Chega de Aperto: Idec lança site para denúncias sobre os transportes públicos

ônibus

Ônibus da empresa Suzantur flagrado nesta semana em Mauá. Lataria rasgada cria pontos onde passageiros podem se cortar e apoio para embarque que deveria ficar na porta, está solto no para-brisa

Chega de Aperto: Idec lança site para reclamação sobre transporte público
Passageiros podem fazer reclamações e anexar fotos e vídeos
ADAMO BAZANI – CBN
Os serviços de transportes não deixam de ser uma relação de consumo.
Os passageiros pagam e têm o direito de ser atendidos de forma adequada.
Isso não só envolve cumprimento de horários ou frota nova.
As empresas de transportes têm responsabilidade também quanto a segurança e a integridade física dos passageiros, que devem ser considerados na verdade, clientes dos serviços.
Mas poucos têm conhecimento dos direitos e não há muitos canais para reclamação. Em muitos casos, as gerenciadoras de transportes não apuram corretamente as denúncias.
Por isso, o Idec – Instituto de Defesa do Consumidor criou o site Chega de Aperto, pelo qual as pessoas podem registrar denúncias que vão ser apuradas e encaminhadas pelo Idec aos órgãos competentes. É possível também mandar vídeos e fotos. Por enquanto a campanha é em São Paulo e em Minas Gerais, mas pode ser expandida para outrs estados.
O link é:
http://chegadeaperto.org.br/
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

17 comentários em Chega de Aperto: Idec lança site para denúncias sobre os transportes públicos

  1. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 11 de dezembro de 2013 às 13:20 // Responder

    Valeu Adamo,
    O que eu espero é que esse Canal de Ouvidoria cause um impacto positivo; já que as Empresas de Ônibus empurram com a barriga; já que elas infelizmente tentam abafar os seus podres. Estou tendo dificuldades pra localizar a funpage no Facebook; como eu encontro ela??}

  2. ÓTIMA NOTICIA!! SE ISSO “PEGAR” MESMO E ESPERO DO FUNDO DA ALMA Q “PEGUE” MESMO…A SAMBAÍBA TÁ LASCADA! ADEUS MICROÔNIBUS DE UMA PORTA SÓ! SEM ELEVADOR PRA CADEIRANTES, ADEUS MICROÔNIBUS SEM COBRADOR, VELHOS, VENCIDOS…COM MAIS DE DEZ ANOS DE USO, SUJOS, COM A LATARIA “ZUADA”, ADEUS APERTO!! SÓ ASSIM MESMO! POIS SE DEPENDER DA PREFEITURA ATUAL DE SP, BEM COMO FOI COM A ULTIMA E ESTAGNADORA E DESASTROSA GESTÃO, ESTAMOS FERRADOS!

  3. chega,chega,chega!!sou municipe á 40 anos,usei esse pessimo serviço de transporte publico para trabalhar,sabia que um dia tudo isso ia mudar pra melhor e agora que mudou,vem esse cidadão eleito pelo povoacabar com o nosso sonho de um transporte melhor??não !!não posso me calar diante disso,meus netos não merecem passar por tudo que passei,humilhação,onibus quebrados,falta de respeito por parte de motorista e cobradores mal educados!!barão de maua,e.a.o.s.a,BALTAZAR E SEUS CAPANGAS NUNCA MAIS,MAUA NÃO É MAIS UMA FAZENDA E SIM UMA CIDADE!!!VAMOS LUTAR E MOSTRAR QUE AGORA QUEM MANDA É O POVO!!!!

  4. ADAMO EM SÃO PAULO UM CAMINHÃO PARA CARREGAR LIXO PELA PREFEITURA TEM QUE TER NO MAXIMO 5 ANOS, ÔNIBUS PARA CARREGAR PESSOAS PODE TER ATE 10 ANOS, E OLHE QUE RODAM MUITOS COM MAIS DE 10 ANOS.

