Idec sugere ranking de melhores e piores empresas

ônibus

Idec sugere que prefeituras divulguem ranking de boas e más empresas de ônibus.Mas conivência de prefeituras com monopólios e cartéis, consórcios não claros e pinturas padronizadas atrapalham o direito de informação do passageiro. Foto: Grupo TRA

Idec sugere que prefeituras divulguem listas com melhores e piores empresas de ônibus do País
No entanto, monopólios explícitos ou disfarçados e pinturas padronizadas podem prejudicar levantamento
ADAMO BAZANI – CBN
Após acompanhar uma série de reclamações sobre os serviços de transportes públicos em um levantamento nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor sugere que as prefeituras, de grandes e pequenas regiões divulguem rankings ou listas das melhores e piores empresas de ônibus.
E mesmo assim, estes rankings são apenas para o passageiro, que também é um consumidor, ter uma base de como são os serviços.
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do levantamento, João Paulo Amaral, diz que muitos passageiros se sentem desestimulados a reclamar. Por isso que a queda no número de queixas nem sempre significa melhorias nos serviços de ônibus, trens e metrô.
Ele acrescentou que as prefeituras não se preocupam em fazer esta tabulação que deve além de identificar linhas e regiões dar nomes às empresas de ônibus boas e ruins.
“Isso é algo que já ocorre em vários setores. O Poder Público oferecer esse tipo de dado é um ótimo termômetro e tornar públicas essas informações é muito interessante … “Muitas prefeituras não têm esses dados tabulados, não os divulgam e não dão respostas aos usuários que se queixam. Isso pode significar que os órgãos responsáveis podem não estar usando essas informações, que devem ser consideradas de forma mais eficiente, como um termômetro da qualidade do serviço prestado … O primeiro ponto é o usuário conhecer seus direitos. O transporte público é um serviço sujeito ao Código de Defesa do Consumidor e aos regulamentos locais específicos. Caso seu direito seja lesado, o usuário deve buscar o órgão local responsável por fiscalizar o serviço de transporte público e registrar a queixa, pedindo o ressarcimento da passagem. Se isso for negado, ele deve formalizar a reclamação no site ou telefone do órgão e, se nada for resolvido, recorrer ao Procon ou aos juizados de pequenas causas. Tudo isso é uma forma muito importante de pressão”
CONIVÊNCIA DE PREFEITURAS PODE PREJUDICAR RANKINGS:
Na prática, os rankings e avaliações podem ser prejudicados devido à conivência de algumas prefeituras com determinados grupos empresarias.
Há cidades que possuem mais de uma companhia de ônibus, mas que não deixa de haver monopólio, direto ou disfarçado, já que as viações possuem ao mesmo grupo ou então a empresários relacionados.
Tais grupos normalmente financiam campanhas e conseguem direcionar editais de licitação, procedimentos, sindicâncias e as fiscalizações que deveriam ter isenção.
Além disso, empresas que prestam serviços ruins se escondem em consórcios (que não deixam claro sua composição) e em pinturas padronizadas. O passageiro tem vedado pelas padronizações o direito de saber quem presta serviço ruim e quem presta um atendimento melhor.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Vagner "Ligeiro" Abreu disse:

    O melhor jeito de avaliar neste caso apresentado seria realmente cobrar e pontuar as prefeituras, uma vez que a operação é concedida; e a entidade estatal é a responsável pela sua fiscalização.

    Se pontuar as empresas não adiantam devido a convivência e conveniência aos políticos, que então se aponte as armas e dedos a quem permite isso: secretários de transporte, fiscais e prefeitos.

  2. Carlos Pimenta disse:

    Concordo plenamente com a reportagem. Hoje tá tudo nivelado por baixo. O passageiro acha por exemplo que o ônibus emporcalhado é o da EMTU e o bom também. Para quem não entende (e ninguém é obrigado), os lixos da EAOSA são da mesma empresa que ônibus bons como da ABC.
    Isso mostra o quanto os governos e prefeituras são marionetes dos empresários de ônibus.
    Veja o caso de Mauá

  3. Luís Marcello Gallo disse:

    Parabéns pela excelente fotografia! Nunca uma imagem tão representativa em relação à uma matéria deste blog!
    E, se a ideia vingar, não ficarei surpreso se a EA*OS*A for a campeã entre as piores! Pelo menos, será vitoriosa em algo…
    Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

  4. Sergio Santo André disse:

    A matéria diz tudo, como se pode escolher a melhor e a pior se é tudo farinha do mesmo saco. Pinturas iguais, políticos coniventes, propina paga a rodo, como dá prá classificar um serviço em que a própria gerenciadora é parte interessada ????? Não se respeita nem mesmo uma licitação, como é o caso de Mauá.

  5. j disse:

    não tem como avaliar isso desse jeito na cidade de São Paulo – SP…de jeito nenhum! a Prefeitura é conivente com muitas coisas erradas…Não dá! Analisem: agora q chegaria a vez de se mexer nas linhas / atendimentos sobrepostas / sobrepostos da área 1, verde claro, principalmente tudo q entulha o corredor Pirituba/Lapa/Centro, operadas pelo Consórcio Bandeirante, Santa Brígida e Gato Preto -área 1, e pelas cooperativas Transcooper e Fênix, área 1, o sr. Tato resolveu parar de seccionar e cancelar linhas e atendimentos …de uma hora pra outra…depois de ferrar a Cidade nas outras áreas, ele para pra q a Santa Brígida puxa saco da SPTrans e metida a CMTC e cruel pacas com seus funcionários, possa continuar lucrando…e ainda foram criadas linhas novas noturnas, começando pela área 1, e atendimentos novos, como por exemplo o da 8600/10, o 8600/22, q se não me engano começou a operar hj…não é incrível?? e minha esposa q se lasque no Sol e na chuva, tipo a q desabou na ZN de S. Paulo-SP, principalmente aqui na ferrada área 2, na sexga feira passada dia 7 de março, desde as 15:35 hs, mais ou menos, ppis agora arrumou um novo empego q paga melhor, lá na Vila Guilherme e tem q pegar dois ou as vezes até três ônibus pra ir e voltar do serviço, assim como eu q já tive um emprego temporário lá…em 2010…Moramos no Jaçanã, área 2, zona norte, a mesma zona norte q abriga esses vizinhos bairros nossos, Vila Guilherme e Vila Medeiros…ACREDITEM SE QUISER!!!!! COM TANTAS MUDANÇAS Q FORAM FEITAS, NÓS AINDA NÃO TEMOS CONDUÇÃO DIRETA PRA REGIÃO CENTRAL DA VILA GUILHERME, AVENIDA JOAQUINA RAMALHO E ADJACÊNCIAS…E A CONDUÇÃO Q TINHAMOS DIRETA PRA LÁ, Q MAIS PERTO CHEGAVA DE NOSSA RUA E DA AVENIDA JOAQUINA RAMALHO…A LINHA 172T/10 – VILA NOVA GALVÃO / BRÁS, FOI CANCELADA EM OUTUBRO DE 2013, PELOS QUERIDISSIMOS DA SPTranstorno!! E A Q NOS LIGAVA AO CENTRO DA VILA MEDEIROS, REGIÃO DA AVENIDA NOSSA SENHORA DO LORETTO E ADJACÊNCIAS, FOI SECCIONADA EM 21 DE AGOSTO DE 2010, PELO INCOMPETENTE E INDOLENTE E SAFADO DO KASSAB, A LINHA 121G/10 – Q ERA ANTES- PQ. NOVO MUNDO JAÇANÃ, HJ É PQ. NOVO MUNDO METRÔ TUCURUVI…SÓ PRA AJUDAR A MERDA DA TRANSCOOPER AREA 2 Q PASSOU A AOPERAR ESSA LINHA EM JANEIRO DE 2010…E A PLACA NP TS DA LINHA, NO JAÇANÃ AINDA TÁ LÁ…CÔMICO SE NÃO FOSSE UM “PÉ NO SACO” MESMO!! Q ADIANTA TERMOS INTEGRAÇÃO DE DUAS, TRES E ATÉ OITO HORAS AOS DOMINGOS E FERIADOS E DEPENDENDO DO BILHETE E DE SE TER CARREGADO PELO MENOS 15 REAIS DURANTE OS DIAS UTEIS… SE NÃO TEM ÔNIBUS PRA TODOS?? ENTÃO SR. HADDAD E SR. TATO PRA QUEM OS SENHORES PUXAM SARDINHA?? PRA CIDADE COMNO UM TODO OU PRA SANTA BRÍGIDA E SUA CONSÓRCIADA, A GATO PRETO – AREA 1?? P Q A AREA 2 É SEMPRE DISCRIMINADA?? SERÁ Q VCs TMB NÃO GOSTAM DO DONO DA SAMBAÍBA, ASSIM COMO O SACANA DE VOSSO ANTECESSOR, O SAFADO DO KASSAB? P Q NÓS SOMOS SEMPRE ESQUECIDOS E TRATADOS COMO MERDA?? P Q SOMOS VITIMAS DE SECCIONAMENTOS E CANCELAMENTOS DE LINHAS?? O POVO DA AREA 2, ZONA NORTE, AZUL ESCURO, GOSTARIA DE SABER!!

  6. Pedro disse:

    Ele fazem isto para fazer a tal confusão jurídica, na verdade exite um corporativismo entre as empresas e as prefeituras onde todos sabem quanto e quando vão ganhar, e a população fica com o péssimo serviço prestado, a prefeitura aparece fingindo que fiscaliza, e tudo continua como antes no pais de abrantes.

  7. marcos disse:

    Boa matéria , eu nunca concordei com pintura padronizada , tem gente que só olha a cor e não a empresa que está prestando o tal serviço , quanto a reclamação , fazer o que né , uma vez que quem deveria dar suporte foi o primeiro a sacanear o povo .

  8. Daniel disse:

    está foto mostra a pura realidade da Cidade de Mauá ônibus de péssima qualidade,tirarão uma empresa( Leblon)que se preocupar em atender a população,com qualidade e frota nova e até tinha articulado para o zaira e colocarão uma tal suzantur com os piores ônibus que já tinham na época da Barão de Mauá e januária,hoje a população nem tem o direito de votar numa empresa boa PORQUE NÃO TEM ESCOLHA….

  9. Ana Souza disse:

    E na zona leste cidade tiradentes á melhor express transportes /itaquera brasil com muito ônibus novos e de qualidade com dois articulados kkkkkk !

  10. MARIO CUSTÓDIO disse:

    Boa noite ADAMO

    O IDEC tem razão. Porém, a única forma de demonstrar publicamente (para o público, para o povo) é despadronizando as frotas, alocando cada empresa com sua própria identificação visual.

    Segue réplica de comentário meu, oportuníssimo neste momento.

    Referente à questão da padronização das pinturas por operadora, a questão não é saudosismo ou privativismo, como já ouvi. Não sou saudosista nem privatista, ao menos nessa questão.
    Minha análise é técnica.

    Senão vejamos as vantagens da padronização por operadora e não por determinação estatal (padronização única):
    1 – para o passageiro: enxerga à distância e com muito maior acuidez o “seu” ônibus, que está indo para o “seu” bairro ou a “sua” cidade.
    2 – para o empresário: gasta menos com combustível, freios e pneus, à vista que não há tantas freadas bruscas realizadas por passageiros que, por não enxergarem à distância o “seu” ônibus, acabam por fazer sinal repentinamente, após selecionar entre os inúmeros ônibus existentes, o “seu”.
    3 – para o gestor público: controla melhor todo o sistema, inclusive a qualidade de cada operadora, permitindo ainda aos passageiros não confundir o operador com o gestor.
    4 – para a mobilidade geral: permite que os ônibus andem mais rápido como um todo. Portanto, o sistema de ônibus andará mais rápido, já que os passageiros tenderão a acelerar os sinais que fazem para os “seus” ônibus.
    5 – para o visual urbano: faz com que o colorido das operadoras melhore o visual das cidades, tão “cinzentas” que são. Não é um festival de cores, mas sim uma visualização melhor do colorido urbano.
    6 – para a qualidade total: faz com que as operadoras queiram efetivamente melhorar suas operações, incluindo veículos, pois a perfeita identificação de cada uma delas faz com que todos percebam quem é melhor e quem não é tão bom assim.
    7 – para o sistema de transporte: permite que, inclusive em consórcio, cada operadora seja perfeitamente identificada, objetivando melhor relação custo-benefício no sistema de transporte como um todo.

    Finalmente, eu tomaria como exemplo o que vi certa feita na Espanha, no qual ônibus de determinado consórcio são pintados nas próprias cores e design de cada operadora e no final dos carros, inclusive atrás, são prestadas as informações do poder público, tais como nome da empresa operadora, nome do consórcio à qual pertence, nome do gestor controlador, telefones gerais e telefones úteis (tipo 190, 181, etc).

    Abraços,

    MARIO CUSTÓDIO

  11. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

    Boa Tarde Internautas,

    Mas é claro que é a EMTU!!!! Que sempre omitiu seus serviços, de que adianta investir em algumas Cidades e em outras o usuário tem que andar no Pau de Arara?!? Essa historia de Licitação já rendeu muito pano pra manga deste Prefeito Arroz de Festa chamado Donizete PRAGA;

    Como pode ela dar uma Colher de Chá ao Baltazar & Cia, que por causa deles; o povo tem que viajar sacado nos trens da CPTM na linha 10 – Turquesa Mesmo que não more em Mauá mas tenho alguns amigos que morem ai, falam muito sobre o descaso de como são tratados; se não prestam bons serviços tem que dar oportunidade a quem quer trabalhar realmente. #Cadê você Leblon!!! Ou outras Empresas como a Benfica; Urubupunga; Mobilbrasil; CSBrasil Grupo Berlamino e o NIFF – MENOS O RUAS PORQUE AI SIM É TROCAR 6 POR 1/2.DÚZIA!!!!!

    Aqui em Guarulhos ela também é assim OMISSA; graças ao nosso Governador de merda que diz fazer alguma coisa, a todos usuários do Estado que usam o Transporte Público diariamente; vejam o caso dos RTOS! Se vocês usarem linhas que saem dos Estações Armênia; Tucuruvi e as Estações da CPTM de São Miguel Paulista entre outras Estações o povo só viaja engarrafado naqueles micronibus pequenos. A Pergunta é quando eles vão PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DECENTE!!! Detalhe, na linhas 341 e 588 que vem da Vila Any nos Pimentas para a Armênia, existem carros de passeio operando clandestinamente..

    Eles deveriam é operar com ônibus grandes de 2 portas o que facilitaria o Embarque e Desembarque dos Passageiros; quanto a fiscalização é mais fácil você ver na Armênia do que em todas as Regiões daqui de Guarulhos; em São Miguel Paulista onde saem as RTOS pro Shopping Bonsucesso é uma verdadeira terra de ninguém isso sim!!

    Já cansei de fazer reclamações sobre o Péssimo Serviço; eles saem costurando os outros veículos nas Ruas e Avenidas daquela região e não tem nenhuma viatura. Agora o caso é Critico é na Região do Vila Any que existe Vans Clandestinas, onde os Perueiros ameaçam os Motoristas de ônibus da E.O. Vila Galvão a furar o Itinerário e se a Empresa por mais ônibus na Linha Intermunicipal 349TRO – São Paulo (Itaim Paulista) – Guarulhos (Parque Brasília) porquê, temos apenas um único ônibus à disposição da População. Essa gestão do PSDB já deu o que tinha de que dar aqui no Estado de São Paulo

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading