Ponte do Jaguaré recebe faixas e corredores continuam travados

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Ônibus urbano em São Paulo. Ponte do Jaguaré recebe nesta segunda-feira mais 600 metros de faixas para ônibus. Se a implantação das faixas ocorre de maneira rápida, a prefeitura enfrenta entraves legais e principalmente políticos para criar mais corredores de ônibus, que são considerados espaços mais adequados para o transporte coletivo sobre pneus.

Ponte do Jaguaré recebe 600 metros de faixas de ônibus nesta segunda-feira, 31 de março
Trechos vão operar nos dois sentidos nos horários de pico da manhã e da tarde
ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta segunda-feira, dia 31 de março de 2014, a ponte do Jaguaré, na região da Vila Leopoldina, zona Oeste de São Paulo, recebe 600 metros de faixas exclusivas para ônibus.
Serão duas faixas, uma em cada sentido, à direita da ponte.
No sentido centro, a operação é de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 9 horas, entre a Avenida Marechal Mário Guedes e a Rua Desembargador José Gonçalves Santana.
Já no sentido bairro, os ônibus passam a ter prioridade de segunda à sexta-feira das 5 horas da tarde às 8 horas da noite no trecho entre a Rua Rinaldo Rivetti e a Avenida Gonçalo Madeira.
Segundo a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, “pela Ponte do Jaguaré, no trecho em implantação, circulam 12 linhas de ônibus municipais no sentido Centro, transportando 50 mil 508 passageiros por dia útil. A frequência média é de 52 ônibus/hora pico. Já no sentido Bairro, passam 12 linhas de ônibus, levando 51 mil 202 passageiros, numa freqüência média de 49 ônibus/hora pico”.
Com estas novas faixas, desde janeiro de 2013 foram implantados 320 quilômetros e 400 metros deste tipo de espaço para ônibus.
Antes, a cidade tinha aproximadamente 105 quilômetros, totalizando então agora 425 quilômetros e 400 metros de faixas para ônibus.
Se a implantação de faixas ocorre de maneira rápida, o mesmo não pode ser dito dos corredores de ônibus, que são espaços considerados mais adequados para o transporte público, quando bem planejados, diferentemente da maior parte dos atuais corredores.
São dez corredores que somam aproximadamente 120 quilômetros.
A prefeitura de São Paulo tem como meta a implantação de 348 quilômetros e 900 metros de corredores até 2020, sendo 150 quilômetros até 2016. Mas o poder público tem enfrentado entraves legais e políticos e os prazos correm risco real de não ser cumpridos.
O TCM – Tribunal de Contas do Município barrou a licitação de 128 quilômetros de corredores, alegando, entre outros fatores, que a prefeitura não apresentou as fontes de recursos para as obras e que faltam detalhes fundamentais nos projetos.
Fazem parte destes 128 quilômetros algumas das 66 vias que precisam ser alargadas ou realinhadas para a construção dos corredores.
Aí, o problema de Fernando Haddad é político. Os vereadores, mesmo os da base de sustentação do prefeito, têm medo do desgaste político em redutos eleitorais por causa de desapropriações parciais ou totais das vias que somam 150 quilômetros para ônibus.
Principalmente comerciantes têm feito protestos na Câmara e mesmo nas ruas.
O projeto de Lei 17/2014 passou com dificuldades na casa dos vereadores em primeira votação no dia 19 de março de 2014 com a exclusão da Avenida Nossa Senhora do Sabará.
A segunda votação deve ser mais difícil ainda, já que é o pleito que vai decidir definitivamente a questão.
Sem a aprovação do projeto, a prefeitura não pode conseguir verbas federais, mesmo que já liberadas, para os corredores.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. j disse:

    VEREADORES DESAFORADOS E CRETINOS! MESQUINHOS E EGOÍSTAS! SÓ PENSAM NELES MESMO! JÁ NÃO CHEGA O TCM-SP SER “COXINHA” COMO SE COSTUMA A DIZER HJ EM DIA, ATÉ MESMO OS”PETRALHAS” E ALIADOS… SÃO UNS MESQUINHOS Q SÓ PENSAM NO PRÓPRIO UMBIGO…QUERIA VER SE FOSSE O #SAUDOSO JANIO QUADROS, NESSA MERDA DE PREFEITURA…Q ERA MEIO DOIDO MESMO, MAS FAZIA AS COISAS ACONTECEREM…OU O SACANA DO PAULO MALUF, Q ROUBAVA PACAS MESMO…MAS PASSAVA POR CIMA DE TODOS MESMO…DIZIA Q FARIA ALGO E FAZIA MESMO! ESSES ULTIMOS 03 PREFEITOS NOSSOS OU SÃO LADRÕES E SOVINAS OU ENTÃO MOLENGAS E OMISSOS E INDOLENTES! EU SINTO MUITA VERGONHA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP E DOS DEPUTADOS ESTADUAIS Q REPRESENTAM ESSA CIDADE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA! POR ISSO, MAIS UMA VEZ, DESDE O ANO 2.000, VOU VOTAR NULO NAS ELEIÇÕES VINDOURAS E NAS DE 2016, MUNICIPAIS! ESSA ESCÓRIA DE POLITICOS NÃO MERECE NOSSA MENOR DEMONSTRAÇÃO DE RESPEITO! NÃO MERECEM UM COPO DE ÁGUA DA SARJETA! #RIDICULOS!! UMA VEZ O ARNALDO JABOR, DISSE NA CBN, Q “…O CONGRESSO NACIONAL ERA UM BUEIRO SUJO E ENTUPIDO ATÉ A BOCA…CHEIO DE IMUNDICIE E DE LACRAIAS E ESCORPIÕES…” NA ÉPOCA EM Q O SAFADO DO SARNEY CONSEGUIU SE SAFAR COMO SEMPRE, NOS ESCÂNDALOS Q ENVOLVIAM SEUS DESCENDENTES DIRETOS…EM 2009…APESAR DE NÃO CONCORDAR COM CERT\S COISAS Q ELE FALA, EU DOU RAZÃO A ELE! E DOU MESMO! MAS ELE ERROU! A POLITICA EM GERAL É Q É ASSIM NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES BANANEIROS POR AÍ…NÃO SÓ DESGRAÇA DO CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO…CAMARA DOS DEPUTADOS E SENADO FEDERAL…#VERGONHA!! SÃO PAULO E SUA REGIÃO METROPOLITANA ESTÃO QUASE PARANDO…AS UNICAS COISAS EM TRANSPORTE COLETIVO NESSA PORCARIA Q REALMENTE FUNCIONAM A CONTENTO…SÃO O CORREDOR DA EMTU-SP, SÃO MATHEUS/JABAQUARA/DIADEMA/BERRINI …E O EXPRESSO TIRADENTES…UNICO BRT DA CIDADE DE SÃO PAULO! FORA ISSO…TUDO UMA ENORME BOSTA!

  2. j disse:

    E ENQUANTO ISSO O PREFEITO ATUAL, PERDIDO… PERDIDO…PRECISOU CONTRATAR A “PESO DE OURO” UMA EMPRESA RESPEITADA E CONCEITUADA PRA TENTAR SABER O Q FAZER…ANTES DESSA LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES SOB RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE SP/SP… SÓ DEUS É Q SABE QUANDO SE DARÁ…P Q ELE NÃO CONTRATA ALGUMA EMPRESA ASSIM PRA CUIDAR DOS TRANSPORTES PÚBLICOS E DO TRANSITO DA CIDADE DE SP? ACABA COM ESSA SPTrans INCOMPETENTE E ESSA ALEIJADA E BURRA CET DE UMA VEZ POR TODAS! BANDO DE IMPRESTÁVEIS E INDOLENTES! E MUITOS SEMI-ANALFABETOS Q NEM SABEM CONVERSAR COM AS PESSOAS…BURROS MESMO!

  3. Luiz Vilela disse:

    Ponte do Jaguaré com faixas pra ônibus é ótima oportunidade para melhorar a desperdiçada integração com A CPTM.

    Prefeitura investindo um pouco mais, pode fazer uma muito necessária e importante passarela sobre a cabeceira da ponte conjugada a ponto de ônibus. Melhor ainda seria pavimentar com bom gosto o pequeno trecho até a entrada da estação CPTM e mais uma pequena passarela evitando a travessia da alça pelos pedestres.

    O espaço sentido Osasco é justo, demandando mais obras; já no sentido Lapa, é bastante generoso.

    Grande chance para a Prefeitura mostrar que realmente investe em soluções para a mobilidade, num local estratégico.

    1. jair disse:

      Luis Vilela

      Sua sugestão é bem simples e viavel, porém, outras do tipo passarelas sobre o rio permitindo que o trem pudesse, em suas estações, ligar ambos os lados do rio também são de execução simples e não tão caro e também não acontecem.

      No caso da ponte do Jaguaré, sobra entre as duas atuais uma outra ponte sobre o rio, que bastaria complementar suas pontas sobre a marginal e teriamos um corredor pronto, com integração direta com a Estação Ferroviaria da linha 9. Será que o Prefeito já viu?

      abraços

  4. j disse:

    É p q não passarelas devidamente seguras e fechadas no alto, e com boa iluminação e bem a prova de furtos de fios, luminárias e lâmpadas…mas com câmeras… tipo as q há hj em dia na Avenida Aricanduva, com devido patrulhamento da Policia Militar e GCM…seriam bem vindas em diversos pontos da cidade cortados por rios, córregos, estradas federais e estaduais…p q não? sempre me perguntei, p q a prefeitura não constrói uma passarela ligando os entornos do Estádio da “Lusa” no Canindé, já no Pari região Central…com o Center Norte, na Vila Guilherme ZN da cidade? seria bem mais fácil pra todos os pedestres e ciclistas…ia economizar tempo e dinheiro de todos! Dinheiro tem e eé bem simples de se fazerem tais obras podem ser de ferro mesmo p q não ? …mas vontade…kkkkkkkkkkkkkkkk}!!!!! lamentável!

  5. Luiz Vilela disse:

    Certeza!!

    Os amigos descrevem obras que REALMENTE fariam diferença para eficiência do transporte público. É isto que a Prefeitura precisaria fazer, temos os melhores recursos, R$ e NECESSIDADE URGENTE.

    Certeza que muuuita gente largaria as perigosas motos e os caros e lentos carros se fizessem obras assim.

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