R$ 90 bilhões são jogados fora por ano nas nove principais cidades pela falta de transporte público adequado

trem lotado São Paulo

Nove maiores cidades do País perdem R$ 90 bilhões por ano, ou 2,5% do PIB Brasileiro, pela falta de qualidade nos transportes, principalmente nos serviços de trens suburbanos, de acordo com o Instituto Akatu. Investimentos no atual sistema de trens e qualificação dos serviços de ônibus são soluções já conhecidas, mas pouco aplicadas.

Nove maiores cidades do País perdem R$ 90 bilhões por ano por falta de condições melhores nos transportes
Cálculos do Instituto Akatu ainda revelam que maiores problemas ocorrem nos sistemas de trens
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações de o “Fantástico” – Rede Globo
As nove maiores capitais do País jogam fora por ano R$ 90 bilhões por causa da falta de prioridade e das más condições dos transportes.
Este dinheiro é referente à perda de produtividade do trabalhador nestas capitais, levando em conta somente os deslocamentos diários acima de uma hora. O valor corresponde a 2,5% do PIB. Por causa das dificuldades nos transportes, o trabalhador produz 5% menos.
Os cálculos são de Helio Mattar, do Instituto Akatu, pelo consumo consciente.
Nas nove maiores regiões metropolitanas, 15,8 milhões de pessoas usam o transporte público por dia.
Os maiores problemas ocorrem nos trens suburbanos. Diariamente, o gasto de tempo com os deslocamentos dos trabalhadores é de 82 minutos. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, este tempo sobe para 90 minutos nos trens e metrô.
Em São Paulo, segundo o professor de engenharia de tráfego da USP, Telmo Porto, os trens da CPTM operam 50% da jornada no limite da capacidade. São cinco horas pela manhã e cinco horas à tarde/noite com o máximo que as linhas poderiam oferecer.
Além de dinheiro, o país perde qualidade de vida. Se o trabalhador economizasse um quarto de tempo diário num período de 35 anos de vida profissional, ganharia 9 anos de tempo livre. Essa economia de tempo que resulta em qualidade de vida vem principalmente pela redução das horas semanais de deslocamentos.
As soluções são bem conhecidas e podem ser divididas em três pontos principais, todos com o mesma relevância e que dão base para outras ações:
1) Políticas públicas constantes que privilegiem o transporte coletivo não apenas no espaço urbano, mas na gestão e nos investimentos, não se limitando assim, a eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, ou a programas como o PAC, que apesar de importantes, são pontuais.
2) Modernização e expansão das redes metroferroviárias.
3) Investimentos pesados e sérios nos sistemas de ônibus, com criação de espaços como BRT – Bus Rapid Transit – corredores modernos que aumentam a velocidade dos ônibus e o conforto para os passageiros. Os objetivos são não sobrecarregar o sistema metroferroviário, fazer ligações entre linhas de trens e metrôs evitando estrangulamento nas estações já saturadas e levar transporte eficiente aos locais onde não há condições técnicas e financeiras para que haja um sistema de trilhos. Mesmo onde não haja possibilidade de corredores de ônibus, faixas exclusivas e melhor cuidado com as vias por onde os coletivos trafegam já melhoram a qualidade dos serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações de o “Fantástico”, da Rede Globo.

7 comentários em R$ 90 bilhões são jogados fora por ano nas nove principais cidades pela falta de transporte público adequado

  1. FALTA DE INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES PUBLICOS…EM PLENO ANO DE 2014 DA ERA CRISTÃ, COM 460 ANOS COMPLETOS DESSA FANTÁSTICA CIDADE…E ISSO AINDA ACONTECE! P…Q PARIU!! ESSA FOI UMA DAS DESCULPAS, POR EXEMPLO, PRA Q A MALDITA CBF, A LOTEADA CONMEBOL E PRINCIPALMENTE A CORRUPTA FIFA DE HJ EM DIA …E DE SEMPRE…(QUEM SABE SE O PLATINI GANAHR A PRESIDENCIA DA FIFA AS COISAS FIQUEM MAIS TRANSPARENTES NÉ…DEUS QUEIRA!) USARAM PRA DEIXAR O “MORUMBI” DE FORA DA COPA DO MUNDO FIFA 2014…A ESTAÇÃO MORUMBI DA LINHA AMARELA-LINHA 4- DO METRÔ-SP/CCR…E A CPTM – MORUMBI, E O COREDOR DE ÔNIBUS DA EMTU-SP, O ABD, EXTENDIDO DA CIDADE DE DIADEMA, ATÉ A BERRINI E O MORUMBI, E A QUANTIDADE DE LINHAS DE ÔNIBUS DA SPTrans E DA EMTU NA REGIÃO, E INCLUSIVE PASSANDO PELO CORREDOR DA 09 DE JULHO…E DO CAMPO LIMPO / CENTRO NÃO FOI SUFICIENTE PRA Q O ESTÁDIO MAIOR DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP, MESMO COM PREFEITO E PRESIDENTE DA CBF SE DIZENDO SÃOPAULINOS NATOS…FICASSE SENDO SEDE DA COPA…EU NÃO SPU SÃOPAUINO, SOU CORINTIANO, MAS ANTES DE MAIS NADA SOU UM SER PENSANTE…E PERCEBO AS COISAS! FOI PURA SACANAGEM E POLITICAGEM E APROVEITAR-SE DE UM ALCOLATRA, O PRESIDENTE DO SPFC, Q FALA MUITAS MERDAS…O SPFC, NUNCA FOI O QUERIDINHO DA CBF…SABEMOS BEM Q O TRICOLOR DA CBF…É OUTRO E É DO RJ…MAS O SR. JUVENAL TMB É F…MAS ISSO NÃO JUSTIFICA DE FORMA ALGUMA A SACANAGEM FEITA COM O POVO DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP E REGIÃO…E COM O POVO Q É SÃOPAULINO E COM O CLUBE…! AGORA A ABERTURA DA MERDA DA INOPORTUNA E “MALA S/ ALÇA COPA DO MUNDO DE 2014 SE DARÁ NO ITAQUERÃO, E A RADIAL LESTE NÃO ALARGADA, SEM BRT, SEM P…NENHUMA DE ACESSABILIDADE GARANTIDA A TODOS, E O METRÔ E A CPTM UMA MERDA, E A EMTU-SP SENDO SOBRECARREGADA COMO SEMPRE PRA QUEM VEM DE GUARULHOS, POA, ITAQUÁ, ARUJÁ…E ETC. …É F…MESMO!! POR ESSAS E OUTRAS Q A CIDADE DE SÃO PAULO JAMAIS VAI SEDIAR UMA OLIMPIADA…OS JOGOS PANAMERICANOS DE 2007 PODERIAM TER SIDO REALIZADOS AQUI…AÍ VEJO AS EMPRESAS COMPRANDO VEÍCULOS NOVOS, BEM COMO AS COOPERATIVAS…OS DAS EMPRESAS BEM BRTs MESMO…E PRA Q?? PRA SEREM SUBUTILIZADOS EM LINHAS Q PASSAM POR BOA PARTE DE SEU TRAJETO EM PERIFERIAS ESBURACADAS E COM AQUELAS VALETAS RIDICULAS…Q JÁ DEVERIAM TER SIDO SUPRIMIDAS E ATERRADAS, COM ENCANAMENTOS DE TITANIO E DESAGUANDO POR BAIXO DA RUA, EM UMA REDE DE ESGOTOS ADEQUADA…ONTEM QUASE Q A TRASEIRA DE UM VEÍCULO NOVO, COM MENOS DE 4 MESES DE USO, DA SAMBAÍBA, CAIO-MILLENIUM-BRT-CONVENCIONAL, MERCEDES-BENZ, FICA NUMA SARJETA “PROFUNDA” DA RUA EURICO SODRÉ, PRÓXIMO A AVENIDA GUSTAVO ADOLFO, NA VILA MEDEIROS, ZONA NORTE, AREA 2…LINHA 701A/10-SENTIDO BAIRRO-PQ.EDU CHAVES…P Q NÃO SECCIONA A LINHA NA VILA MARIA E CRIA-SE UMA LINHA PRA INTEGRAR A MESMA NA VILA MARIA, COMO FOI FEITO COM POR EXEMPLO, COM A 117Y/10, EXTINTA A UNS MESES ATRÁS, QUANDO FOI CRIADA A 2013/10, ATÉ A CACHOEIRINHA, E A 209P/10, COM SUPERARTICULADOS BRT, DA SAMBAÍBA TMB, ATÉ O TERMINAL PINHEIROS? SERÁ Q NÃO SE PROLONGARIA A VIDA UTIL DESSES CONFORTAVEIS E MODERNOS VEÍCULOS? NÃO É SÓ A FALTA DE INVESTIMENTO NÃO…MUITAS VEZES A PREFEITURA E O ESTADO INVESTEM ERRADO…OU ENFIAM O DINHEIRO EMBAIXO DO COLCHÃO E ESPERAM TEMPOS PRÓXIMOS DE ELEIÇÕES PRA PAGAR DE GATINHO E “OSTENTAR” OBRAS FARAÔNICAS PRA ENGANAR OS IDIOTAS E ALIENADOS DESSA VIDA…E OS DESLUMBRADOS DE NOSSOS TEMPOS…MAIS POLITICAGENS DO Q TECNOLOGIAS…É F…MESMO!

  2. Poderiam ter citado quais são as 9 cidades…

  3. Neste cálculo estão inclusos os gastos ocorridos com os superfaturamentos denunciados nos casos do Metrô e da CPTM em São Paulo ?

  4. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 27 de Janeiro de 2014 às 18:26 // Responder

    Está na hora da EMTU se mexer e colocar linhas de ônibus intermunicipais que façam itinerario mais rapido e não Itinerario zig zag por dento da cidade de São Paulo por que não tem necessidade os ônibus da EMTU não aceita Bilhete Unico da SPTrans assim os Trens da CPTM vão trafegar melhor.

    • Fora Empresas de Mentirinhas Leblon na Area 4 de SP já, boa noite.

      Itinerário zig zag é uma prática !quase secular!, tanto na EMTU quanto na fiscalizadora.

      Por isso, que o buzão tá morto, ou melhor foi morto.

      Uma dessas, zig zag é a Ipiranga Rio Pequeno, esse buzão é visto em tudo quanto é canto de Sampa.

      Acho que na verdade é uma linha turística.

      É importante ser relembrado um velho conceito de matemática.

      “A menor distância entre 2 pontos é uma reta”

      Menos para EMTU e para fiscalizadora.

      Att,

      Paulo Gil

  5. Me impressionou mais a quantidade de pessoas da foto do que a quantia jogada fora! Onde vamos parar com essa reprodução desenfreada de seres humanos? Chega! A Terra já não aguenta mais tanta gente.

  6. Prefiro uma materia redigida por Adamo Bazani do que a matéria do ”fantástico” insistentemente repetida nos telejornais da globo. Tem um cheiro de ”vamos atacar o chuchu”, já que o adversário não tem muito o que mostrar de bom, principalmente na área dos transportes.
    Porque o ”fantástico” não faz uma matéria sobre a Leblon? Falta coragem para isso? o eles não querem mexer com os interesses de quem quer chegar ao poder e fazer as mesmas coisas erradas. pior do que tucano, só petista mesmo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: