Ônibus já leva praticamente o mesmo tempo que metrô entre Itaquera e Centro

4310

Ônibus articulado da linha 4310/10 (Itaquera – Parque Dom Pedro II). Tempos de viagem entre ônibus e metrô da zona Leste ao centro são praticamente iguais. Metrô sofre com superlotação e depois de criação de faixas de ônibus e da linha, segundo a SPTrans, houve migração de passageiros dos trilhos para o sistema de ônibus. Não dá para pensar em São Paulo com uma malha pequena de metrô, mas é incoerente imaginar a cidade com o metrô como única solução. Foto: Apu Gomes/Folha Press

Ônibus leva o mesmo tempo que metrô entre Itaquera e o centro
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo mostra a importância de ônibus terem espaços exclusivos, mesmo em linhas paralelas ao metrô, que hoje, apesar da importância, não pode ser considerado única solução de mobilidade
ADAMO BAZANI – CBN
Os espaços exclusivos para ônibus têm se mostrado cada vez mais soluções eficientes para a mobilidade urbana, mesmo onde há linhas de metrô já instaladas.
Se simples faixas para os ônibus, que sofrem com gargalos no trajeto, interferências de outros veículos e não contam com um sistema rápido de embarque e desembarque já trazem ganhos à mobilidade, com corredores modernos, do tipo BRT – Bus Rapid Transit, os benefícios para a população seriam maiores.
Levantamento de campo feito pela reportagem do jornal Folha de São Paulo mostrou que entre Itaquera, na zona Leste de São Paulo, e o centro da cidade, o tempo de viagem no metrô é praticamente o mesmo do que os passageiros gastam nos ônibus.
A comparação foi feita em dois dias, no horário de pico da manhã, entre a linha 3 Vermelha do Metrô e a linha 4310/10 – Itaquera- Parque Dom Pedro II.
“No primeiro dia, com uma falha no metrô e trânsito congestionado, levou uma hora e 15 minutos de metrô e uma hora e 18 minutos de ônibus. No outro dia, foram 55 minutos de ônibus e 53 minutos de metrô” – aponta a reportagem.
A linha 4310/10 foi criada em outubro depois da ampliação das faixas de ônibus pela prefeitura de São Paulo na Radial Leste.
Considerada a “linha de ouro” do sistema pela SPTrans, de acordo com a prefeitura, os serviços da 4310/10 têm atraído passageiros do metrô.
No horário de pico, o intervalo entre os ônibus é de três minutos.
A linha mostra que mesmo com o metrô, há demanda para os ônibus, até porque a linha 3 do metrô chegou ao esgotamento. De acordo com os resultados do levantamento, não se pode mais pensar em um único modal de transporte para São Paulo, inclusive num mesmo eixo.
São Paulo não deve se contentar com uma malha pequena de metrô. Mas é um erro imaginar que só o metrô é a solução para a mobilidade da cidade. Mesmo sendo um meio de altísima capacidade, o metrô tem um limite.
O sistema de ônibus, além de ter as linhas troncais de BRTs que podem ser sobrepostas a outros meios de transportes, tem a capilaridade que o metrô não possui, podendo assim chegar a regiões mais afastadas, de onde também poderiam sair linhas diretas até os corredores exclusivos.
Apesar da expectativa de diminuição de intervalos entre os trens com a modernização da sinalização CBTC, a linha 3 já continuará operando perto de sua capacidade máxima.
Assim, a modernização da CPTM e a criação de um BRT para a zona Leste, como é projeto da prefeitura de São Paulo, são consideradas por diversos estudiosos do setor, soluções coerentes.
Não se trata também de impor a ultrapassada discussão que rivaliza os meios de transporte cidade.
Hoje, sabe qual é o meio de transporte mais adequado para São Paulo? TODOS !
O caso da 4310/10 é ainda uma exceção, mas que poder servir de exemplo para mais iniciativas que priorizem o transporte público, em especial as que possam garantir eficiência aos ônibus em São Paulo e na região metropolitana.
Os investimentos em sistemas de ônibus não só ajudam diretamente a população, mas também trazem ganhos de eficiência aos outros meios de transporte, inclusive o metrô.
Confira a reportagem da “Folha de São Paulo”, assinada por André Monteiro e Leandro Machado:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1410456-excecao-onibus-e-metro-levam-o-mesmo-tempo-na-viagem-de-itaquera-ao-centro.shtml

Comentários

Comentários

  1. PROFESSOR PARDAL. disse:

    Haja visto que o METRÔ está deixando a desejar, esta linha é que vai segurar as pontas na COPA, podem apostar.

  2. Que bela reportagem, da qual concordo em número, gênero e grau! Até mesmo Curitiba que não tem metrô mas tem sistema integrado, também possui muitas linhas sobrepostas assim como opções de deslocamento para um mesmo local usando ônibus expressos, ônibus linha direta e até mesmo das linhas convencionais (ônibus amarelos). Observei isso em vários locais pois conheço bem o transporte de Curitiba hoje operado por 11 empresas que infelizmente por ordem da prefeitura no final de 2011 estão ESCONDIDAS dentro de apenas 3 consórcios pois externamente aparecem nas carrocerias apenas PIONEIRO, TRANSBUS e PONTUAL que são os nomes dos consórcios e em todos eles aparecem pelos menos 2 ou quase todas as empresas do Grupo Gulin, um sistema tão concentrado como o da cidade de SÃO PAULO que tem basicamente o grupo Ruas (VIP) e o Grupo Belarmino (área 2 inteira do sistema estrutural) pois os outros grupos são menores ou são empresas individuais ou mesmo algumas fazendo parte também do grupo Ruas. De qualquer forma essa doença pega pois FLORIANÓPOLIS concentrou todas as atividades das 5 empresas num consórcio cujo nome é uma verdadeira PIADA dos empresários para a população! FÊNIX ! Isso mesmo !
    Quando escutei no rádio que o consórcio Fênix levou na primeira semana de fevereiro o transporte inteiro de Floripa quase tive um ENFARTE pois cheguei a pensar que era a cooperativa FENIX de Sampa que tinha dominado a Ilha de SC ! Mas o susto logo passou no dia seguinte ao comprar o jornal e ver que tinham 5 empresas dentro dele! Foi o único consórcio que apresentou proposta nesta mais nova licitação ” dirigida” por gente da família Amin que está no comando da capital há quase 40 anos (não importa o prefeito tem alguém dos AMIN lá dentro!) É a mesma coisa que no Maranhão (com Sarney e sua família) e em Alagoas (com Collor & Cia) Estamos ferrados pessoal com esses políticos profissionais que NUNCA trabalharam na vida e nem usaram ônibus também!
    Lamento dizer mas em MAUÁ ocorrerá o mesmo ! Fiquem de olho nessa licitação dirigida de MAUA e de SÃO PAULO (esta última fará pior! Trocará a cor branca dos ônibus pela horrível cor de sujeira CINZA ! Sampa já está feia e vai ficar mais feia com mais de 15000 ônibus na cor prata (na verdade prata prá mim é um tipo de cinza e é uma cor morta sem nenhum atrativo e que serve só para automóveis e olhe lá (pois depende até do modelo). Nossas ruas e avenidas ficarão mais feias! Mais uma malddad a caminho!!! Isso sem contar com a extinção de cerca de 400 das atuais 1302 linhas (agora tem menos porquê já foram extintas mais algumas) hehehehe…

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Quem nao tem cao caca com gato, corredor a la Paulo Gil esta aprovado.

    Mas o buzao em Sampa nao melhorou nada, ocorre e que se o metro nao da mais conta vamos de buzao mesmo.

    3 minutos de intervalo e muito tempo.

    Tem de ter o carro expresso, Itaquera – Se.

    Tem tambemde soltar um carro vazio, a cada 5 minutos e por ai vai.

    Tem de aumentar avelocidade, alguem lembra do FERRAZAO, entao e pau na maquina.

    Agora trem e metro sao “n” vezes superior ao buzao.

    Buzao so por obrigacao.

    Quando que a linha 3 tera portas na estacao ????

    Att,

    Paulo Gil

  4. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ disse:

    Eu acho que o corredor Radial Leste e Celso Garcia tem que ser feito pela EMTU fazendo o Corredor Metropolitano Tronco Radial Leste e o Corredor Metropolitano Variante Celso Garcia levando a Radial Leste e os Dois Corredores até o municipio de Poá e no Municipio de Poá ajuntava os dois corredores Metropolitanos por 1 até Suzano para atrair os passageiros da Linha 11 Coral da CPTM.

