transportes que atuam na capital paulista.
O blog não deve receber reclamações como atrasos pontuais, paradas não realizas pelos motoristas após o sinal, quebras de ônibus, entre outros assuntos, que ainda devem ser comunicados pelo telefone 156.
No entanto, além de ideias, os passageiros podem relatar problemas crônicos nos serviços dos transportes para que o poder público possa ater uma noção do que

deve ser analisado com mais atenção pela auditoria ou mesmo pela gestão municipal.
Para ter acesso à página, basta clicar neste endereço:
http://www.sptrans.com.br/verifica/
As sugestões podem ser feitas por um link na página ou por um e-mail informado também no espaço.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. ranulfofilho@bol.com.br disse:

    Por Favor: Não me enviem mais EMAILS. Grato

    1. Como o WordPress é uma plataforma interativa, não podemos fazer isso. Quem deve fazer é você mesmo. Basta ir ao mesmo ícone que você foi para receber os e-mails em Sign me up, seguir as orientações e se desligar.
      Grato.

  2. LEDRAJ SARCE DOPRA disse:

    Até agora a petição da nova CMTC tem 124 nós estamos precisando de 1000 assinaturas para entregar ao Prefeito Haddad http://www.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  3. j disse:

    DE Q ADIANTA SE ELES NÃO NOS OUVEM, NÃO NOS RESPONDEM, NÃO NOS LEVAM EM CONSIDERAÇÃO? MORO NA AREA 2, NO JAÇANÃ, ZONA NORTE DA CIDADE…AINDA HJ TEMOS EU, MINHA ESPOSA E TODOS Q MORAM NESSA REGIÃO EM Q EU MORO, PEGAR 02 ÔNIBUS PRA IR AO CENTRO DO DISTRITO VIZINHO, A VILA MEDEIROS…A AVENIDA NOSSA SRA. DO LORETTO, E ADJACÊNCIAS…E ISSO DESDE AGOSTO DE 2010…COM O MALDITO SECCIONAMENTO DA LINHA 121G/10, NO METRÔ TUCURUVI…E AO CENTRO DA VILA GUILHERME…AVENIDA JOAQUINA RAMALHO E ADJACÊNCIAS…ÔNIBUS DIRETO AQUI PRA REGIÃO DA VILA MEDEIROS…SÓ SE FOR P/ AS “BORDAS” DO DISTRITO…VILA SABRINA, JD. BRASIL, JD. GUANÇÃ E PARTE DA VILA EDE…E PRA VILA GUILHERME…SÓ PRO CENTER NORTE E DETERMINADOS TRECHOS DA AVENIDA LUIZ DUMONT VILARES…BEM COMO PRA REGIÃO DA VILA IZOLINA MAZZEI E PQ. RODRIGUES ALVES…(AV. Gal. ATALIBA LEONEL…) E SÓ!! O RESTO Q SE EXPLODA! E PRA IRMOS AO MANDAQUI…A MESMA MERDA!! DOIS OU ATÉ TRÊS ÔNIBUS…RÍDICULO…MANDAQUI, CACHOEIRINHA, CASA VERDE, LIMÃO…BEM COMO VILA MEDEIROS E VILA GUILHEREME E SANTANA, E MAIS A VILA MARIA…SÃO AREA 2! SÃO ZONA NORTE!! COR AZUL ESCURO…COMO PODE SER ISSO? CADÊ A MAIOR VARIEDADE DE OPÇÕES? CADÊ A MELHOR CAPILARIZAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO DAS LINHAS DE BAIRROS E ENTRE OS BAIRROS DE UMA MESMA REGIÃO? E ISSO É SÓ UM PEQUENO EXEMPLO…TEM MUITAS E MUITAS COISAS ERRADAS NO TRANSPORTE PÚBLICO SOB RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DA CIDADE DE SP/SP! MUITAS!

  4. Do que adianta se o PT que esta fazendo isso,nao vai mudar nada o resultado.

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