ARTIGO – E-Bus, alternativa sustentável nas ruas

E-Bus ônibus elétrico

E-Bus, ônibus elétrico movido somente com baterias. Resultado de testes pode definir políticas de incentivo. Ônibus tem autonomia diária de 200 quilômetros, com recargas rápidas durante a operação. Veículo passa por avaliação de empresa especializada, o que vai permitir homologação para ser produzido em série. Foto: Divulgação.

ARTIGO: Alternativa sustentável nas ruas
Iêda Maria Alves de Oliveira – Eletra
Uma importante parceria nipo-brasileira promete conquistar o mundo. Já circula nas ruas de Diadema e São Paulo o E-Bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias e o primeiro do mundo com 18 metros. Esse é mais um sonho que começou em São Bernardo do Campo, na fábrica da Eletra, com a participação de uma equipe de engenheiros da Eletra, Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation. O projeto conta ainda com a participação da METRA, concessionária responsável por operar e monitorar o E-Bus, e da EMTU-SP que irá avaliar o resultado dos testes e estabelecer políticas de incentivo.
Há mais de 30 anos no mercado, a Eletra é uma empresa brasileira que se especializou no desenvolvimento e na produção de veículos com tração elétrica. Primeiro, dominamos a versão trólebus e, em 1999, criamos o primeiro elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Agora com o E-Bus, a Eletra confirma seu papel de destaque e pioneirismo no seleto grupo de empresas que desenvolvem tecnologia para transporte sustentável.
O E-Bus chega para reforçar o espírito inovador e a competência da indústria nacional. Com todo o sistema de tração desenvolvido e fabricado no Brasil, o veículo conta com autonomia operacional de 200 km por dia, utilizando baterias com tecnologia íon de lítio e sistema de recarga rápida, fabricados no Japão. O chassi é Mercedes-Benz, carroceria Induscar/Caio e motor elétrico WEG. O veículo passa ainda pela rigorosa avaliação de uma empresa especializada, que vai permitir sua homologação e consequente certificação.
Nossa preocupação sempre vislumbrou a segurança dos passageiros em primeiro lugar. Por isso, precisávamos de um parceiro com conhecimento e que transmitisse confiança para embarcarmos baterias sujeitas a condições de impacto, vibração, carga e descarga severas, entre outras adversidades inerentes a realidade brasileira, como riscos em manifestações (incêndio, tiros, etc.), acidentes graves (queda de viadutos) e lotação máxima de passageiros. O E-bus, armazena energia em 14 baterias, desenvolvidas e fabricadas pela Mitsubishi Heavy Industries, suficientes para garantir uma operação eficiente e segura.
A grande conquista do E-bus não está apenas na inovadora tecnologia. O novo veículo não utiliza combustíveis fósseis e garante emissão zero de poluentes. É a tecnologia brasileira ajudando a reduzir os níveis de poluição e a melhorar a qualidade de vida nas cidades.
(*) Iêda Maria Alves de Oliveira é gerente da Eletra, empresa brasileira pioneira em tecnologia para tração elétrica e híbrida para ônibus.

Comentários

Comentários

  1. LEDRAJ SARCE DOPRA disse:

    Se vc quer este tipo de ecofrota em São Paulo assine o abaixo assinado pela nova CMTC http://www.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

  2. jair disse:

    Gostaria de ver um comparativo economico com outros modelos da Ecofrota, desde custo de implantação até o custo por km rodado, comparando também eficiência e disponobilidade de operação.

  3. j disse:

    É…Mas o governo do Estado e a Prefeitura da Capital tão investindo grana em Monotrilho…e ainda o Governo do Estado quer fazer um Monotrilho do Metrô Tamanduateí, na Vila Prudente, Área 5 da capital…q rasgará o ABC…Q é isso!!? CORREDORES BRTs JÁ!! COM VEÍCULOS BRT MESMO, ARTICULADOS E CONVENCIONAIS NOVOS E COM TECNOLOGIAS AVANÇADAS E ARTICULADOS COMUNS Q DESDE 2005 E 2006 APRESENTAM TECNOLOGIAS Q PERMITEM Q O AR DAS CIDADES NÃO FIQUE TÃO POLUÍDOS! PAREM DE “OSTENTAÇÃO” !! MONOTRILHO É COISA DE PAÍSES RICOS E DE PRIMEIRO MUNDO, Q TEM COMO MANTE-LOS EM SEGURANÇA E COM A MANUTENÇÃO EM DIA!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading