Passageiros fazem protesto contra mudança de empresa de ônibus em Mauá

Suzantur Mauá

Manifestantes protestaram contra atitude do prefeito de Mauá, Donisete Braga, e do secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, de tirar a empresa Leblon e colocar a Suzantur. Passageiros relatam que qualidade nos transportes foi prejudicada com a mudança.

Passageiros e moradores realizam manifestação contra troca de empresa de ônibus em Mauá
Manifestantes dizem que atitude do prefeito Donisete Braga prejudicou a população. Representantes de movimentos sociais afirmam que já sofrem ameaças
ADAMO BAZANI – CBN
Manifestantes ocuparam as principais ruas e avenidas da região central de Mauá, na Grande São Paulo, neste sábado, 25 de janeiro de 2014, para protestarem contra a atitude do prefeito Donisete Braga e do secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, que retiraram de circulação a empresa de ônibus Leblon Transporte de Passageiros e colocaram no lugar a empresa emergencial Suzantur.
De acordo com os passageiros do sistema municipal, a Leblon Transporte prestava melhores serviços que a companhia Suzantur chamada pelo poder público municipal.
Eles reclamam da falta de pontualidade, condições dos ônibus (que vieram usados de outras cidades), ausência de equipamentos de acessibilidade e da qualificação dos motoristas e cobradores da empresa que desde o dia 29 de dezembro opera com exclusividade o lote 02.
Além disso, os manifestantes dizem que faltou transparência nas ações do prefeito e do secretário de mobilidade urbana para o descredenciamento da empresa Leblon.
Também foi descredenciada a Viação Cidade de Mauá.
Um dos organizadores do protesto, o ativista social Rafael Rodrigues acredita que a ação da prefeitura é uma forma para que seja retomado o monopólio nos transpotes, de maneira disfarçada, que durou mais de 30 anos em Mauá, antes de a Leblon ter vencido uma licitação e começado a operar em 06 de novembro de 2010.
Apesar de a Viação Cidade de Mauá ser de Baltazar José de Sousa, Rafael e os outros manifestantes acreditam que pode estar ocorrendo em Mauá uma ação para que o grupo ligado ao empresário detenha novamente a totalidade dos transportes na cidade.
Rafael voltou a citar os documentos que apresentou em dezembro do ano passado aos vereadores de Mauá que mostram indícios de ligações entre a Suzantur, Baltazar José de Sousa e a outros empresários relacionados a ele.
Ainda segundo Rafael, de acordo com os documentos, a família que detém parte da Suzantur é proprietária do Banco Caruana, que financia ônibus para Baltazar José de Souza e outro empresários do ABC Paulista. O dono da Trans-Mauá (não é a autarquia Mauá-trans, que deve ser criada na cidade) é hoje José Garcia Netto, que também é proprietário do banco Caruana. A Trans-Mauá, cotada para ser operadora na cidade nos próximos meses, foi fundada por Baltazar José de Souza para disputar a licitação contra a Leblon. Outra empresa fundada por Baltazar José de Sousa com o mesmo propósito, Viação Estrela de Mauá, hoje de David Barioni Neto, chegou a circular nas linhas do lote antes operado pela Leblon, mas foi retirada pela Justiça. Atualmente, ônibus ainda registrados em nome da Viação Estrela de Mauá, de acordo com os documentos, fazem os serviços da Suzantur.
Rafael disse que o protesto não se tratou de uma defesa a Leblon e sim ao que considerada uma luta pela “qualidade nos transportes de Mauá e moralidade na administração pública”.
Ele também voltou a defender a redução da tarifa, hoje de R$ 3,00 na cidade e propõe um diálogo para a criação da autarquia Mauá-trans. Até os vereadores dizem que falta esclarecimentos do poder público sobre o tema.
A Viação Cidade de Mauá e a Leblon foram descredenciada depois de supostas consultas não autorizadas ao sistema de bilhetagem eletrônica.
O argumento da Leblon de que as empresas foram treinadas pela prefeitura e autorizadas a fazerem as consultas aos dados que as companhias teriam direito de saber foi aceito em junho do ano passado pela corregedora-geral do município, Thais de Almeida Mianna. Ela recomendou a realização de uma nova sindicância sobre as possíveis falhas no sistema de bilhetagem, mas o parecer não foi levado em consideração pelo prefeito Donisete Braga.
O caso agora está na Justiça.
Donisete Braga afirma que as empresas invadiram o sistema de bilhetagem eletrônica e declarou as companhias inidôneas.
Ele nega perseguir as empresas e diz que quer instalar na cidade um novo modelo de transportes. Apesar de ser emergencial, a Suzantur é considerada o primeiro passo para este modelo.
De acordo com a Polícia Militar, a manifestação reuniu cerca de 100 pessoas. Os organizadores falam em 200 manifestantes.
Apesar das vias serem parcialmente bloqueadas, o ato foi pacífico, sem incidentes.
Rafael diz que vem sofrendo ameaças, inclusive de morte, após ele ter feito as denúncias.
Ele ainda relata que em meio à manifestação deste sábado, um motociclista sem aproximou do motorista do carro de som e o ameaçou, mandando o condutor “dar linha” – sair da cidade com o veículo.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

37 comentários em Passageiros fazem protesto contra mudança de empresa de ônibus em Mauá

  1. Estou surpreso da população (mesmo que em número bem pequeno) ter resolvido fazer um protesto… Espero que continuem protestando até que se tenha algum resultado positivo

  2. Finalmente a populaçao acordou,veremos o que vai dar.

  3. Nossa o povo de maua e acomodado e por isso q os politicos fazem o q bem quer com nois eu estava la mais 100 pessoas e muito pouco quando é o show da anita que na minha opiniao e uma porcaria foi 30 mil pessoas mais lutar pelos nossos direitos vai 100 dai o povo ta de brincadeira e isso q foi divulgado um mes antes

  4. Muito boa a manifestacao valeu,esse tipo de ameaca e coisa de petistas mensaleiros,vamos dar o troco nas urnas esse ano,o paulo eugenio e pre candidato a deputado estadual ele esta envolvido na retirada da leblon,vou atrapalhar ao maximo a candidatura desse sujeito que nao merece nenhum voto.

  5. você viu a quantidade de pessoas uma minoria? Esse povo de mauá só sabe reclamar dentro dos onibus mas na hora de ir a luta não aparece ninguém, eles tem o que merece, tinha q andar mesmo era de pau de arara, para aprender a lutar pelos seus direitos.

  6. iris goncalves de sousa // 26 de janeiro de 2014 às 17:18 // Responder

    esta e a cara do pt,em maua, a imtimidar os outro, com ameaça de morte, eu sei bem como fuciona, porque, ja fui vitima, na epoca,do luiz grigio,quando saiu vereador,e pelo,jose luiz, eles sao uma mafia,aqui em maua,e o pior, e que a justiça sabe disso.

  7. Amigos, boa tarde.

    Parabéns aos 200 manifestantes.

    Porém, conforme matéria abaixo, nos é informado o número de habitantes e de passageiros transportados/dia em Mauá.

    MATÉRIA ESPECIAL: 1 ano de Leblon Mauá. Para mudar transportes é necessário ter coragem contra MONOPÓLIOS RUINS

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/11/06/materia-especial-1-ano-de-leblon-maua-para-mudar-transportes-e-necessario-ter-coragem-contra-monopolios-ruins/
    “A cidade possui 417 mil habitantes e uma demanda diária de passageiros de 128 mil pessoas por dia…”

    Infelizmente, como diz o ditado popular, uma andorinha não faz verão.

    No caso não há massa crítica, ou seja.

    Dos 417.000 habitantes, apenas 200 protestaram, o que representa 0,0479% da população insatisfeita.

    Dos 128.000 passageiros transportados/dia, apenas 200 protestaram, o que representa 0,1562% de passageiros insatisfeitos.

    Infelizmente, todos continuarão a ser transportados “à moda da casa”.

    Caso encerrado, infelizmente ninguém quer lutar pelos próprios direitos, é uma pena.

    Att,

    Paulo Gil

    • Disse bem Paulo!!

      Eu já havia avisado que este protesto seria apenas para se despedir da Leblon, e pelo visto bem poucos resolveram prestar esta “homenagem” a uma empresa que fez o que nem a Julio Simões conseguiu fazer em Mauá.

      Sabe que esta situação de Mauá me faz lembrar uma frase que houvi sobre as frequentes guerras que acontecem na região da Palestina. Quando um militante disse:
      “- Estamos bem, estamos em guerra”. – ou seja, a guerra faz parte da vida deles.

      Isto me remete a algum Mauaense, que lá no fundo da sua consciência pensa:
      “- Estamos bem, estamos sofrendo”. – ou seja, sofrer faz parte da cultura do povo Mauaense.

      Infelizmente sempre foi assim, hoje é assim, e por muito e muitos anos será assim. E sempre que alguém tentar mudar, sofrerá resistência… de um povo que tem em sua cultura o: “Nos deixem aqui sofrendo quietinhos”.

      Eu torcia que a empresa permanecesse aí para tentar manter esta semente de mudança na cidade, porém como a população não cuidou deste “brotinho” de inovação, agora cabe a ela manter sua cultura muito bem enraizada do “pão e circo”.

      Infelizmente.

  8. se junta manol lopes e os demais vereadores e Donizete Praga sao uns Galinhas so trabalhao para favorecer Baltazar infelismente eles querem que a populacao sefoda querem saber dos bolcos deles ….suzatur um lixao coitado de nois ….. pra fazer ideia eu saio do servico as 8 da manhan chego as 9:15 horas quando era a leblom eu chegava as 8:40 e um cumulo fazer oq so tenho uma vantagem quaz nao pago assagem a catraca nao rada ta sempre com defeito isso e o novo modelo de transporte desse tal prefeito q nao faz nada pela cidade ele e covarde nao aparece em reuniao manda representate ontem dia 25 foi um desces dias tavamos esperando ele mais nao foi temos de esperar ele nas eleicoes pode esperar ele vai e cara de pau

  9. espero que a populacao Mauaense lembre dessa cagada desse prefeito nas proximas eleicoes FORA PT

  10. Se só foram 100 pessoas quer dizer q a maioria considera o transporte aceitável. 100 pessoas é um numero irrisório perto do montante transportado por dia. Acredito q a maioria dos manifestantes são funcionarios e parentes. O q nos resta é torcer q o transporte melhore gradativamente e q chegue logo esses 200 onibus 0km q o prefeito prometeu. Se isso não ocorrer, faremos nossa parte e votaremos em outro candidato na proxima eleição.

    • fora de maua cambada de lixo a prefeitura de maua ta nescitando de uma fachina geral manifesto foi pouco mais onesto nao tinha safado nem vandalista eu nao sou funcionario nem familia tbm nao sou ptista comboio de bosta P T.

  11. Rodrigo Aparecido Reis // 27 de janeiro de 2014 às 01:09 // Responder

    Fora Suzantur! Fora Donisete “Praga”! Fora Paulo Eugênio! Fora Baltazar!
    CorruPTos fora!

  12. Eu me lembro que quando a viação RADIAL de Poá assumiu emergencialmente o transporte municipal de Suzano, no lugar da Visul , foi carro velho de tudo que era lado, até a nova licítação, a qual ela ganhou e teve uma prazo de alguns meses pra chegarem os ônibus novo, e chegou, gostaria de saber qual empresa que assume um contrato emergencial , e já coloca um monte de carros novos, mais nem as encarroçadoras de ônibus conseguem entregar 90 ônibus em dois ou três meses, agora ,saindo a licitação, ai sim veremos se vai chegar carros novos ou não ,agora todo mundo que comenta aqui parece que só anda nas linhas da leblon(suzantur), ninguém anda de cidade de mauá, que na maioria da sua frota são carros com duas portas e sem acessibilidade,sem condições,sem conforto, sem segurança e assim vai e EAOSA, então sem palavras

    • Marques Augusto Cézar // 27 de janeiro de 2014 às 14:13 // Responder

      Exatamente, o pessoal esquece de quem ja sofre com a VCM, que se comporta como emergencial a quase uns 10 anos, inclusive quem mora no Jardim Maua como eu e sofre um tratamendo de animal por esses porcos, porem sou como o povo mauaense, acomodado, reclama so aqui nas redes sociais e na net, eu ate fui no protesto mas sai logo pq eu tinha de trabalhar, 100 ou 200 pessoas não fariam mesmo diferença, ja andei num VCM com a traseira descolando, porem creio que se alguns anos atras o povo começasse a protestar, quem sabe ja tweriamos um modelo “Menos porco” de transporte, poderiamos estar ate no monopolio ainda mas pelo menos melhor que hoje…quem sabe…

      • Marques Augusto Cézar // 27 de janeiro de 2014 às 14:27 //

        Complementando, tambem não adianta os onibus novos virem se o servico continuar porco, lembram da Estrela de Maua? os onibus tudo novo, motoristas tudo de uniforme(nos primeiros dias), porem, motoristas que não sabiam o caminho, paravam em ponto errado…só não tinha o risco(ou sorte) de pegar um estrela com a catarca quebrada e tu passer de graça como na Suzantur, (Minha mãe e minha Irmã tiveram essa sorte duas vezes kkk). MAIS UMA COISA: os Suzantur de Catraca quebrada, deixam viajar de graça por conta de tentar conquistar o povo(ainda), pois os VCM quando Quebra a catarca ou alguma outra coisa no onibus, eles poe RESERVADO E TOCAM PRA GARAGEM!!!

  13. A Suzantur ao que consta não tem mais vinculo com a familia Garcia como diz a reportagem

    • De acordo com os documentos da Juscesp apresentados pelos movimentos sociais, a Transportadora Turística Suzano, contratada pela prefeitura de Mauá e que leva o nome Suzantur, conta a família como proprietária ao lado de Claudinei Brogliatto, entre outros.

    • O Mauri tem razão…. acabei de acessar o site da Junta e o Sr. Garcia saiu da sociedade em 2011.

    • maury leia as nuticias q vc ver q a suzatur e do grupo Baltazar voltou os 30anos atraz logo comeca enterra gente vivo e melhor fica calado Celso Daniel ja foi eu ja me calei

  14. É ISSO AÍ POVO DE MAUÁ! NÓS NÃO TEMOS Q TEMER NOSSOS GOVERNANTES E POLITICOS EM GERAL…ELES É Q TEM Q NOS TEMER! FORA DONISETE DA PREFEITURA DE MAUÁ-SP!! FORA “TATO-COOPERKING” SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DE SÃO PAULO-SP!! NÃO VEJO DIFERENÇA NENHUMA DA ADMINISTRAÇÃO KASSAB PRA DO PT EM SP/SP!! PORCARIA COMO SEMPRE! E FORA SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DA PREFEITURA DE GUARULHOS-SP!! PEGUEM VOSSOS CHAPÉUS E VÃO EMBORA! É A DEIXA DE VCs!! E JÁ VÃO TARDE!! E APROVEITANDO FORA ALCKMIN, FORA SERRA E KASSAB PRA SEMPRE! E HADDAD SE NÃO ACORDAR PRA VIDA, FORA COM VC TMB!! NÃO SEI COMO A DILMA E O LULA, MESMO EM ANO DE ELIÇÕES PRESIDENCIAIS NÃO DÃO “UNS CONSELHOS”… PRA ESSES CARAS! PRINCIPALMENTE O HADDAD E O TAL DE DONISETE! IMPRESSIONANTE! E É DO INTERESSE DELES, DO PT E DOS ALIADOS DO PT…! BURRICE!

  15. É pouquíssima gente pelo tamanho da cidade, apenas 0,04%, decepcionante…

  16. The GOD od Gundams // 27 de janeiro de 2014 às 14:53 // Responder

    Aqui vai a opinião de um Lendário OTAKU MAUAENSE:
    O Grupo de EMPRESARIOS MINEIROS da onde o BALTAZAR faz parte, é como o BLUE COSMOS, grupo FACISTA que fazia o que queria do mundo pelas sombras promovendo muita morte e destruição e revolta da Humanidade(Da serie de Anime Fictícia GUNDAM SEED e GUNDAM SEED DESTINY), no anime, o Blue cosmos acabou porque os rostos dos lideres foram divulgados a população e a mesma os CAÇOU, os JUGOU e os EXECUTOU pelos seus crimes… UMA BOA IDEIA NÃO ACHAM?

  17. Adamo eu to sabendo que a leblon adiou as demissoes dos funcionarios para a semana que vem sera que o dono tem alguma esperança para o dia 29 quarta feira

  18. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 27 de janeiro de 2014 às 18:17 // Responder

    Não é só em Mauá que ta desse jeito aqui em São Paulo tambem na area 4 a Garagem Cidade Tiradentes da Itaquera Brasil fechou e foi descredenciada a Consorcio Leste 4 e quem está operando emergencialmente na area 4 é a Express (Antiga Itaquera Brasil e Novo Horizonte) que está rodando com os ônibus velhos de tudo qualquer Empresa que rodou na Area 4, a Ambiental Trans que só a frota de Trolebus é novo o Resto é tudo ônibus velho da Himalaia e a Viação Itaim Paulista que está rodando com ônibus velho das Garagens Itaim Paulista, Aguia de Haia, Imperador, Guarapiranga e M’ Boi Mirim MAUÁ JÁ ACORDOU AGORA ACORDA AREA 4 FORA GRUPO RUAS E EXPRESS TRANSPORTES URBANOS LEBLON NA AREA 4 JÁ http://www.avaaz.org/po/petition/Prefeito_Fernando_Haddad_Credenciamento_do_Grupo_LEBLON_no_sistema_de_transporte_de_Sao_Paulo/?copy

  19. Não tenho dúvida nenhuma agora pessoal! O vencedor do prêmio em excelência em canalhice política do ano de 2014 vai para o PT novamente representando a prefeitura de Mauá: Donisete Braga !
    Em 2011 quem ganhou o prêmio de canalhice em política foi o prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro pelo fardamento cinzento na frota de quase 8.000 ônibus de 47 empresas diferentes da cidade do RIO exigido desde os últimos meses de 2010.
    Em 2012 o prêmio de excelência em canalhice política foi disputado pau a pau com o empate de 3 prefeitos e 2013 fechou com Fernando Malddad disparado na sua canalhice de prorrogar por mais UM ANO os contratos já irregulares da licitação dos transportes de SP (especialmente os da área 4 que são de propriedade dos parceiros PeTralhas!)
    2014 ? Por enquanto o único vencedor é Donisete Braga. Parabéns povo de MAUÁ !

  20. COMO MUNÍCIPE ESTOU INDIGNADA TANTO PELO TRANSPORTE PÚBLICO TIROU A LEBLON PRA POR ESSE REFUGO DE OUTRAS CIDADES, QUANTO DE SER NEGADO A FAZER MEU RECADASTRAMENTO PARA COMPRAR PASSE ESCOLAR,SEGUNDO A PESSOA QUE ME ATENDEU DISSE SER ORDEM DO SR. PREFEITO DONISETE BRAGA,ALEGANDO Q PROFESSOR DO ESTADO NÃO SERÁ PERMITIDO A VENDA DE PASSE ESCOLAR DO MUNICIPIO POIS O PROFESSOR RECEBE UMA PEQUENA AJUDA PARA O TRANSPORTE MAS NÃO DÁ PRA O MÊS,UMA JUSTIFICATIVA MUITO VAGA… ADEUS A PRÓXIMA ELEIÇÃO DONISETE BRAGA.

  21. to torcendo muito para a leblom volta mais to desanimado q a leblom trabalha de acordo com as leis brasileiras.e dificil sem dim dim as leis nao funciona pricipalmente para o PT e tudo por dim dim

  22. vamos volta leblom luga de quem trabalha e trabalhar luga de quem rouba e na cadeia e o luga dos petistas

  23. Sou morador de Guarulhos e sei que os petistas são péssimos em gestão de transporte, aqui em Guarulhos os ônibus podem ser novos. Mas são desconfortáveis e lotados o dia inteiro. Segue duas sugestões para o povo de Mauá:

    01- Fazer abaixo assinado para a volta da Leblon
    02- Boicotar o PT nas eleições de 2014.

    Votando contra o PT nas eleições , o partido ira notar que o pivô da história foi o prefeito que prejudicou o povo de Mauá.

  24. Donisete nem imagina as consequências que podem surgir no futuro:

    Caso a Leblon saia da cidade, pode ser uma grande vitória dele, mas olha só o que pode acontecer nas urnas.

    Funcionários da Leblon: X votos
    Família dos funcionários da Leblon XX votos
    Moradores da área 2: XXX votos

    – Fazendo um calculo , o Donizete pode perder uns 5.000 votos na reeleição. Se o povo de Mauá votar contra, a retirada da Leblon vai sair caro para ele.

  25. Como diz pelo andar da carruagem a empresa contratada emergencialmente, já foi fixada na cidade, realmente é tudo um absurdo, e é óbvio e claro para todos que há algo por trás, como que suspende o atendimento de uma empresa como a Leblon que prestava ótimo serviços, além dos confortos e necessidades que seus veículos ofereciam e substitui por uma com veículos velhos, deficiência nas necessidades de passageiros especiais, e tudo feito com muita pressa, e a insistência do prefeito recorrendo as liminares, e diz que pretende adotar um novo modelo de transporte, isto é uma piada, além de afronta, as denúncias que foram citadas desde que começou esta novela “Suzantur” nomes apareceram como proprietários, sócios e etc e dizem que certos não fazem parte, todo boato/fofoca tem um fundinho de verdade, e fofoca que vai passando de boca a boca diz ” que por trás voltará a ser monopólio”.
    Esta é a cidade de Mauá governada por corruptos.

  26. Infelismente nosso tal prefeito não tem respeito com a população sim com baltazar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: