BRT deve substituir VLT em Praia Grande

VLT

VLT da Baixada Santista. Trecho de Praia Grande deve ser substituído por corredores de ônibus. Objetivo é reduzi custos sem comprometer a capacidade de atendimento. Questão ambiental é polêmica e alternativa seria o uso de trólebus ou elétricos puros. Divulgação EMTU

BRT vai substituir VLT em Praia Grande
Objetivo é reduzir custos atendendo a mesma demanda com obras que causem menos interferências
ADAMO BAZANI – CBN
O trecho de Praia Grande do Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista deve ser mudado de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos para corredor de ônibus de trânsito rápido – BRT (Bus Rapid Transit).
Nesta sexta-feira, dia 03 de janeiro, o presidente da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes da Silva Júnior, e o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, estiveram reunidos para acertar como serão os detalhes da alteração.
Depois, o projeto será enviado ao Ministério das Cidades, que vai mudar os recursos para o financiamento da obra.
De acordo com o “Diário do Litoral”, o presidente da EMTU se mostrou favorável à mudança.
“Nos comprometemos a substituir o projeto funcional existente de modo que essa nova diretriz seja contemplada. Em seguida, o projeto deve ser apresentado ao Ministério das Cidades, em Brasília”, afirmou Joaquim Lopes, segundo o jornal.
Os custos mais baixos de implantação e operação do BRT em relação ao VLT e os menores impactos das obras na área urbana foram as principais razões para a proposta de mudança de modal de transporte.
A capacidade de atendimento entre os dois meios é semelhante, sendo que no trecho de Praia Grande, o BRT daria conta da demanda projetada.
O corredor teria estações com embarque no mesmo nível do assoalho dos ônibus e pré-embarque, que é o pagamento da tarifa antes da chegada do veículo, com características semelhantes às já projetadas para as paradas de VLT.
Os dois meios de transportes seriam integrados de forma tarifária e física, inclusive com o uso do mesmo cartão e leitores eletrônicos das catracas.
Com a alteração, o trajeto deve ter algumas modificações. A estimativa é que haja menos desapropriações e interferências em vias.
Se em relação à demanda não há perda, em relação aos custos, segundo a proposta, haverá ganhos, é na emissão de poluentes que a substituição pode receber críticas. O VLT é elétrico.
Uma das alternativas seria operar o BRT com ônibus elétricos puros a baterias ou trólebus, do tipo articulado, que não geram poluição em suas operações.
Mas a possibilidade sequer foi discutida.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Não gosto de VLT prefiro os trólebus porquê possuem mais flexibilidade operacional! Obviamente os ônibus tem mais flexibilidade ainda do que os trólebus que dependem de uma linha aérea porém para a poluição atmosférica de nada adianta termos só trólebus ou VLTs precisa-se REDUZIR E MUITO o número de AUTOMOVEIS NAS RUAS e TAXAR aqueles automóveis que tem apenas um passageiro ou seja o próprio motorista que não leva nem o cachorro da família para o trabalho!
    A alternativa de se usar ônibus na região de Praia Grande no lugar do VLT foi um bom senso do governo de ninho tucano que precisa economizar dinheiro para a campanha milionária do neto do saudoso Tancredo Neves. Todos os governos deste ninho em todo o Brasil inclusive prefeituras estão economizando ao máximo (agora não me perguntam como eles irão transferir o dim dim para a campanha do Aécio !). Se vocês observarem as ações políticas de todos os governos desse partido irão constatar isso que foi repassado ao meu tio por um grandão do PSDB que é amigo dele e sabe tudo de política! Outra coisa o Estado de SP já está com uma dívida trilionária e vocês irão ver como vai ficar o Estado em janeiro de 2015 caso o NINHO seja desmanchado nas eleições de outubro desse ano!!! Caso o ninho não seja desmanchado eles irão continuar empurrando com a barriga e com os contratos milionários com empresas terceirizadas. Obs: eu não sou da alcova petista ! Apenas entendo que esses 2 partidos pilharam o País literalmente! A começar pelo transporte! Me digam UMA cidade que melhorou de fato com esses malditos consórcios que escondem empresas de ônibus !!! Até mesmo a “cidade modelo” decaiu a qualidade do transporte depois que Richa o prefeito do PSDB exigiu a formação de 3 consórcios para as 11 empresas da cidade!
    E quem ganhou o prêmio de pintura da EMTU para o VLT mesmo?

    1. Luiz Vilela disse:

      Quando há uma rota de média-alta demanda com histórico urbano de várias décadas que a confirma, a flexibilidade dos ônibus não faz sentido.É exatamente o que aconteceu em Cuiabá, onde já se estuda BRTs para alimentar as duas linhas VLT.

      É o caso de Praia Grande, inclusive além da oportuna e útil faixa de domínio ferroviária existente.

      Ademais, VLTs com controle centralizado, como o da Santos-São Vicente, tem capacidade maior de passageiros que BRTs para uma mesma área de faixa de domínio. Ou este prefeito e a EMTU pretendem demolir/desapropriar um monte de imóveis a mais em Praia Grande?!

  2. RODRIGO CAMARGO ANDR.17 disse:

    E QUE VENHA MAIS SISTEMAS DE TRÓLEBUS !!!

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Infelizmente, nao sao so os carangueijos que andam pra traz.

    Lamentavel essa ideia.

    Ja tem a malha ferroviaria, e nada melhor do que trilhos, basta modernizar.

    Deve ter muito carangueijo nervoso com esse plagio de forma de caminhar.

    BRASILLLLLLLLL

    CPTM CADE VOCE ?

    Defendam os trilhos, cade o sangue ferroviario ?

    Ja podia incluir um pacotao Sampa Peruibe.

    Vamos ter de convidsr os ingleses para voltar, urgentemente.

    Eu adoro o buzao, mas como meio de transporte coletivo, esse ja era.

    Enquanto pensarem pequeno, seremos pequeno.

    Att,
    Paulo Gil

  4. PROFESSOR PARDAL. disse:

    Infelizmente Paulo Gil, o que manda é a politica, e sinceramente é um passo muito atrás se bem que na administração Geraldo Alckmin isso é normal, eles deveriam aproveitar a malha ferroviária que já existe e o pior é que as obras estão a todo vapor, e agora vão mudar o projeto???? Aliás também é normal acabarem com a malha ferroviária e transformarem em rodoviário, coisas do PSDB que sempre foi contra ferrovias.

    1. Gerson Carvalho disse:

      Amigos, boa tarde!

      Caros Paulo Gil e Professor Pardal,

      Esta medida, do desgoverno do PSDB (não sou da esquerda, ok? Rsrs), é a típica dele: GOVERNO MÍNIMO. E obras mal feitas, vide Corredor Diadema X Brooklin…

      Viram que o custo…. ops… Investimeto seria alto, então… para que VLT não é? Um corredorzinho básico já basta.

      Afinal, mesmo havendo concessão do sistema (como houve na ViaQuattro), o governo seria muito cobrado pelo PADRÃO da qualidade ser mantido (como acontecesse na ViaQuattro).

      Teremos um outro Corredor, similar ao Campinas X Hortolândia, com enormes e inúteis plataformas…

      “E assim caminha a humanidade…”

      Abraços,

      Gerson Carvalho!

  5. j disse:

    Enquanto na Europa as pessoas vão de trens internacionais ver jogos de seus clubes do coração na UEFA Champions League ou UEFA Europa League, da Holanda pra França ou da Alemanha pra Bélgica ou Polônia…ou viajando do Centro – Norte da Alemanha pra Dinamarca, de bicicleta…nós aqui com esses governantes…q ao invés de investir pesado em BRTs VLTs Troleibus com corredores realmente exclusivos pros mesmos, ou TRILHOS …vamos nos lascando…Cômico mesmo! se não fosse trágico!

  6. Ninguém investe na Ferrovia do Interior! Por que será?

  7. clayton pires disse:

    pois é! é embaçado, pois praia grande tem um bom trecho de trilhos nas margens da rodovia Padre Manoel de nobrega (antiga pedro taques ou BR101). A EMTU poderia usa esses trilhos, massss! esse negocio de BRT é mais uma manobra desse prefeito para manter as linhas da piracicabana, já q o VLT poderia tirar varias linhas de ônibus intermunicipais e diminuir o transito nos finais de semana ( e claro q iria ser bem melhor q o atraso da piracicabana)
    ps: bem q o prefeito poderia colocar um BRS para substituir essas Mer…, ops! esses torinos tao desconfortáveis da piracicabana q cobram R$: 3,20!

  8. André Marianno disse:

    Começou com VLT, vem com BRT. e logo logo, vai ficar só os cabritos da Piracicabana mesmo…

  9. j disse:

    SINTO Q DO JEITO Q AS COISAS VÃO SE ENCAMINHANDO…O CORREDOR DA EMTU/RMSP-SP, GUARULHOS (TABOÃO) / SÃO PAULO (METRÔ TUCURUVI), COM LIGAÇÃO COM A VILA ENDRES AINDA EM GUARULHOS E COM A FUTURA ESTAÇÃO CPTM-TIQUATIRA, NA REGIÃO LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO E COM O FUTURO BRT DA JACÚ-PESSEGO ENTRE O TERMINAL DA EMTU-SP CECAP, EM GUARULHOS E UM DOS TERMINAIS DA EMTU-SP EM SANTO ANDRÉ…SÓ VAI FICAR PRONTO MESMO QUANDO OS MEUS BISNETOS ESTIVEREM ANDANDO SOBRE A TERRA! E SE FORMANDO NAS FACULDADES Q ESCOLHEREM FAZER! Q VERGONHA MEU DEUS! SÓ POLITICAGENS E PROMESSAS VAZIAS!

  10. Márcio disse:

    O problema é que o custo do VLT é muito alto, mesmo considerando a “linha” já existente, pois quem acompanha as obras do trecho 1 barreiros/cons.nébias viu que nada foi aproveitado, todos os trilhos foram arrancados.

    Outro ponto é que a partir de barreiros o traçado abrange a área mais carente da região, não que seus habitantes não mereçam o nobre VLT, mas empregar bilhões em local onde falta toda sorte de infra-estrutura chega a ser utópico, até aguá falta no verão, é preciso elencar prioridades e distribuir a verba em diversos setores, não só no transporte.

    Lembro ainda que no projeto o VLT em Praia Grande seria só para 2020, sabemos que essas projeções via de regra atrasam, logo entre ter um BRT num horizonte de 2 anos e o VLT em 20 anos, parece-me acertado optar pelo primeiro. Essa mesma população carente de serviços hoje serve-se de ônibus horríveis, um BRT bem executado melhoraria muito a condição de locomoção.

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