Belo Horizonte capacita funcionários para o BRT – Move

ônibus

Ônibus Padrão BRT que vai operar no sistema MOVE em Belo Horizonte. Instrutores recebem capacitação para disseminarem conhecimentos para funcionários do sistema de transportes. Foto: Breno Pataro – Prefeitura de Belo Horizonte

Belo Horizonte capacita funcionários para o MOVE
Instrutores vão disseminar conhecimento para motoristas, agentes de bordo e funcionários de estações para o sistema de corredores de ônibus BRT
ADAMO BAZANI – CBN
Um sistema de BRT – Bus Rapid Transit, que consiste em corredores de ônibus modernos e acessíveis que oferecem exclusividade real para o transporte público, aumentando a velocidade comercial, deve contar com tecnologia, sistemas modernos de bilhetagem e acesso às estações e ônibus de maior capacidade e melhor padrão.
Mas tudo isso pode não trazer os benefícios completos à população se os operadores destes sistemas não tiverem a capacitação adequada.
Por isso, a Prefeitura de Belo Horizonte, que deve instalar um sistema de corredores e de linhas troncais e alimentadoras denominado MOVE, iniciou a capacitação de cerca de cem instrutores.
Os treinamentos são feitos por uma parceria entre a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), a Embarq Brasil e a Fedex.
As aulas são divididas em seis módulos e dão noções de operações técnicas, direção defensiva, conhecimento geral sobre os novos modelos de ônibus que são mais tecnológicos, ações em situação de emergência e atendimento à população, inclusive para turistas.
Esses instrutores vão aplicar os treinamentos para 2.260 motoristas (1.450 municipais e 810 metropolitanos) e 1.290 agentes de bordo (830 municipais e 460 metropolitanos), segundo nota da prefeitura.
O MOVE deve ser concluído ainda neste trimestre. No total deve ter 23 quilômetros de extensão, 40 estações e atender 700 mil passageiros por dia.
Hipercentro , Avenida Cristiano Machado, Avenida Antônio Carlos, Avenida Dom Pedro I e Avenida Vilarinho são alguns dos locais por onde passarão os ônibus padrão BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Enquanto isso em Sampa …

    Apachezinho, baleadaco e encardidaco.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Sp acho dificil BRT em SP pelo fato do transporte nao ser publico extamente quem presta os serviços sao consorcios monopolizados e a Splixo nao impoe piso alto nos corredores existentes com plataformas elevadas,ao contrario estao demolindo as plataformas elevadas que nao sao utilizadas atualmente, isso dificulta um BRT de verdade so imitaçao e pra piorar com taxi temos mesmo.

  3. YURI DOS SANTOS DE SOUZA disse:

    quero muito trabalhar no BRT

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading