Gratuidade para passageiros a partir de 60 anos nos ônibus de São Paulo

ônibus
Ônibus municipal em São Paulo. Passageiros com 60 anos ou mais já podem usar o sistema municipal gratuitamente. Foto: Adamo Bazani

Passageiros com 60 anos ou mais podem usar ônibus de graça em São Paulo
Solicitação de Cartão do Idoso pode ser feita à SPTrans
ADAMO BAZANI – CBN
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou nesta quinta-feira, dia 13 de março de 2014, o decreto número 54 mil 925, que garante gratuidade aos passageiros de ônibus municipais que tenham idade de 60 anos ou mais.
O decreto foi publicado hoje no Diário Oficial do Município e regulamenta a Lei 15 mil 912 de 16 de dezembro de 2013. A lei passa a valer na prática a paritir de segunda-feira, dia 17 de março.
Antes, a gratuidade era garantida apenas para mulheres a partir de 60 anos e homens com 65 anos ou mais, pelas regras do Estatuto do Idoso.
De acordo com o decreto, para ter direito à gratuidade, o passageiro com esta faixa etária precisa portar um Cartão de Idoso emitido pela SPTrans:
“I – embarcar pela porta dianteira, utilizar-se do Cartão Especial do Idoso no equipamento leitor localizado no interior do veículo e: a) transpor a catraca e desembarcar pela porta traseira; oub) efetuar o giro da catraca e desembarcar pela porta dianteira …”
Mas quem não possuir o cartão ainda, pode desembarcar pela porta da frente, apresentando documento de identidade com foto ao motorista do ônibus.
“II – embarcar pela porta dianteira,apresentar ao operador ou à fiscalização qualquer documento oficial dotado de fotografia que permita sua identificação e comprove sua idade e desembarcar pela mesma porta”
Podem solicitar o cartão moradores da Capital Paulista, das cidades que formam a região metropolitana e dos municípios de Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiaí e Várzea Paulista devem fazer cadastro na SPTrans, segundo o decreto.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes