Sorocaba testa ônibus elétrico chinês da BYD
Publicado em: 27 de março de 2014
Sorocaba testa ônibus elétrico chinês da BYD
Veículo deve circular por 30 dias na cidade do interior de São Paulo
ADAMO BAZANI – CBN
A BYD – Build Your Dreams, fabricante chinesa de veículos, vai testar seu modelo de ônibus 100% elétrico, movido apenas com baterias, em mais uma cidade brasileira.
A partir desta quinta-feira, dia 27 de março, o ônibus que não emite poluentes em sua operação começa a circular às 8h30 na linha 100 – Expresso, que liga o Terminal Santo Antônio ao Terminal São Paulo, no município de Sorocaba, interior paulista.
A linha é operada pelo Consor – Consórcio Sorocaba e os testes vão ter supervisão de técnicos da Urbes – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba, responsável pelo gerenciamento do trânsito e dos transportes coletivos na cidade.
Segundo a Urbes, o ônibus deve circular em Sorocaba pro cerca de 30 dias.
A BYD, que anunciou a intenção de investir US$ 100 milhões para construir uma fábrica de ônibus elétricos no Estado de São Paulo, já circulou com o modelo em diversas cidades, entre elas, São Paulo, Brasília, Salvador e Palmas
Após a conclusão da planta paulista, a BYD espera chegar até 2016 a uma produção de 4 mil ônibus elétricos por ano para o Brasil e países vizinhos da América Latina.
. A empresa tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, quer crescer em todo o mundo com a produção de ônibus não poluentes.
Em novembro do ano passado, a BYD deu início a produção de ônibus elétricos em uma fábrica inaugurada em Lancaster, na Califórnia. Os investimentos nessas instalações são de US$ 30 milhões na fase inicial, segundo a empresa.
A BYD foi criada em 1995 e hoje tem plantas e escritórios em Hong Kong, Taiwan, Índia, Coréia do Sul, Japão e Europa.
Só na China e nos escritórios, são empregadas 150 mil pessoas.
Com 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura, 3,36 metros de altura e carroceria com padrões chineses, o veículo terá o desempenho operacional avaliado em Sorocaba, a exemplo do que ocorreu nas demais cidades. O veículo é acessível, com piso baixo e rampas.
O ônibus é dotado de baterias de fosfato de ferro que precisam de cinco horas para ser recarregadas. A autonomia do elétrico chinês da BYD é de 250 quilômetros a 320 quilômetros, dependendo das condições de operação e da lotação.
Há dois motores elétricos no eixo de tração, o que segundo a BYD, aumenta a força do veículo e permite um melhor desempenho, com redução inclusive no nível de ruído, ampliando o conforto dos passageiros.
Assim como ocorreu nas outras cidades, em Sorocaba o elétrico recebeu adesivos referentes ao município e as inscrições de que o ônibus não emite nenhum tipo de poluente.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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De: FABUS
Prezado amigo Ádamo Bazani, o ônibus elétrico da BYD, está em teste por várias cidades e agora irá para Sorocaba. Ele está transportando passageiros ou somente pessoal da equipe que o analisa ??? Voce tem como saber e me informar ?? Grato ! Abraço GRANDE !!! Roberto Ferreira- 27-03-2014
Olá Roberto. Vai sim transportar passageiros na linha 100 Expresso, segundo a Urbes.
Conceito é muito interessante.
Pouco comentam que 100% elétricos não poluem com ruído – bem incômodo em diesels, por exemplo – e não usam catenárias, que enfeiam o ambiente urbano.
E baterias de fosfato de ferro nem são as mais eficientes/leves/[rápidas na recarga], ou seja, o desempenho de 250km tem espaço para melhorar.
Para rotas centrais em cidades grandes é ótima solução.
Gostaria de saber mais sobre autonomia e desempenho em velocidades baixas, muitas paradas e locais com ladeiras fortes. Por exemplo: energia de frenagem é reaproveitada?
Para nossa realidade, seriam desejáveis modelos “mais altos” (com maior espaço livre da carroceria ao solo, para vencer valetas). Será que resistem bem a pavimentos ruins? Aceitam bem trepidação?