BRT em Palmas terá ônibus com tecnologia limpa, promete prefeitura

BYD ônibus

Ônibus elétrico chinês testado em Palmas no final de fevereiro. Durante a apresentação do BRT de Tocantins, prefeito da capital disse que sistema terá ônibus com tecnologias limpas. Foto: Valério Zelaya – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Palmas.

BRT de Tocantins terá ônibus com “energia limpa” promete prefeitura
No final de fevereiro, chinesa BYD testou ônibus 100% elétricos a baterias
ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, no Tocantins, apresentou nesta sexta-feira, dia 14 de março de 2014 o projeto de BRT – Bus Rapid Transit, sistema de corredores de ônibus na cidade.
O que chama a atenção no comunicado emitido pela prefeitura à imprensa é que faz parte do plano do poder público o uso de ônibus com tecnologias limpas.
“São R$ 466,1 milhões que serão investidos num eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Teothônio Segurado será a base da via. As pistas de tráfego de veículo serão mantidas. No canteiro central circularão os ônibus rápidos com energias limpas e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano” – de acordo com a nota da prefeitura.
Entre os dias 22 e 25 de fevereiro, a empresa chinesa BYD testou um ônibus 100% elétrico, movido apenas com baterias, a exemplo do que ocorre na Capital Paulista e dos testes realizados em Salvador e Brasília .
A fabricante de automóveis chinesa BYD, que tem como um dos sócios o bilionário norte-americano, Warren Buffett, anunciou que vai investir US$ 100 milhões para a instalação de uma fábrica de ônibus elétricos puros (movidos com bateria) no Estado de São Paulo, ainda neste ano.
A BYD – Build Your Dreams diz que até 2016 pretende ter capacidade para fabricar por ano aproximadamente quatro mil ônibus para o mercado latino-americano.
Não está definido de forma oficial, no entanto, qual marca de ônibus deve servir o BRT de Tocantins, como é chamado o sistema da capital Palmas.

BYD ônibus

Veículo fabricado pela BYD enfrentou aclives e declives durantes os testes em Palmas. Companhia chinesa quer ter fábrica no Brasil. Foto: Valério Zelaya – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Palmas.

O presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas, Luiz Masaru Hayakawa, disse na apresentação que o modelo operacional para o BRT da cidade teve como base características do sistema de Curitiba, no Paraná, e do Transmilênio, em Bogotá, na Colômbia.
Na nota, a prefeitura ainda informou outros detalhes da obra.
“Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste. Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem. Na altura da Ulbra o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari” – explica a prefeitura.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em BRT em Palmas terá ônibus com tecnologia limpa, promete prefeitura

  1. Parabéns prefeito e sua equipe, Palmas merece uma gestão de primeiro mundo.
    Que bom seria se em nosso estado tivesse outros prefeitos com essa visão.

Deixe uma resposta