  5. Não defendo empresa tal e tal?Mais eu não sei como empresas como a sambaíba que já teve várias irregularidades de formação de cartel na região de valinhos/campinas e região e outros opera em são paulo?No mínimo alguem levou dindim na prefeituara ou sptranstorno.Imaginem se é normal uma compra de 90 brt superarticulados e 170 piso bx brt de 1,5 milhões e 500 mil cada que ficou em exposição no viaduto do chá e ainda invadiu area de outra empresa,sem licitação e sem projeto brt na inajar de souza e pinheiros,sem ruas para monobras dos veículos,improvisos nos pontos,sem contar que as empresas faz o que quer com as linhas,coloca onibus que quer sem projeto,com intervalo enorme entre onibus,sujos,funcionários mal educados,este é o brasil.Assim a tendencia com as lotações dos onibus este tipos de empresários e corrupção é incentivo maior aos carros.

  6. O ônibus da foto ainda e meio novo e nos aqui na ZL que andamos em ônibus na maiorIa ano 2005 e alguns 2004 e 2003, isto porque passou a ser a consorcio plus.

    • Pedro só de fachada, esses onibus que estão rodando aqui em Mauá em sua maioria são sucateados, este da foto é da Praia Grande ou do Rio de Janeiro, só é “bonito” por fora pq por dentro é uma catastrofe.

  7. Meus caros colegas , é bom que isso funcione mesmo , porque aqui em Mauá , o que não falta é reclamação . O dono de Mauá , porque não tem prefeito , mandou tirar uma empresa que prestava um ótimo serviço pra colocar ônibus velhos e motoristas padrão barão de mauá , já alguns dias percebo e até já escrevi aqui que, indiretamente o povo que usa a barão era beneficiados com a Leblon , porque nas mesmas ruas a barão tinha colocado carros a cada dez minutos , o povo do cruzeiro e o tal da radial , hoje com a Leblon fora , as mesmas linhas estão fazendo o mesmo horário , outra observação , da outra teve petista fanático imbecil dizendo pra eu reclamar como se os telefones 156 e o da barão funcionasse , as carteirinhas estão timidas , em todas as viajens , na Leblon , entravam aos montes pela porta do meio , hoje fiz a mesma viagem no mesmo horário , e todos que entraram pagaram passagem , notei que os idosos não estão fazendo as viagens como faziam , e os cadeirantes também sumiram , talvez seja porque há um descompromisso da empresa do donizete , ou estão se protegendo porque a qualidade caiu e muito , espero que os mesmos que se sintam prejudicados usem esse meio de comunicação e façam suas reclamações , já coloquei o site no meu favorito.

  8. Amigos, boa noite.

    Gostei do modelo novo do letreiro utilizado por Maua, isso que e modernidade, papel A4 e pincel atomico, simples ne.

    Parabens Maua.

    O Idec esta perdendo tempo, pois os dados que irao coletar ja estao todos juntados no Inquerito
    Civil do MP.

    Ademais, os problemas existentes no Buzao ja sao de conhecimento publico e notorio
    Internacional, pois estao todos disponiveis na Internet, inclusive este Blog tem muiiiita informacao.

    Assim sendo, se o Idec quer colaborar, que seja de uma forma mais produtiva, pois elementos e provas pelo pessimo servico prestado pelo buzao ja existem aos montes e de conhecimento publico e notorio.

    Embora nao acredito em exito, pois se nem o MP que tem competencia constitucional para tal, conseguiu reverter a situacao, nao creio que o Idec conseguira.

    Mas toda ajuda e bem vinda, nem que seja para recatalogar os velhos e conhecidos problemas do buzao.

    Att,

    Paulo Gil

  9. meu nao tenho nem palavras para explica o que aconteçeu hoje fui pergunta para o fiscal que horas que ia ter um sonia maria ai ele falou que ja esta chegando foi eu vira as costa pois ele me mando se fude agora me diz essa e a melhoria que estao nos oferecendo acorda maua vamos ajuda tirar essa empresa de merda pois somos merecedores de ter algum melhor pra nois chega de sofrimento chega de fica mais de 20minutos no ponto eu acho que ja basta a barao que vc mofa no ponto e nada de onibus eu sei que ja virou palhaçada esses negocio de votaçao pois ninguem faz nada mesmo mais vamos penssar direitinho em quem votamos para nao passarmos pela mesmo coisa sei que e dificil porque a maioria sao corrupito mais tentar nos ajudarmos porque se esperarmos pelo o prefeito nois morre

  10. Mauá ja era estamos ferrados

  11. Tem que ver se essa ferramenta é mesmo eficiente… Pois grande parte das empresas não visa a satisfação do “cliente” e sim o lucro. Outra coisa: Mais reclamação do que as empresas do Baltazar tiveram pela internet, e até agora nada foi resolvido? É esperar pra ver

  12. o cara quer colocar um novo sistema de transporte em maua colocando ônibus usado de sampa é rj ta de brincadeira e fala q não ta perseguindo a Leblon, ela tem q brigar msm até a ultina coisa, colocou ônibus zero km e claro n quer sair no prejuízo, esse Baltazar teve 30 anos pra melhorar e não melhorou, agora eese prefeito inventa a susanlixo todos brancos com aparência de novo mas muitos rodados a muitontempo pela oak trree e no rj tb, eo e enquanto isso vai rolando a bagunça,bem só espera quem vai vencer e tem q cassar esse prefeito de merda q quer colocar um Baltazar de merda q tem problema na justiça pra ter monopólio em maua pelo amor viu, adamo queria saber sua opinião sobre a leste 4 q ta com outro nome eos ônibus um lixo abraços a tds da Leblon q tami junto

  13. Entendo que a população é cetica, que agora as reclamações antigas, serão finalmente solucionadas. Mas, vamos dar um crédito à esta ferramenta e à tecnologia, que torna a comunicação mais ágil e dinâmica.

    A internet, junto com as redes sociais (inclusive este canal que vos falo) são canais importantíssimos que dinamizam e pulverizam a informação e alcançam todas as esferas da sociedade.

    A força da boa comunicação, onde podemos instantaneamente nos expressar, pode trazer ótimos resultados e, fazer com que atitudes, pouco vistas, sejam efetivadas. Vide protestos que aconteceram.

    O povo clamando, com conhecimento, e meios de acesso, pode sim, ser um POVO OUVIDO!

    Abraços a todos os leitorea e ao Ádamo, pelas reportagens e notícias que sempre acompanho!

    Gerson Carvalho

  14. nao tenho mais o q falar o povo de maua merece um prefeito desse q nao se mexe maua virou palhasada eu quero participar das partifaria sim politica nao

  15. Então express brasil esta fora do sistema pq os carros sãos tds velhos tem alguns novos mais é pouco ! eu quero ver que idec vai fazer com os passageiros da exprress começar ligar para denuciar se vcs vãos fazer alguma coisa ,pq os õnibus daqui estão td derrubados ,ontem mesmo estava num tiradentes metro bresser ,que parecia que não chegava nunca ,cheiro de queimado tão forte que motorista falou que não podia recolher o ônibus pq se não recebia pq ele era provisório não tem registro se recolher não recebe ! eu estava tão empolgada que eu não peguei nem numero do ônibus que tão ruim estava ,mais quando acontecer esta coisas eu vou reclamar pra ver no que vai dar tomara que resolva pq td mundo começar reclamar da express ela esta ferrada então ! vai tem que pagar uma indenização atras da outra para seus passageiros !

  16. Parabéns pela iniciativa; preciso esclarecer uma dúvida: Porque exigem o uso de cinto de segurança no ônibus de viagem, fretado, carros, caminhões todos os veículos de transporte e não tem a exigência no ônibus de transporte público do dia-dia, qual a diferença? e o pior de tudo estas peruas descontroladas , cheias, risco para todos.
    Diante das leis então todos os passageiros deveriam estar sentados com cinto de segurança, concorda! Preciso de uma resposta plausível!.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: