Espírito Santo lança edital de licitação do Transcol da Grande Vitória
Publicado em: 27 de fevereiro de 2014
Lançado edital do sistema Trancol do Espírito Santo
Licitação ocorre depois de determinação da Justiça Estadual que anulou os contratos em vigor
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Estado do Espírito Santo lançou o edital para licitação do sistema de transportes coletivos de Vitória e região Metropolitana – Transcol.
A concorrência ocorre depois de um ano de a Justiça Estadual ter anulado os atuais contratos após de denúncias de irregularidades na colocação das empresas que hoje prestam serviços no local.
A licitação deve ter a abertura dos envelopes no dia 24 de abril. A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória – Ceturb-GV estima que em outubro as novas empresas de ônibus já estejam em operação, caso não ocorram problemas como revisão do edital e ações na justiça.
O contrato vai ser de 25 anos e a receita esperada neste prazo é de R$ 13,6 bilhões.
A contratação pode ser prorrogada por mais 15 anos.
As empresas também devem assumir os transportes nas cidades de Cariacica, Serra e Viana e investirem no BRT Grande Vitória, que vai ligar a capital às cidades da região metropolitana.
Cabe às companhias adequarem a frota e instalarem equipamentos para modernização da operação. Já a construção do corredor exclusivo e de estações cabe ao Governo do Estado.
O TCE suspendeu a licitação para a construção do corredor, mas os ajustes foram feitos e o processo retomando.
A licitação dos transportes divide o sistema em dois lotes.
Lote 1 -Região Litorânea: Vila Velha, Vitória e parte de Serra. A frota deve ser de 812 ônibus que vão prestar serviços em 166 linhas. A receita estimada no prazo de contrato é R$ 6,76 bilhões.
Lote 2- Região Continental: Cariacica, Viana, Vitória e zona oeste da Serra. Operando em 174 linhas com 844 ônibus, as empresas do lote 02 devem lucrar nos 25 anos de concessão R$ 6,88 bilhões.
Podem participar do processo companhias de todo o país isoladas ou em consórcios.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Amigos, boa noite.
Ao ler este post, achei uma questao interessante para reflexao de todos.
A questso e:
De que afianta fazer uma licitacao para operacao pelo vencedor pelo prazo de 25 anos, prorrogaves por msis 15 e que se tudo correr bem soma-se ai 40 anos ( duas decadas ).
No meu entendimento isso e monopolio legalizado.
No mundo comtemporaneo entendo ser esse prazo um absurdo, pois depois que e assinado o contrato e nomeado o rei do buzao.
O maximo tem de ser por 5 anos e pronto.
Fazendo-se nova licitacao em seguida para permitir que haja espavo psra outroas empresas.
Com o prazo de 40 anos, deixa comk esta e tudo bem, nao previsa gastar tempo e verba para fazer uma legalizacao de monopolio.
Gostaria de saber a opiniao dos demais comentaristas com relacao a esta questao.
Att,
Paulo Gil
Corrigindo
40 anos = quatro decadas.
Obrigado Marcos Nascimento.
Att,
Paulo Gil
Já li todo o Edital Paulo. “tudo certo” para as atuais familias que dominam o sistema operacionalmente e politicamente ganharem e continuarem. Os requisitos de julgamento técnico são ridiculos, privilegiam absurdamente as empresas que já operam e conhecem a fundo a operação das linhas. Absurdo!
Tomara que, pelo menos, outras empresas do País se animem.
Concordo em relação ao prazo… a Lei fala que 25 anos é para caso de altos investimentos em obras. Ônibus se deprecia em até 12 anos, no caso de articulado. A diferença não pode ser de garagem e sistemas de controle. Não vale isso tudo.
Giancarlo, bom dia.
Obrigado, qurr dizer que esta “tudo certo”.
Entendi.
Abcs,
Paulo Gil
Os requisitos de julgamento técnicos são ridículos ? Por favor alguém coloque eles neste espaço pois eles estão servindo de base para outras licitações dirigidas e fraudulentas que estão ocorrendo em Recife e Salvador e que já tiveram resultados negativos nas cidades de Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro que concluíram estes processos licitatorios há algum tempo.
PQP ! praticamente 40 anos de contrato são “apenas” 4 décadas ! Paulo Gil está certo! Melhor seria um contrato de apenas 5 anos com possibilidade de renovação em mais 5 anos ou não! Mas também o MANDATO de um prefeito e um governador também deveria ser de 5 anos e neste caso SEM possibilidade do titular ser reeleito sendo que ele ou ela apenas indicaria o candidato do partido para a continuidade do “trabalho” pelo cidade ou Estado ! Político trabalha?
Marcos Nascimento, boa noite.
Obrigado pela correcao das 4 decadas.
Lendo seu comentario, conclui que licitacao e um modelo incompativel para concessao de buzao.
Ja passou da hora de se criar uma outra forma mas inteligente e exequivel na pratica da aplicacao da operacao.
Alguem tem alguma ideia ?????
Vamos pensar.
Licitacao de buzao e catraca em buzao, sao duas coisas ultrapassadas para o buzao.
Abcs,
Paulo Gil
Tomara que troquem todas as empresas do sistema transcol e melhorem também o salário dos rodoviários
vão continuar as mesmas empresas, porém com razões sociais diferentes
Gostaria de saber quais empresas estão na disputa pela icitação???/
Pedro boa tarde
Essas São as empresas que atuam até hoje no transporte público da grande vitória com ou sem licitação; Metropolitana, Praia Sol, Serramar, Vereda, Santa Paula e Serrana
Santa Zita, Granvitur, Unimar, Satélite e Nova,
gostaria do resutado atual da licitaçao do sistema transcol
Racine boa tarde ; esse é o resultado da licitação do sistema do transcol ES
http://www.es.gov.br/Noticias/170459/transcol-es-anuncia-resultado-da-licitacao-e-reducao-da-tarifa.htm
Não mudou e nem vai mudar nada , porque vão continuar as mesmas empresas do mesmo jeito , o que elas fizeram foi se unir formando dois consorcio como se fossem uma cooperativa , sendo assim , uma vez concluída a licitação as operações continuam normal como antes porem só muda forma de dividir os lucros ok.