Transportes: DF avança, área 5 estagnada e Mauá retrocede

transportes Mauá

Ônibus novos no Distrito Federal. Enquanto região avança em renovação da frota, intermunicipais do ABC estão estagnados e Mauá retrocedeu. Foto Pedro Ventura/ Governo do Distrito Federal

Distrito Federal recebe mais 200 ônibus novos
Entrega simbólica marca etapa de renovação da frota nos serviços da região. Já licitação da área 5 da EMTU estagnou e Mauá retrocedeu nos serviços
ADAMO BAZANI – CBN
Já estão à disposição da população do Distrito Federal 208 ônibus novos para serviços nas regiões do Cruzeiro, Candangolândia, São Sebastião, Plano Piloto e Santa Maria.
A entrega simbólica de parte da frota foi neste sábado, dia 07 de dezembro. Os novos veículos devem atender diariamente 60 mil pessoas, de acordo com o Governo do Distrito Federal.
Desde sexta-feira, 29 ônibus novos da Viação Piracicabana já estão operando. Outros 179 ônibus começam a circular neste domingo dia 8.
Os veículos já atendem às atuais normas de restrição à emissão de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V, possuem todos os equipamentos de acessibilidade exigidos por lei, são monitorados por GPS e parte da frota também oferece aos passageiros ar condicionado.
Somente neste ano, desde o resultado da licitação dos serviços de transportes, foram colocados 793 ônibus zero quilômetro. A frota da região é de cerca de 3 mil ônibus.
Antes da licitação, a idade média dos ônibus era de nove anos. Agora, entre os grandes sistemas, apenas o da área 5 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, que por pressão dos empresários do ABC Paulista e falta de pulso firme do Governo do Estado através da gerenciadora, tem essa idade. Os serviços intermunicipais nunca passaram por uma licitação.
Os certames são boicotados desde 2006.
RETROCESSO EM MAUÁ:
Já o sistema municipal de Mauá, na Grande São Paulo, chegou a ter um dos lotes com todos os ônibus colocados zero quilômetro. Mas o prefeito Donisete Braga, numa sindicância polêmica sobre bilhetagem, substituiu a empresa por outra que opera veículos usados de São Paulo, do Maranhão e do Rio de Janeiro e fora dos padrões operacionais da cidade, com portas ociosas de um lado e falta de acesso no outro, o que tem desagradado os passageiros. Apesar de a frota ser usada e não oferecer conforto, segundo passageiros, Donisete insiste em dizer que a ação é para modernizar os transportes numa das cidades mais carentes de infraestrutura da Grande São Paulo.
Distrito Federal tem evoluído na questão da frota, a área 5 da EMTU está estagnada e Mauá retrocedeu até o momento.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

6 comentários em Transportes: DF avança, área 5 estagnada e Mauá retrocede

  1. Marco Antonio Marquinho dos Santos // 8 de dezembro de 2013 às 10:30 // Responder

    O Transporte Coletivo de Mauá região do grande ABC é uma grande fonte de renda aos empresários do Transporte publico. Por está razão existe as grandes batalhas para explorar está fonte.
    Mauá tem linhas de ônibus curtíssimas onde cobram R$ 3,00 reais e não vale mais que R$ 2,00 reais, aqui em Mauá a anos o transporte é explorado por carros velhos sem nenhum respeito por seus usuários vez o outra aparece um carro novo e na maioria das vezes bem reformados que dão a impressão de ser 0 Km. E a máfia continua, vendo que algumas empresas não podem ser retiradas por estarem em recuperação judicial, para mim isto não passa de golpes, e o povo sempre vai pagar com os desmandos políticos e administrativo.
    Falta também um grande veiculo de comunicação pegar pesado e mostrar tanto a população como para a justiça que temos que abrir o olho e começar cobrar o que realmente é melhor para cidade.
    A LEBLON trouxe a Mauá uma esperança de melhora e vem recebendo uma carta de expulsão da cidade, por ser realmente capacitada a explorar o transporte publico de Mauá e por ser ameaça aos empresários e políticos corruptos e oportunistas.

  2. EU ACHO NOJENTA A SITUAÇÃO DA AREA 5 DA EMTU/RMSP-SP! ENQUANTO NA AREA 3, DA QUAL SOU VIZINHO, PIS MORO NA ZN DE SÃO PAULO-SP E JUNTO A DIVISA COM GUARULHOS, OS CARAS JÁ RENOVARAM AS FROTAS UMAS DUAS VEZES E TEM ATÉ VEÍCULOS DE 5 PORTAS, NOVOS, PRA OPERAR O CORREDOR FUTURO, O CORREDOR GUARULHOS/SÃO PAULO…E OS RTOs OS ANTIGOS “ORCAS” TEM OPERADO COM MICRO-ÔNIBUS MESMO Q DE UMA SÓ PORTA, NOVOS, E ADAPTADOS PROS CADEIRANTES TMB…OS CARAS DA AREA 5 DA EMTU FICAM COM ESSES BOICOTES …ACHO Q A JUSTIÇA FEDERAL DEVERIA INTERVIR NISSO…A EMTU NÃO CONSEGUE LIDAR COM A SITUAÇÃO! JÁ VI EM 2011, ÔNIBUS DA LINHA 067TRO-SÃO CAETANO(VIA AVENIDA GOIÁS) /SÃO PAULO-(METRÔ SANTANA) FABRICADO ANBTES DE 1.992…(MB-CARROCERIA CAIO-PADRON VITÓRIA…) USEI UM DESSES EM 1.992, EM MAIO, PRA VOLTAR DO “JURAMENTO A BANDEIRA” QUANDO DA MINHA DISPENSA DO SERVIÇO MILITAR NAQUELE ANO, E FUI RETIRAR MINHA RESERVISTA NA RUA CHICO PONTES, VILA GUILHERME, ZN DE SP, TMB… ONDE “JUREI A BANDEIRA”…PEGUEI ESSA CARROÇA, NA ÉPOCA SEMI-NOVA, E DEPIS NO METRÔ SANTANA PEGUEI OUTRO ÔNIBUS MUNICIPAL PRA CASA…UMA VERGONHA ISSO GENTE! ISSO É #CÔMICO! AONDE ESTÁ AAUTORIDADE DO GOVERNO DO ESTADO? RIDICULO!

  3. Concordo em genero , numero e grau e só um detalhe só deram destaque para situação em Mauá depois de 4 onibus terem sido queimados e mais as reportagens ( excluindo claro a do Adamo Bazani ) colocaram a prefeitura como vitima e nem se quer questionaram ou investigaram a fundo sobre o problema , ISSO É UMA VERGONHA

  4. Manuel Rodrigues Santos // 9 de dezembro de 2013 às 02:55 // Responder

    Nem tudo em guarulhos é maravilha no transportes, na região dos pimentas não rodam ônibus novos a muito tempo e tem muitos midis que atrapalham a vida dos usuários, além da demora principalmente nos finais de semana. O municipais não existem em todos os finais de semana e principalmente nos feriados e até os micros desaparecem, é o pt agindo bem em guarulhos também.

    • Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 11 de dezembro de 2013 às 14:11 // Responder

      Pois é Conterrâneo!!
      O que você falou é a mais absoluta verdade, desde então o PT em Guarulhos vem fazendo cagada em cima de cagada rsrsrs. Me desculpem blogueiros de plantão, esses MIDI que eles colocaram no Sistema Alimentador que ligam as linhas de ônibus ao Terminal Pimentas é um fiasco!!! Sempre lotados mau completaram o tampo de uso na Frota já apresentam buracos na lataria além de serem sujos por dentro. O Almeida falou que ia colocar os Articulados pra operar em Guarulhos, viu que era caro demais os veículos; inventou a desculpa de que uma Cidade como a de Guarulhos não está preparada para receber esses ônibus; porquê as ruas estreitas demais. Moral da história ganhamos ônibus de 5 portas em ambos os lados pra rodar naquele Corredor fuleiro Guarulhos [Cecap] São Paulo [Tucuruvi] como se isso adiantasse de alguma coisa.
      Ele tem que tirar e as Lotações Clandestinas que fazem a Linha do Itaim Paulista; porquê elas oferecem um péssimo serviço aos Moradores da Região onde fica a Divisa de Municípios. Ficam forçando os motoristas da Linha Intermunicipal 349TRO-ITAIM / PQ BRASÍLIA furar o itinerário e ainda por cima ameaçam os Motoristas que fazem a linha. O povo da Vila Any é muito burro, precisa aprender a parar de ser conivente com esses caras E BRIGAR POR UM TRANSPORTE MAIS DECENTE

  5. Sergio Santo André // 9 de dezembro de 2013 às 11:46 // Responder

    E por trás desses dois retrocessos, um só nome, Baltazar….

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