Volvo lança linha de ônibus mais baratos para países emergentes
Publicado em: 21 de março de 2014
Volvo lança linha de ônibus mais baratos para países emergentes
Marca UD foi lançada na Índia, mas pode ser comercializada até mesmo no Brasil
ADAMO BAZANI – CBN
A Volvo lançou nesta quinta-feira, dia 20 de março de 2014, em Bangalore, na Índia, a marca UD de ônibus.
A linha vai compreender veículos urbanos e rodoviários mais simples, com menos itens de sofisticação, e inicialmente vai ser comercializada na Índia, mas a partir de 2015, os ônibus podem ganhar mercado em países emergentes. Não está descartada a vinda dos chassis para o Brasil nos próximos anos.
A marca UD foi formada depois de a Volvo comprar a divisão de veículos Diesel da Nissan e hoje está entre as primeiras posições no mercado do Japão.
A Volvo também detém as marcas Renault Trucks, Mack Trucks e Eicher.
A linha UD vai ser desenvolvida pela engenharia mundial da Volvo. A empresa garante que, apesar de os veículos serem mais simples para atender às condições mais severas de tráfego em países onde o investimento em infraestrutura é baixo, os ônibus continuarão com qualidade, segurança e confiabilidade.
A comercialização na Índia deve começar neste ano usando a estrutura já instalada da rede de concessionários da Volvo.
A Volvo começou a atuar de maneira mais intensa na Índia em 2001 e hoje tem cerca de 5 mil veículos de transporte coletivo em circulação naquele país. Com a marca UD, a Volvo pretende ampliar a participação.
O Presidente e CEO do Grupo Volvo, Olof Persson, explicou, em nota à imprensa, que a tática de fornecer veículos mais simples para atender um número maior de clientes com necessidades específicas nos países considerados emergentes já foi adotada no segmento de caminhões.
“Ao introduzir a nova linha de ônibus, oferecemos aos clientes dos mercados em crescimento um produto desenvolvido para atender suas necessidades específicas. Da mesma forma que fizemos para nosso negócio de caminhões, estamos posicionando nosso ônibus de acordo com os segmentos de clientes de modo a cobrir o máximo do mercado acessível que for possível” – relata na nota.
Aos poucos, a Volvo está “popularizando” os seus ônibus, sem deixar os modelos mais sofisticados de lado, e tem gostado dos resultados.
No Brasil, o lançamento do modelo de motor dianteiro B 270 F, em 2011, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Volvo no setor de transportes coletivos de passageiros.
A marca pulou de sexto para quarto lugar no ranking das marcas, de acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e ultrapassou sua concorrente direta no Brasil, a Scania.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
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