Ônibus vão ter semáforos que abrem 10 segundos antes em São Paulo

ônibus

Ônibus para a Lapa, região onde será testado semáforo “queue jump” (fura fila) que abre dez segundos antes para o transporte coletivo na mesma via. Foto: Adamo Bazani

Ônibus devem ter semáforo preferencial na Lapa
Sistema denominado “queue jump” vai abrir 10 segundos antes para o transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações O Estado de São Paulo
Semáforos que abrem em tempos diferentes no cruzamento de uma mesma via.
Essa é a nova aposta da prefeitura de São Paulo para tentar diminuir o conflito entre transporte coletivo e transporte individual no espaço urbano.
O sistema denominado “queue jump” (fura-fila, mas sem relação com o projeto de corredor de ônibus suspenso na época de Maluf e Pitta) consiste em ter um semáforo só para a faixa ou corredor de ônibus e outro para os carros, caminhões e motos no mesmo cruzamento.
A sinalização semafórica dá preferência para os ônibus e “abre” dez segundos antes para o transporte coletivo.
Com isso, segundo estima a prefeitura de São Paulo, devem ser reduzidos os “entrelaçamentos”entre ônibus nas faixas e carros que precisam fazer conversões.
Estes encontros de veículos diferentes prejudica a velocidade dos diferentes meios de transporte, na avaliação da prefeitura. Aparentemente, o tempo que os carros vão perder saindo depois no cruzamento, o motorista vai ganhar por evitar o “entrelaçamento”.
O sistema deve ser testado inicialmente na Rua Clélia, na Lapa. As faixas não foram implantadas uniformemente. Segundo a prefeitura de São Paulo, por causa das condições da via, as faixas ficam à direita em alguns trechos e à esquerda em outros.
A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a faixa muda da direita para a esquerda, fazendo um “nó” no tráfego.
A faixa que fica à direita vai ser ampliada até a Rua Tibério, onde será instalado a título de testes o semáforo “queue jump”.
A CET diz que hoje para mudar do lado de faixa, os ônibus circulam cerca de 200 metros. Com o equipamento, saindo dez segundos na frente, a mudança de lado pode ser feita de forma imediata.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações de O Estado de São Paulo

Comentários

Comentários

  1. Norma Vannucci disse:

    Eu acho uma grande bobagem! Os pedestres paulistas mal conseguem obedecer ao semáforo normal. Havendo dois…..
    E se colocar a placa indicativa “só para ônibus” até conseguirem ler já foram atropelados!!!!
    Antes de implantar modernidades, já que o alvo são os coletivos que tal implantar primeiro a alfabetização em massa? a maioria dos usuários vai ficar perdida! E com a educação dos motoristas de ônibus = SOCORRO!
    Antes de plantar preparem o terreno senão a colheita será parca e o gasto inútil! Não sou elitista – sou consciente!

  2. MARIO CUSTÓDIO disse:

    Bom dia ADAMO. Meu comentário: abrir semáforos preferenciais para os ônibus, principalmente os que trafegam em corredores já deveria ter sido feito há muitos anos, como ocorre em outros países. Recordo-me que em Curitiba ou no ABC Paulista muitas vezes o ônibus sai do ponto e para no semáforo seguinte. Isto constatei inúmeras vezes. Se esse ônibus que sai do ponto pudesse ter um semáforo verde à sua frente, penso que todas as linhas de ônibus dos corredores de Curitiba e ABC, no mínimo, melhorariam o tempo geral do sistema. Se isso fosse alinhado com programação visual própria por companhia ou consórcio, então os ganhos para todo o sistema seria enorme. Quanto aos motoristas de veículos de passeio, estes percebendo a melhoria contínua nos sistemas de transporte coletivo, imagino que adeririam mais facilmente a tais sistemas. Entretanto, apesar das boas iniciativas das faixas exclusivas, ainda há muito que melhorar em termos de mobilidade urbana no Brasil. Mas, já estamos começando a melhorar. Abraços. MARIO CUSTÓDIO

  3. Luiz Vilela disse:

    Iniciativa muito importante.

    Pode ser um começo para se chegar a priorizar ônibus em cruzamentos por rastreadores via GPS visíveis em gerenciadoras de tráfego ligadas a CET.

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Eu nao entendi bem, mas esse semaforo, nao vai dar certo nao…

    Ainda mais que o GPS do buzao de Sampa, ta sempre atrasado.

    Sou mais implantar os kits tuneis.

    Se um semaforo normal ta sempre quebrado ou desregulado, imagina esse ai do buzo.

    Mais uma. PREVISIVELLLLLLLLLLLLLLLLLL, do Paulo Gil.

    O indice de atropelamento ira subir 100 % ou mais.

    Alguem duvida ?

    Aguardem…

    Att,

    Paulo Gil

    1. Norma Vannucci disse:

      Ainda bem que não sou a única com “bola de cristal” !

      1. Paulo Gil disse:

        Norma Vannucci, boa noite.

        Me desculpe, eu não observei o seu comentário, quando postei o meu.

        Eu não quis plagiar a sua ideia.

        Att,

        Paulo Gil

      2. Norma Vannucci disse:

        Bom dia Paulo Gil! De forma alguma interpretei seu comentário como plágio; e quanto a “bola de cristal” eu quis dizer que o resultado negativo é bem previsível. Basta um análise sem paixão ideológica e sem interesses escusos para perceber que determinadas ditas benfeitorias atenderão mais as empresas envolvidas do que o povo.

      3. Paulo Gil disse:

        Norma Vannucci, boa tarde.

        Legal, mas não pensei que você interpretou assim.

        Pena que muita gente finge não ver transparência da “bola de cristal”.

        Bom final de semana.

        Att,

        Paulo Gil

  5. Nao acho que isso resolva tanto em SP,o correto e ser implantado primeiro no corredor ja que e antigo,dinheiro gasto a toa.

Deixe uma resposta para Luiz VilelaCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading