Governo do Estado autoriza execução dos projetos do BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos

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Ônibus metropolitano em Arujá. Governo do Estado de São Paulo autoriza a execução dos projetos para o Corredor BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos. Espaço exclusivo para o transporte coletivo deve ter 20,9 quilômetros de extensão e vai contar com estrutura de corredor moderno do tipo BRT. Obras devem ser concluídas em 2016. Devem servir a ligação, 67 ônibus, dos quais 55 vão ser articulados.

Estado de São Paulo autoriza execução de projetos para BRT Arujá – Ferraz
Obras devem começar no ano que vem e ser concluídas em 2016
ADAMO BAZANI – CBN
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro de 2014, autorização para que sejam executados os projetos do corredor metropolitano de ônibus que vai ligar a cidade de Arujá a Ferraz de Vasconcelos, passando por Itaquaquecetuba e Poá, todas na Grande São Paulo.
Os projetos-executivos vão custar R$ 10,4 milhões e vão determinar o uso dos recursos para obras, o traçado do corredor e os métodos empregados para a construção, entre outros pontos.
O corredor vai ser construído pelo Consórcio BRT Arujá, formado pelas empresas Vetec e Walm.
Para a construção do corredor exclusivo, o governo do Estado de São Paulo diz que vai realizar investimentos de R$ 336 milhões.
O corredor vai ter 20,9 quilômetros de extensão. A estrutura será de BRT – Bus Rapid Transit e vai contar com separação real do transporte coletivo em relação aos demais veículos no trânsito. Em vez de pontos, terá estações com piso no mesmo nível do assoalho do ônibus, oferecendo acessibilidade, com painéis informando linhas e horários e sistema de pré-embarque, cujo pagamento da tarifa se dá antes da chegada do coletivo, agilizando a entrada nos ônibus.
As obras devem começar no ano que vem e têm conclusão prevista para 2016.
O ano de 2016 coincide com o fim dos contratos assinados na licitação 2006 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos. Apenas a área 5 da EMTU, correspondente ao ABC Paulista não foi licitada por pressão dos empresários de ônibus do ABC e opera em desacordo com a Constituição Federal de 1988, que determina que os serviços públicos prestados por empresas privadas sejam contratados por licitação.
Com as obras terminando em 2016 e a licitação devendo ocorrer neste mesmo ano, os operadores no novo corredor já devem iniciar os serviços com novos contratos.
O Governo do Estado acredita que com corredor, o tempo de viagem no transporte público entre Arujá e Poá deve ser reduzido em aproximadamente 30 por cento.
Por dia, devem ser transportados 47 mil passageiros. A previsão é de que circulem pelo corredor BRT Arujá – Ferraz de Vasconcelos 65 ônibus, dos quais 55 serão articulados, com maior capacidade de passageiros. Também devem operar ônibus urbanos de três eixos, com 15 metros de comprimento, maiores que os ônibus convencionais que têm entre 12 metros e 13,2 metros de comprimento.
ESTAÇÕES DA CPTM:
Até novembro devem estar concluídas as obras nas estações Poá, Suzano e Ferraz de Vasconcelos da Linha 11 Coral da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
A licitação para a construção da nova estação da CPTM Antônio Gianetti, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, deve ser definida até este sábado, segundo o governo do Estado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Para reflexão:

    Um Corredor São Paulo – Guarulhos não é mais prioritário ?

    O que os comentaristas acham ?

    Att,

    Paulo Gil

    1. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) disse:

      Aquele Corredor que eu mencionei de Guarulhos – São Paulo que a EMTU fez pode ter certeza vai ficar igual o antigo Fura Fila (Expresso Tiradentes).

      Me dá vergonha de morar em Guarulhos por causa desse Prefeito Almerda que a administra; tirou aqueles Turinos Articulados que estavam na Garagem da Vila Galvão e da Campos dos Ouros.

      Onde moro nos Pimentas, na Vila Any não tem ônibus direito pro Itaim Paulista e o povo conivente de onde moro inventa de fazer Rolezinho pra recontruir a Ponte do Itaim Paulista ao meu bairro; os moradores daqui preferem apoiar os Perueiros de Vans Ilegais; porquê não pressionar o Grupo Niff e a EMTU pra colocar mais ônibus na Linha 349 – Itaim Paulista / Pq. Brasilia que só tem um ônibus na linha. Como pode um Grupo Empresarial igual a Niff, no qual a Viação Arujá faz parte; não ter pulso firme pra trabalhar realmente?????

      Quando eu falei que no dia 7/2/14 iria haver manifestação; o motorista ficou preocupado com receio de ter o carro queimado; enquanto isso eles quebram as lampadas dos postes de energia eletrica pra assaltar os pedestres que faz o trajeto da Estação da CPTM do Itaim Paulista num trecho tão ermo e raçinha FDP!!

  2. Luís Marcello Gallo disse:

    Enquanto isto, a licitação da área 5 da EMTU/SP…

  3. Quer dizer que esse corredor a ser instalado a partir da cidade de ARUJÁ terá as obras iniciadas somente a partir do ano que vem – 2015 ? Como ? se nem bem começamos ainda o ano de 2014 ? Outra coisa, fato concreto! O NINHO TUCANO há quase 20 loongos anos confortavelmente instalado e enraizado no Palácio do Governo será exterminado nas eleições de outubro de 2014 pois o prefeito Malddad conseguirá marcar um ponto positivo e a PeTralhada conseguirá apoiar no segundo turno o outro candidato que derrotará que desfará o ninho tucano a partir de janeiro de 2015! Isso é bom? De certa forma sim pois a alternância de poder é a melhor coisa que pode ocorrer e de certa forma não porquê a alternância de poder entre PSD*osta e PeTralhas a partir de 2015 sera instalada no Estado de SP a exemplo do que já ocorre na cidade desde 2001! petistas, malufistas e russomannistas já podem comemorar pois juntos derrotarão o ninho tucano hehehehe ….

  4. Sally disse:

    Bom dia entrei em contatos com as duas empresas integrantes do Consórcio BRT Arujá e fui informada que eles n~]ao possuem uma sede ??? e não podem passar o telefone de contato.??? Isto esta correto ?

    1. normalmente a AI tem esse tipo de confirmação

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