Multas para taxistas quem invadem corredores ônibus começam nesta segunda-feira

ônibus

Ônibus em São Paulo. Multas para taxistas que invadem corredores nos horários de pico do transporte coletivo começou nesta segunda-feira.

Começam hoje multas para taxistas que invadem corredores
Restrição é apenas nos horários de pico dos transportes
ADAMO BAZANI – CBN
Começou nesta segunda-feira, dia 14 de abril de 2014, a aplicação de multas para os taxistas que desrespeitarem os novos horários de restrição nos corredores de ônibus na Capital Paulista.
Mesmo com passageiros, os táxis são proibidos de trafegar pelos corredores, que ficam à esquerda, entre seis horas da manhã e nove da manhã e das quatro horas da tarde às oito horas da noite.
A multa para invasão dos corredores cometida pelos taxistas é a mesma que para os carros convencionais: R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Já algumas faixas à direita estão liberadas durante o dia todo na Marginal do Rio Tietê, a Marginal do Rio Pinheiros, no corredor Norte-Sul – formado pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís e Interlagos –, e também a avenida Indianópolis, avenida Sumaré e avenida Corifeu de Azevedo Marques.
ESTUDOS COMPROVAM QUE TÁXIS COMPROMETEM DESEMPENHO DE ÔNIBUS NOS CORREDORES E PROBLEMA PODE OCORRER COM FAIXAS:
A retirada dos táxis de acordo com os estudos, aumentaria em média 25% a velocidade dos ônibus no sentido Bairro-Centro e 31% no sentido Centro-Bairro. A presença dos táxis vem reduzindo 28% em média a velocidade dos ônibus.
Ainda segundo os dados, os ônibus transportam em média 271 mil passageiros e os táxis no máximo 2,5 mil pessoas num trecho de 10 quilômetros de corredor.
Hoje a média de velocidade dos ônibus nos corredores de ônibus é de 16,6 km/h e nas faixas é de 20,4 km/k, sendo que normalmente, nos corredores os coletivos deveriam ter desempenho melhor.
Os taxistas dizem que não são os seus veículos que prejudicam o trânsito e que os táxis são uma forma de as pessoas também deixarem os carros particulares em casa.
Agora, com a flexibilização de Haddad e Tatto, os mesmos problemas enfrentados nos corredores, como o entra e sai dos táxis na frente dos ônibus, paradas nem sempre autorizadas para embarque e desembarque de passageiros e redução de velocidade para procurar endereços podem ocorrem com as faixas que tiveram a liberação dada pela prefeitura.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Multas para taxistas quem invadem corredores ônibus começam nesta segunda-feira

  1. já era pra ter começado há uns nãos aí…aliás, esse negócio é uma das heranças “populistas” e facistas das ultimas gestões municipais…Serra e Kassb…CORREDOR DE ÔNIBUS É PRA ÔNIBUS!! E NÃO PROS “COXINHAS”, PROS “OSTENTADORES” E ESPERTALHÕES DA VIDA!!

    • Rapaz pra que tanto ódio? Mas num ponto de vista VC está certo. Corredor de Ônibus é pra Ônibus, enquanto o Carro terá o seu espaço reservado, aqui em Guarulhos também está tendo uma Polêmica por causa do Corredor da EMTU no Anél Viário, e adivinha PQ? Quando tiver pronto irão perder mais uma faixa, pois será exclusiva para Ônibus e com paradas no canteiros central.

    • LEDRAJ SARCE DOPRA // 14 de abril de 2014 às 20:21 // Responder

      CONCORDO COM VC NO CORREDOR ABD VC SÓ VER PASSAR SÓ ÔNIBUS E ANDA MAIS RAPIDO.

  2. quem quiser ir rapido pega o onibus nao o taxis e isso ai

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: