Ícone do site Diário do Transporte

Comil vai concluir entrega de 70 articulados para o MOVE BH neste mês

Comil garante que até o final do mês entrega 70 unidades do modelo articulado Dopiio BRT para o sistema de corredores de ônibus de Belo Horizonte. SM Transportes, Viação Millenium, Bettania Ônibus , Expresso Unir, São Dimas Transportes, Viação Sandra são as empresas que encomendaram o modelo. Foto- Divulgação Comil – Reportagem: Adamo Bazani

Comil vai entregar 70 articulados para o BRT MOVE BH
Algumas unidades já chegaram e até o final deste mês todo o lote encomendado deve estar disponível para operação
ADAMO BAZANI – CBN
A Comil Ônibus anunciou de maneira oficial nesta segunda-feira, dia 07 de abril de 2014, que até o final do mês conclui a entrega de 70 unidades do modelo de ônibus articulado Comil Doppio BRT para o sistema de corredores de ônibus de Belo Horizonte, o BRT MOVE BH.
Quando tiver as obras finalizadas, o sistema deve atender diariamente 700 mil pessoas, de acordo com a prefeitura da capital mineira.
Segundo a Comil, algumas unidades já estão prestando serviços em linhas entre o centro e as regiões mais afastadas de Belo Horizonte.
A encarroçadora que mantém unidades fabris em Erechim, no Rio Grande do Sul, e em Lorena, interior de São Paulo, informou que seis empresas operadoras do sistema de Belo Horizonte compraram o articulado Doppio BRT:
SM Transportes – 26 ônibus articulados Comil
Viação Millenium – 17 ônibus articulados Comil
Bettania Ônibus – 10 ônibus articulados Comil
Expresso Unir – 8 ônibus articulados Comil
São Dimas Transportes – 7 ônibus articulados Comil
Viação Sandra – 2 ônibus articulados Comil
As empresas operam pelos eixos da Avenida Antônio Carlos e Avenida Cristiano Machado.
Os ônibus possuem ar condicionado e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, mas a novidade, de acordo com a Comil, é em relação à disposição de portas.
Dos 70 ônibus, 44 articulados possuem sete portas para perfil de embarque-misto, servindo para operações nas plataformas das estações, que possuem piso no mesmo nível do assoalho dos ônibus, e para as paradas convencionais.
Os outros 26 ônibus possuem quatro portas do lado esquerdo para as operações nos corredores BRT.
A Comil acredita que a participação no MOVE BRT vai ser uma oportunidade para a marca expandir os negócios com os ônibus articulados.
Segundo a fabricante de carrocerias, o modelo possui uma aerodinâmica que auxilia nas operações, reduzindo o consumo de diesel, pneus e peças, e facilita a manutenção. Neste aspecto, a Comil destaca que muitos itens do ônibus são os mesmos que os usados pelos outros modelos da marca, como o Comil Svelto (urbano convencional) e o Comil Svelto Midi (micrão), o que permite redução de custos e maior controle do estoque de peças.
O ar condicionado é integrado à carroceria, o que qualifica o design e pode reduzir o peso total do veículo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Sair da versão mobile