  5. Luís Marcello Gallo disse:

    Isto sem falar que, de Metrô, para chegar até o terminal Pedro II, o passageiro tem de descer na estação homônima e ir ou a pé ou de Expresso Tiradentes.

  6. Como moro em Itaquera realmente essa e a realidade daqui,o Metrô no pico da manha e da tarde realmente leva ate uma hora ou mais de Itaquera a Barra Funda e vice e versa,pois demora nas plataformas as portas fecham e abrem varias vezes antes do mesmo sair,alem de dar pane ou ficar lerdo varias vezes,como eu trabalho a tarde a Linha 3 do o Metrô nesse horario e bem melhor quando nao da problema claro leva em media 50 minutos de Itaquera a Barra Funda,ja a linha 4310/10 eu pego de tarde as vezes ela leva em media 50 minutos se nao tiver transito na Radial por algum motivo logico,e anda vou sentado ja que pego por volta das 13 e nao chega a encher tanto a linha,conclusao a Radial so ira ser melhorar pra onibus quando tiver um corredor descente pois as faixas exclusivas so sao boas mesmo nos picos porque tem fiscalizaçao e ninguem invade,nos outros horarios nao tem fiscalizaçao pois nao esta dentro do horario que e valida,sem contar no sentido bairro que tem muitas ruas paralelas que os carros entram e precisam invadir a faixa isso atrapalha o onibus,ja a Linha 3 do Metrô essa nao tem mais jeito esta saturada trabalha no maximo e sempre da problema em qualquer horario,ja que a Linha 11 Coral nao e tao eficiente porque tem trechos que e lenta,se fosse rapida seria muito util,e somente mais util pra quem trabalha na Luz,quem vai pra Barra Funda nao util a linha,porque depender da Linha 7 so por deus.

  7. Pedro disse:

    Esta linha 4310 e a unica linha bairro centro que presta, já a 4311 (São Mateus x Pq. D. Pedro), alem de intervalos bem maiores, rodam com onibus ano 2004, 2005 e os 2006 com os famosos e perigosos piso baixo no meio, comprovadamente os piores ônibus para os passageiros, quando não colocam alguns apaches que quando chega no metro Belem ninguem consegue subir nem descer, pois o motor diateiro não permite que os passageiros se movam, tem muito espinho nesta roseira, precisas melhor muito.

  8. Mas a medição é até aonde? Até a estação Pedro II?

    1. Sim, até a estação mais próxima do final da linha de ônibus.

  9. Lucas Corinthians disse:

    Eu moro a 40 minutos do metrô itaquera, começei a útilizar esse ônibus, na segunda feira de carnaval de 204, segundo dia usando ele, realmente sim é transporte de qualidade, rápido com onibus a cada 5 minutos, e um bom conforto esses articulados são os melhores de SP, se tem algo útil que a SPTRANS e a prefeitura fizeram foi essa linha 4310 .

  10. Helena Valente disse:

    Se a linha de ônibus é tão boa, por que nos vídeos todos os passageiros do ônibus estão sentados e na estação de metrô há uma multidão? Será que o paulistano é cego e não percebe a vantagem de utilizar o ônibus?

  11. José Pereira disse:

    Bom, eu achei a linha ótima. Mas acho que precisaria de ônibus biarticulados, porque esses ônibus estão muito cheios.

  12. Daniel Duarte Da Silva disse:

    BRT Transoeste entre os terminais Santa Cruz e Alvorada, 52 km, esse trajeto é feito em 43 minutos com a linha expressa Santa Cruz x Alvorada, isso prova que se existisse o BRT na Radial Leste em SP, o trajeto entre Itaquera e o centro, que tem aproximadamente 20 km, poderia ser feito em aproximadamente 20 minutos com uma linha semelhante.

  13. Luzivan Mariano disse:

    Realmente, a Linha 4310/10 que liga o Centro a Itaquera é excelente. Ônibus Novos, Eficientes e Confortáveis. Pena que estão se acabando. Radial Leste está inundada de Buracos e Catombos e a Prefeitura se nega a Enxergar a Deterioração dessa Importante Avenida da capital. Aliás, a Prefeitura não tem visto nas ruas da cidade outra coisa que não seja Multas, Multas e mais Multas. É um horror!

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