Distrito Federal recebe mais 198 ônibus 0 km e chega a 70% da renovação prometida

ônibus

No domingo,mais 198 ônibus zero quilômetro começam circular no Distrito Federal. Renovação da frota está atrasada, mas atinge 70% do prometido pelo governo. Foto: Dênio Simões/Assessoria de Imprensa do GDF

Distrito Federal recebe mais 198 ônibus
Renovação da frota, mesmo atrasada, chega a 70% do anunciado
ADAMO BAZANI – CBN
O sistema de transporte coletivo do Distrito Federal, cuja licitação foi concluída em junho do ano passado, recebeu nesta sexta-feira, dia 07 de fevereiro, mais cento e noventa e oito ônibus zero quilômetro.
Agora são 70% dos 2 mil 580 ônibus que deveriam ser trocados até o dia 05 de dezembro do ano passado.
O Governo do Distrito Federal atribui o atraso às ações na justiça por parte das empresas que perderam a licitação, às dificuldades de transferência de trabalhadores para as novas companhias e às férias coletivas das fabricantes de ônibus.
Os novos veículos apresentados nesta sexta-feira começam a circular no domingo, dia 9 de fevereiro de 2014.
A Urbi, empresa do Consórcio HP-Ita, vai colocar em operação 144 ônibus convencionais na região do Samambaia. Já a Auto Viação Marechal começa a circular com 37 convencionais na região do Guará e a comunidade do Setor O, em Ceilândia, será beneficiada com a entrega de 17 miniônibus da Expresso São José.
ARTICULADO JÁ FAZ TESTE PARA O EXPRESSO DF-SUL
Desde esta quinta-feira, um ônibus articulado circula em testes para o sistema de corredores exclusivos BRT – Expresso DF-Sul.
De acordo com nota do Governo do Distrito Federal, as obras da primeira fase do corredor estão em fase final:
“O corredor ligará Santa Maria e Gama ao Plano Piloto permitirá que os moradores dessas regiões administrativas demorem menos tempo durante os deslocamentos utilizando o transporte público coletivo. Para isso, ônibus articulados e convencionais operarão essas linhas especiais. Como a primeira etapa das obras do “Expresso DF” está em fase final, um ônibus articulado realizou, na tarde de ontem, uma viagem teste para que sejam feitos ajustes que possibilitem a eficiência do sistema quando entrar em operação. Ao todo, serão 100 veículos circulando pelos corredores exclusivos, sendo que 62 são articulados e 38 não-articulados. O Expresso DF começará a operar, experimentalmente, na segunda quinzena de março e, nesse período, os usuários não pagarão passagem.”
A licitação dos serviços do Distrito Federal dividiu o sistema em cinco lotes:
Lote/Bacia 01: Viação Piracicabana.
Lote/Bacia 02: Viação Pioneira.
Lote/Bacia 03: Empresa Urbi, do Consórcio HP-Ita.
Lote/Bacia 04: Auto Viação Marechal.
Lote/Bacia 05: Expresso São José.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Distrito Federal recebe mais 198 ônibus 0 km e chega a 70% da renovação prometida

  1. Amigos, boa noite.

    HAU !

    Brasilia e uma planicie. articulado nao precisa fazer teste.

    O cumulo do absurdo e rodar articulado novo na 719-R aqui em Sampa.

    Bom, mas em Sampa vale tudo.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Paulo Gil! Os testes que estão sendo realizados com um articulado são do ponto de vista operacional do trajeto: quantos minutos ele levará fazendo a linha completa em condições normais (modalidade direto) e quanto tempo ele levará parando em todos os pontos. Enfim várias ações estão sendo desenvolvidas para se estabelecer a grade de horários que será usada no corredor e que inclusive buscará uma conexão de horários entre as futuras linhas alimentadoras que tem difeferentes demandas de passageiros. Do ponto de vista técnico não se tem dúvidas que os articulados de BSB serão um sucesso pois Brasília é uma cidade plana.

    • Marcos Nascimento, boa tarde.

      Obrigado pela informação.

      Linhas alimentadoras, que legal quem sabe em Sampa em 2099 elas apareçam,
      pois primeiro precisamos de um BRT decente com kit túnel (sem cruzamentos).

      Abçs,

      Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: